quinta-feira, agosto 01, 2013

Crumble de maças e framboesas numa dança com estragão (sem glúten)

Os crumbles são bons de tudo e com tudo. Aqui por casa é a sobremesa perfeita, seja verão ou inverno, acompanhado com iogurte ou com uma bola de gelado…..torna-se perfeito!


São bons para aproveitar a fruta, que está meia murcha na fruteira, mas que ganha vida quando partida em cubinhos e se junta neste delicioso crumble...foi o caso das maças, contrariamente ás framboesas, que de tão frescas e saborosas tornaram este crumble numa verdadeira festa que se fez na minha boca.




Não podiam ser mais frescas, tão gordinhas, tão vermelhas, tão sumarentas, tão doces, tão Drupus.
Drupus é o nome delas, produzidas, colhidas e embaladas por dois grandes amigos, que começam agora o seu projecto, o seu sonho e que já está a dar frutos.


Tenho cá em casa algumas caixas, uma delas faz-me agora companhia, sim só a caixa, porque elas, as framboesas, já foram! Incrível como não lhes consigo resistir! Estão de parabéns. ADORO-AS. Faço figas, em segredo!!



Ingredientes:

3 maças 
150gr de framboesas
2 colheres de sopa de açucar mascavado
1 colher de sobremesa de estragão (a gosto)
1 pauzinho de canela
----
150gr de farinha sem glúten (sempre esta, que eu adoro)
50gr de açucar mascavado
3 colheres de sopa de manteiga


Mãos na massa:

Comecem por colocar numa frigideira, um pouquinho de água com o pau de canela, juntem as duas colheres de açúcar mascavado e o estragão, e deixem ferver, em lume médio-baixo, até que o açúcar se dissolva. 
Enquanto isso, podem descascar as maçãs, cortá-las em cubos pequeninos e incorporar na frigideira. Envolvam e deixem ferver um pouco, de modo a que a maça ganhe o sabor doce do açúcar, da canela e do toque especial do estragão (5-8 min).

Quando, a maça, estiver mais envolvida e menos rija, juntem as framboesas, desfazendo-as um pouco com as mãos, de maneira a dar a cor avermelhada à mistura. Deixar apurar mais uns minutos. Reservar.

Segue-se a parte solida. Num recipiente juntar 50gr de açúcar, farinha e a margarina amolecida. Misturar tudo até que comece a esfarelar. 

Num recipiente, próprio para ir ao forno, colocar a fruta e por cima colocar a mistura solida. Vai ao forno até que a parte de cima fique crocante. No meu forno deixei por 15 minutos.


Podem apreciá-lo, com uma bola de gelado ou com um iogurte, ou mesmo assim simples, afinal as coisas boas da vida são as mais simples!

Quanto aos drupus, podem solicitar mais informações ou encomendar por aqui:



* bj sem espiga

4 comentários:

  1. Oh minha linda, só as caixas a fazerem companhia é que não =) Estão cá mais DRUPUS para ti.

    Obrigada pela força.

    Beijinho grande fresquinho como os DRUPUS

    ResponderEliminar
  2. Uauh!! Adorei!! As fotos estão taooo mas taooo apetitosas!
    Também já cá cantam as framboesas da Drupus! São tão saborosas que têm sido o meu lanche, mesmo "ao natural"!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. hummm que bom aspecto! mesmo. Parabéns pelo blog
    Ana Luisa

    ResponderEliminar
  4. maravilha vou experimentar so o aspeto faz criar agua na boca lipita continua a dar nos receitas saborosas fico a espera beij

    ResponderEliminar