domingo, junho 16, 2013

Espargos grelhados

Quem me conhece, sabe que os petiscos são a minha grande tentação.
E nestes dias de mini-ferias, com o sol ainda meio tímido, entre amigos e tardes de praia os petiscos já vão aparecendo. Que maravilha de dias - descansados.


Gosto de tudo o que dá para petiscar, mas os espargos, tal como a beringela foram os meus   convidados especiais. Adoro-os. Para quem ainda não experimentou, estão à espera de quê?

Tanto um como o outro, ficam uma delicia grelhados, só com sal. Assim da maneira mais simples é como gosto mais deles. 


Existe um pequeno truque que aprendi com o Jamie Oliver
Depois de bem lavados, a parte mais dura do talo deve ser cortada. Peguem na extremidade final do espargo com uma das mãos e com a outra segurem-no a meio. Exerçam força para que ele parta por si e na zona a dispensar. 
Pré-aqueçam um grelhador em fogo baixo.
Depois de bem lavados e de retirada a parte mais rija, temperem com sal grosso e não tenham medo de exagerar, como vão a grelhar perdem sempre algum pelo caminho.


Grelhem de ambos os lados até que fiquem levemente marcados. Retiram-se do fogo, e estão prontos - para mim.

Há quem os tempere com sumo de limão ou com azeite e pimenta moída.
Há quem os envolva em fatias de presunto ou quem os regue com queijo parmesão, mas eu  como gosto mais deles é da forma menos calórica - vá lá!!


Ficam bons salgadinhos e bem estaladiços. 
Ideal para entrada/petisco, mas também para acompanhar pratos de peixe ou carne. Uma delicia mesmo.


*Bj sem espiga 

2 comentários:

  1. Que aspecto delicioso!!! Ai que me ficou a apetecer =) Arranjas a bonita que ainda tens que vir cá trazer-me essa delicia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar