segunda-feira, dezembro 23, 2013

Tarte de Natas sem gluten

não é típico de Natal mas dá para desenrascar!
Esta vai estar na ceia de Natal, não sei se ainda intacta...




*bj sem espiga
bom apetite


ver a receita:

Vamos precisar de:

1 base de massa folhada sem gluten (usei da Schar)
6 gemas 
8 colheres de sopa de açúcar 
3 colheres de sopa de farinha Maizena
750 ml de leite 

Mãos na massa:

Forrar uma tarteira com a massa folhada. aparar os cantos e picar todo o fundo da massa. Repousar.
Pre-aquecer o forno  a 180º 

Bater  as gemas, juntar o açúcar, o leite e a maizena. Mexer até estar homogéneo.
Levar a lume brando mxendo continuamente até engrossar.
Deitar o creme sobre a massa. 
Levar ao forno cerca de 40 minutos, ou até que ganhe uma capa tostadinha (não tanto como a minha)
Deixar arrefecer e desenformar.


*bj sem espiga
bom apetite



7 comentários:

  1. Olá! Lipita! Tenho seguido o seu blog e tb via facebook, desde já os meus parabéns!! Mas, já agora onde adquiriu a massa folhada? :) obg!

    ResponderEliminar
  2. Ola Anabela seja bem vinda e obrigada pelo seu comentário.
    Esta massa comprei nas lojas Celeiro, é uma massa congelada. Também já vi à venda em alguns Continente, na Área viva, produtos sem gluten.

    ResponderEliminar
  3. Olá, boa tarde, tenho pesquisado bastante o seu blog e até já fiz umas panquecas! :D
    em relação a esta tarde, por acaso dá para substituir o leite por leite de coco, amêndoa ou outro? será que fica bom?
    não conheço o sabor de nenhum destes, acho o de soja demasiado doce, e gostava de fazer sem utilizar leite de vaca. o que sugere?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tita, não uso nenhum dos dois, não conheço os seus sabores. Mas, para esta tarte, e entre os dois leites que apresenta, talvez escolhesse o de amêndoa. Depois conte-me tudo, como correu a experiência!

      Eliminar
  4. Vou fazer esta tarte, ja fiz esta Tarte de Nata e ficou maravilhosa

    ResponderEliminar
  5. Quero muito fazer esta tarde, mas nas minhas pesquisas vejo que a maioria das receitas pede antes 500 ml de leite, está não ficará muito líquida ou de textura está boa? É que também não gosto da textura tipo borracha, que tenho receio se apenas fizer com 500 ml de leite, obrigada :)

    ResponderEliminar