Mostrar mensagens com a etiqueta Bolos sem glúten. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bolos sem glúten. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, maio 05, 2017

Bolo frio de Suspiros


Hoje deixo-vos mais uma sugestão para o dia da mãe. Um mega bolo de suspiros. Então! Aproveitei 300gr dos suspiros que tinha feito ontem, (podem ver aqui a receita de como se fazem) e fiz este delicioso bolo, super fácil de fazer e rápido. Tão rápido que nem é preciso ir ao forno! Ah Ah! destas receitas fáceis é que eu gosto.
A receita não é minha vi-a num destes dias num programa da TV e pimba, ficou-me logo atrás da orelha. Agora está mesmo à frente dos olhos e dos vossos também. 


O que vamos precisar:
- 500gr de suspiros feitos por nós sem glúten. Podem ser de compra caso tenham a certeza que são isentos de glúten;

- 500gr de morangos;

- 1 limão;

- 4 pacotes de natas;

Mãos na massa: 
Partir os suspiros à mão, de modo a que fiquem aos bocados. De seguida batam as natas.  
Espremam o sumo do limão para o recipiente das natas batidas e envolvam bem. 
Adicionem os suspiros partidos e envolvam de novo.

Vertam a vossa massa de suspiros numa forma de bolo (com buraco) e levem-na, durante 30 minutos, ao congelador.


Triturem os vossos morangos com a varinha mágica até que obtenham uma calda vermelha.

Passados os 30 minutos desenformem o vosso bolo, para um prato (pode demorar um pouquinho, batam no fundo da forma e esperem um pouquinho até ele cair). Por fim vertam a calda sobre o bolo e está pronto a levar para a mesa.

Deliciem-se porque é mesmo bom!!!

*Bj sem espiga 

sexta-feira, abril 07, 2017

Brownie de chocolate sem glúten


Brownie....Brownie....Brownie 

Esta palavra não me saiu da cabeça durante toda a semana. Hoje teve de ser!! Fui para a cozinha e fiz este ma-ra-vi-lho-so brownie de chocolate.



Este é um bolo típico Americano e é por tradição feito num tabuleiro retangular ou quadrado e partido em quadradinhos. geralmente é acompanhado por uma bola de gelado e tem de ter, obrigatoriamente, a parte de cima crocante (a partir) e o interior cremoso (mal cozido). O verdadeiro pecado instalou-se cá em casa para me satisfazer a gula semanal ahahaha



O que vamos precisar:

3 ovos
150g de farinha sem gluten (Usei Doves Farm)
200g de açúcar 
150g de manteiga sem sal
200g de chocolate picado (usei metade de Chocolate de leite e outra metade de chocolate de culinaria, ambos da Nestlé e sem glten) 
1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher (café) de bicarbonato de sódio

Mãos na massa:
Pre-aquecer o forno em 180º.

Comece por derreter em banho-maria o a manteiga, partida em cubinhos, com o chocolate tambem partido em pedaços pequenos. Acrescente a baunilha e misture até ficar um creme liso e cremoso. Deixar arrefecer um pouco.

Num recipiente, à parte, bater os ovos com o açúcar até obter um creme volumoso. Adicionar, aos poucos e enquanto vai batendo, o chocolate derretido.

Depois de bem misturado adicione a farinha e o bicarbonato de sódio, envolvendo com uma colher de pau.

Levar ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal, por 25 minutos.


Bom apetite, aproveitem o fim de semana para fazerem este brownie delicia. Mesmo!!
*Bj sem espiga

domingo, março 19, 2017

Dia do Pai e um bolo sem gluten

Hoje celebra-se o dia do Pai e nada melhor do que celebra-lo em família e aproveitar o dia ao máximo. 
Um beijinho a todos os Pais, hoje é o V. dia, aproveitem-no bem.

Este bolo foi feito para uma família linda, que acham? Ficou engraçado?
  




Bolinho de chocolate com recheio e cobertura de ganache de chocolate! A relva é coco (o verde é corante sem glúten). Os bonequinhos são feitos de pasta de açúcar sem gluten.

*bj sem espiga

segunda-feira, fevereiro 20, 2017

Dia dos namorados sem gluten

(eu sei que foi dia 14 de Fevereiro) 

Desculpem-me meus queridos leitores, que só me seguem por aqui. Tenho publicado bem mais no Facebook do que no blogue. Mas é só mesmo porque o telemóvel está sempre mais à mão, nada contra vocês.

O dia dos namorados passou e eu nem por aqui passei, que vergonha!!!!

Deixo-vos o meu bolinho sem gluten que fiz especialmente para este dia tão especial e para receber um casal de pombinhos que se juntou a nós para jantar!

Cá está ele bem piroso e lamechas como o amor deve ser!🤣🤣verdadeiro! 





O bolinho é de cenoura tem recheio de leite condensado e cobertura de pasta de açúcar, tudo mas tudo aqui é gluten free, claro! 




Adorei fazê-lo...e come-lo também, váa! Estava bem bom!

segunda-feira, janeiro 23, 2017

Trança folhada com creme de pêra| Sem glúten e Sem Lactose

No fim de semana apeteceu-nos um docinho! 
Mas sabem aquela vontade que nos dá e não sabemos bem o que comer para matar a gula? Era assim que estávamos!! 
Tinha-me sobrado uma massa folhada, dos pasteis de nata que tinha estado a fazer, e pensei usa-la numa tarte de pêras! Pois bem, não saiu tarte mas sim uma trança folhada. Tudo a ver, dizem vocês! 


O recheio pode ser do que quiserem, ou do que mais gostarem....de puré de fruta, de cubinhos de pêra ou maça polvilhados só com canela, de uma compota mais gulosa que tenham em casa, com mais ou menos açúcar, enfim, vocês decidem. 



 * com as laterais redondas que sobraram, uni-as e fiz essa amostra de folhado eheheh nada vai fora, claro!

O meu recheio fiz assim:
O que vamos precisar:
1 embalagem de massa folhada Croustipate
3 pêras descascadas e cortadas em cubos
1\4 de Courgete descascadoe e cortado em cubos
Sumo de uma laranja grande
1 a 2 estrelas de anis
1 pau de canela
5 a a 6 colheres de sopa de açúcar (podem optar por não colocar açúcar, como optar por colocar mais)
1 ovo para pincelar 
amêndoa ralada ou sementes ou açúcar em pó para polvilhar 

Mãos na massa:
Num tacho levar ao lume o sumo de 1 laranja com os restantes ingredientes, mexer para envolver todos os ingredientes e se misturem com o sumo da laranja. 
Deixar ferver bem, indo mexendo aos pouco,  até ficar meloso e a fruta suficientemente mole. Retirar as estrelas de anis e o pau de canela e com a ajuda de uma varinha mágica reduzir a mistura a puré. Se acharem que a mistura ficou muito liquida levem de novo ao lume até engrossar mais um pouco.

Estendam a massa da Croustipate, com um rolo de estender, aproximado-a de um formato mais rectangular ou quadrado. Cortem as partes redondas das pontas e reservem.*


O corredor que fica no meio será onde vão colocar o recheio. Nas laterais façam cortes na diagonal iguais de um lado e do outro (o meu exemplo não serve ahahah). Com um pincel molhado humedeçam as laterais, para que colem umas ás outras, quando estiverem a entrançar.


Comecem por enrolar uma das pontas de baixo e depois comecem a entrelaçar, colocando uma ponta de um lado por cima do recheio e depois uma ponta do outro lado e assim sucessivamente até terminar. 

Pincelem toda a trança com um ovo batido + um pouquinho de agua e polvilhem a gosto com a amêndoa picada ou sementes. Levar ao forno (190ºC)  até que fique cozida e dourada. Retirem do forno e deixem arrefecer um pouco. Podem devorar!!

*Bj sem espiga
Bom apetite

terça-feira, janeiro 17, 2017

Bolo de tangerina feito no liquidificador | sem gluten

Quem me segue no Facebook viu o meu cabaz biológico que recebi de uma amiga. Imensas tangerinas, deliciosas, couves gigantes de tamanho e sabor, limões super sumarentos e entre outras gulodices biológicas. Para mim estes são, sem dúvida, os melhores presentes que posso receber. 

Para aproveitar as tangerinas, resolvi fazer um bolinho com elas. Este é sem duvida o bolo mais rápido e fácil de fazer. Ohhhhooh vão dizer: dizes sempre o mesmo!
A serio, olhem lá, é só misturar tudo num liquidificador, as tangerinas com casca e tudo (serio) verter a massa numa forma e levar ao forno. Acham difícil? Até o mais-que-tudo o fazia, mas ele gosta mais de o comer eehehe


O bolo é daqueles que tem o poder de "estar no meio de uma reunião e lembrar-me deste sacana"!! Caramba! O que vale é que o mais-que-tudo dá conta dele num ápice...e como menos! Olhos que não vêem coração que não sente, certo? E assim tambem me concentro mas é no tema da reunião!!!!

Este bolo fica bem húmido e cheio de um doce sabor a tangerina. E meus amigos virtuais mais lindos, enquanto está no forno deixa um aroma delicioso pela casa!


O que vamos precisar:

 2 chávenas de açúcar mascavado
1/2 chávena de óleo
2 chávenas e meia de farinha sem glúten (usei farinha Doves farm Self raising) 
1 colher de chá de fermento 
4 ovos 
2 iogurtes cremosos (usei marca Pingo Doce aroma de coco)
1 pitada de sal
2 tangerinas com casca + 1 sem (se não quiserem usar a casca, usem raspa de 4 tangerinas)

Para a calda:
sumo de 3 tangerinas 
3 colheres de açúcar em pó

Mãos na massa no liquidificador:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.

No liquidificador juntar primeiro os ovos inteiros, o sal, o óleo, os iogurtes, o açúcar,  e as tangerinas cortadas em pedaços e sem caroços, caso os tenham. 
Verter a massa numa taça e envolver a farinha com o fermento.
Untar e polvilhar uma forma, verter a massa e levar a forno quente a 180ºC por 40 minutos (como todos os fornos são diferentes aconselho a passado este tempo fazerem o teste do palito. 

Para a calda, juntar o sumo das 3 tangerinas com o açúcar em pó e deixar ferver um minuto.

Depois do bolo estar cozido, desenformado e um pouco mais frio, verter a calda quente, aos poucos, por cima, até que fique húmido.

Este bolo, adaptado deste lindo blog/instagram, é simplesmente delicioso! Experimentem que não se vão arrepender.



Bom apetite
*Bj sem espiga 

quinta-feira, dezembro 29, 2016

Bolo de gila sem farinha (sem gluten)

Este bolinho tem mãos de mãe! Verdade! Foi a mãe que o fez para este Natal. Quem sabe não o fazem, também vocês, para o ultimo jantar do ano? 


Este é o bolo que a mãe mais faz, quando mete a filha celiaca ao barulho. Como não leva farinha consegue agradar a gregos e a troianos de uma vez só! 

O bolo é sempre o mesmo, mas vai-lhe mudando a roupagem, de vez em quando coloca-lhe gila por cima, outras vezes fios de ovos, os ovos moles também já fizeram parte da decoração e desta vez - ah desta vez, foi a loucura! Ameixas de Elvas e lá estava o bolo de gila vestido e decorado para a mesa de Natal. Digam lá se não ficou com boa cara?



O que vamos precisar:
250 g Amêndoa ralada
3 ovos +3 gemas
200 g gila
250 g açúcar
1 colher de sobremesa de canela em pó

Mãos na massa:
Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
Bater os ovos e as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. 
Juntar a amêndoa ralada, a gila e a canela envolvendo bem.
Verter a massa para uma forma untada com margarina e polvilhada com farinha ou forrada com papel vegetal e levar ao forno entre 30 a 35 minutos (façam primeiro o teste do palito, para ver se está cozido).

Depois de cozido polvilhar com açúcar em pó, ou seguir as decorações da Srª minha mãe. O que está na imagem são ameixas de Elvas em conserva, ultima tendência ahahah!

*Bj sem espiga


quarta-feira, novembro 09, 2016

Bolo de chocolate cremoso sem glúten



Tenho andado num rebolice tão grande que o tempo me foge para fazer o que mais gosto. Cozinhar porque tem de ser e nem tempo tenho para registar aqui no blog as receitinhas e com direito a foto bonita. Bem, quem me segue via Facebook até vai acompanhando as receitas ainda que com fotos tiradas à pressa no telemóvel... Enfim será uma fase!!

Num destes dias o-mais-que-tudo pediu-me um bolo de chocolate, quem me segue sabe que não sou muito de chocolate, só de vez em quando, já ele come por dois. vai daí andei pela Internet para arranjar "aquela receita" que funcionasse bem sem gluten. Deitei o olho ao Chef Avillez, quer dizer ao bolo de chocolate do Chef josé Avillez, alterei para a fórmula magica gluten free e plimmmm!!!  Não é que ficou bom, mas bom?

Bem, tive de esconder o bolo, pois nem ele nem eu (que não sou muito de bolos de chocolate) lhes tirávamos os olhos de cima, para comer mais uma fatia depois de duas de seguida."Longe da vista, longe do coração" hahaahahah
Sou gulosinha sim, gosto de comer saudável, mas confesso já aqui que, fico doida por uma fatia de bolo ou um docinho de colher....uns docinhos de vez em quando não me tiram o sono.

Meus amigos celiacos virtuais este belo bolo de chocolate fica tão fofinho que, assim que o tirei do forno, me fez parecer um pão de ló de chocolate. Depois fica bem húmido e quando ainda quente (sim ele não resistiu e comeu uma fatia ainda quente) até parece mousse de chocolate. Quem quer uma fatia? já quase não há...
Este é daqueles que fica bem com a bola de gelado em cima....quem vai resistir?





O que vamos precisar:
250 gr de manteiga
200 gr de chocolate de culinária da Nestlé (sem glúten)
200 gr de açúcar
50 gr de farinha sem glúten (usei da Nacional sem glúten)
1 colher de sobremesa de fermento (a farinha já tem fermento)
1 colher de sobremesa de goma xantana (existem farinhas que já têm na sua composição esta goma, se for o caso não será necessário adicionar)
6 ovos
Açúcar em pó a gosto

Mãos na massa:

Pré aquecer o forno a 180 ºC.
Derreter a manteiga ou margarina com o chocolate, em lume brando (cuidado para não queimar.
Com a batedeira bater as gemas com o açúcar até se obter um creme esbranquiçado e cremoso. Adicionar o chocolate a este preparado até que fique homogéneo.
No fim, já sem batedeira, com a ajuda de uma colher de pau envolver a farinha e por fim as claras batidas em castelo.

Numa forma redonda, e para ser mais pratico, em vez de a untar com margarina e farinha, forrei-a com papel vegetal, verti a massa do bolo e levei ao forno por 50 minutos (embora a receita nos sugerisse 35 minutos - talvez para ficar cremoso). O melhor mesmo, e como os fornos são todos tão diferentes, é fazer o teste do palito para ver se está cozido e se está ao V. gosto - mais ou menos húmido/cremoso. já sabem a partir dos 35 minutos de forno, vão espreitando. 

Otimo para um fim de semana de filmes no sofá...hummm
Bom apetite
*Bj sem espiga 

terça-feira, setembro 06, 2016

Bolo rápido de avó sem gluten





Pois é... estive uns dias ausentes do blog, mas esta ausência foi por boas noticiais.Quem me segue via Facebook sabe o porquê de não ter estado por aqui. A razão dessa ausência foi uns belos dias nos Açores. Ele perguntou-me se queria fugir com ele. Eu disse que sim!! E rumámos até à Ilha de São Miguel. Um sonho e uns dias mais do que fabulosos. 
Ponho-vos a par de tudo logo logo. Tenho em mente fazer um resumo desses dias, com tudo aquilo que visitámos e algumas dicas. Vou postar umas fotos que vão querer ir a correr para lá! "me aguardem" ehehehe

Mas hoje o post é outro e vou-vos contar, assim que cheguei a casa, depois destes maravilhososo dias de muito passeio, muito banho de mar, muito marisco, peixe fresquinho, muitooo "nanás" e muito mimo tinha vontade de um bolinho de avó!
❤️

Assim daqueles bem fofinhos, rústicos que me aconchegasse a alma, mas que fosse bem rápido de se fazer. Ora cá esta ele feito no liquidificador e com 30 minutos de forno a 200ºC! 



Este é um bolo que fica bem fofo, mas é um bolo pequeno - o ideal para dois, "mortinhos" por um bolo de avó, caseirinho!

O que vamos precisar:
2 ovos
1/2 chávena de leite
1/4 de chávena de óleo (usei de amendoim)
1 chávena de açúcar
1 chávena de farinha sem gluten (usei Doves Farm)
1 colher de chá de essência de baunilha ou vagem
1 colher de chá de fermento
*1 colher de chá de chocolate (opção) (usei Nesquik) 

Mãos na massa:
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
No liquidificador juntar os líquidos e mexer. De seguida adicionar o açúcar e a essência de baunilha. Mexer. 
Juntar a farinha e voltar a mexer. No fim o fermento e mexer, de novo, só para misturar.

No fim, untem com margarina e farinha, uma forma de bolo (com buraco) e vertam a massa.
Vai ao forno por 30 minutos a 200ºC.

*Caso queiram fazer a versão de um bolo mármore rápido, o que está na foto, assim que tenham a vossa massa homogénea, vertam um pouco de massa para um recipiente e misturem o chocolate. 
Na forma (untada) vertam massa branca, depois a de chocolate e de novo o resto da massa branca. 

Bom apetite e um bj sem espiga

Bolo rápido de avó sem gluten





Pois é... estive uns dias ausentes do blog, mas esta ausência foi por boas noticiais.Quem me segue via Facebook sabe o porquê de não ter estado por aqui. A razão dessa ausência foi uns belos dias nos Açores. Ele perguntou-me se queria fugir com ele. Eu disse que sim!! E rumámos até à Ilha de São Miguel. Um sonho e uns dias mais do que fabulosos. 
Ponho-vos a par de tudo logo logo. Tenho em mente fazer um resumo desses dias, com tudo aquilo que visitámos e algumas dicas. Vou postar umas fotos que vão querer ir a correr para lá! "me aguardem" ehehehe

Mas hoje o post é outro e vou-vos contar, assim que cheguei a casa, depois destes maravilhososo dias de muito passeio, muito banho de mar, muito marisco, peixe fresquinho, muitooo "nanás" e muito mimo tinha vontade de um bolinho de avó!
❤️

Assim daqueles bem fofinhos, rústicos que me aconchegasse a alma, mas que fosse bem rápido de se fazer. Ora cá esta ele feito no liquidificador e com 30 minutos de forno a 200ºC! 


Este é um bolo que fica bem fofo, mas é um bolo pequeno - o ideal para dois, "mortinhos" por um bolo de avó, caseirinho!

O que vamos precisar:
2 ovos
1/2 chávena de leite
1/4 de chávena de óleo (usei de amendoim)
1 chávena de açúcar
1 chávena de farinha sem gluten (usei Doves Farm)
1 colher de chá de essência de baunilha ou vagem
1 colher de chá de fermento
*1 colher de chá de chocolate (opção) (usei Nesquik) 

Mãos na massa:
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
No liquidificador juntar os líquidos e mexer. De seguida adicionar o açúcar e a essência de baunilha. Mexer. 
Juntar a farinha e voltar a mexer. No fim o fermento e mexer, de novo, só para misturar.

No fim, untem com margarina e farinha, uma forma de bolo (com buraco) e vertam a massa.
Vai ao forno por 30 minutos a 200ºC.

*Caso queiram fazer a versão de um bolo mármore rápido, o que está na foto, assim que tenham a vossa massa homogénea, vertam um pouco de massa para um recipiente e misturem o chocolate. 
Na forma (untada) vertam massa branca, depois a de chocolate e de novo o resto da massa branca. 

Bom apetite e um bj sem espiga

terça-feira, julho 19, 2016

Bolo de courgete sem gluten



Antes de ir de ferias fiz este bolo que me deixou a casa com um cheirinho bom a canela e limão. Coisas simples que eu adoro, coisas simples cheias de amor. Bolo de courgete e amêndoas, sem gluten, fofinho e delicioso. 
E quem é que diz que é um bolo de vegetais?



O que vamos precisar:
3 ovos
370 gr de açúcar
100 ml de óleo
1 colher de chá de essência de baunilha
280 gr courgette ralada com a pele (usei sem pele)
1 pitada de sal
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
275 gr de farinha sem gluten (usei Doves Farm)
2 colheres de chá de canela
125 gr de nozes raladas
Raspa de um limão


Mãos na massa:
Bater os ovos com o açúcar. De seguida adicionar o óleo e a baunilha. Mexer bem.
Adicionar a courgette ralada, o sal, o bicarbonato, a canela, o fermento em pó e a farinha.
Juntar ao preparado as nozes raladas. Mexer. Adicionar as nozes picadas e a raspa de limão.
Colocar o preparado num tabuleiro, previamente untado com margarina.
Levar a cozer ao forno pré-aquecido a 190ºC durante aproximadamente 40 minutos.


Esta receita foi retirada do Blog Cinco Quartos de Laranja 
http://www.cincoquartosdelaranja.com/2008/06/bolo-de-courgette-e-nozes.html

sábado, junho 11, 2016

E quando os bolos não saem bem?

Inventa-se, recria-se, da-se a volta! Que as ideias e a criatividade não nos falte.

Um jantar planeado em cima do joelho, marcado à ultima da hora, e um bolo feito a correr. Quatro pessoas a jantar, não queria que sobrasse restos de bolos. Resolvi fazer o bolo mais pratico, mais rápido e mais guloso de todos, mas pela metade. Saiu mesmo pequeno com pouquissima piada. O plano B teve de ser accionado. Bati 3 claras em castelo, coloquei por cima e queimei-as com o meu mini maçarico. 

Fica mais uma ideia, já aqui tinha deixado esta.
Receita deste bolo aqui.



 

segunda-feira, janeiro 18, 2016

Bolo de espinafres sem gluten

Este é um bolo que pode causar alguma estranheza, curiosidade e muita pergunta. 



Já aqui postei um bem parecido, pois passava bem por um bolo de chocolate só que não... Era um bolo bem mais saudável sem pinga de chocolate.

No Sábado fiz este que também ele parece um bolo de chocolate só que não....
Levei-o para casa do mano e as perguntas foram; se era de pistachio ou se eram corantes! Nada disso é um bolo de espinafres. Isso mesmo!! Espinafres. 

É um bolo grande, alto e muito fofo. Ao contrario do que possam pensar não sabe a espinafres. Se querem por os miúdos e graúdos a comer espinafres, esta é a fórmula!!

O mano não come espinafres. Só desvendei o mistério verde após a primeira fatia, disse primeira, porque repetiu e ele não gosta de espinafres.





O que vamos precisar:
6 ovos
1 chávena e meia de chá de óleo
250 g de espinafres frescos
1 colher de chá de fermento para bolos
3 chávenas de açúcar
3 chávenas de farinha sem gluten (usei Doves Farm - já contem goma xantana)
3 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de chá de essência de baunilha

Mãos na massa:
Pré aquecer o forno a 180ºC. 
Num liquidificador triturar os espinafres com o óleo.
Deitar o preparado dos espinafres num recipiente, juntar o açúcar e as gemas e bater até se obter uma mistura homogénea. Juntar a essência de baunilha e o sumo de limão, voltar a mexer mais um pouco. 
Adicionar a farinha e bater novamente. Após isso envolver as claras em castelo.

Numa forma untada ou forrada com papel vegetal verter a massa de bolo e levar ao forno durante 40 minutos. Verificar sempre com o palito após 30 minutos de cozedura, pois os fornos são todos diferentes.

Podem comer este bolo só assim simples, ou podem -lhe acrescentar uma cobertura. Optei por uma de chocolate, mas podem escolher a que mais gostarem, por exemplo queijo mascarpone, chantilly e fruta, chocolate branco ou preto.

Optei por uma de chocolate preto com raspas de chocolate branco sem adição de açúcar para contrastar com o bolo que já é doce.

Cobertura de chocolate (super rápida de fazer):
Derreter em banho maria uma tablete de chocolate para culinária Nestlé, 1 pacote de natas e 1 colher mal cheia de farinha maisena. Mexer até obterem um creme de chocolate bem cremoso.
Cobrir o bolo enquanto o chocolate está morno. Decorar com raspas de chocolate branco ou amêndoa laminada.

Divirtam-se a fazê-lo e a come-lo!
Bom apetite
*Bj sem espiga

sexta-feira, janeiro 08, 2016

Hoje é Sexta

e eu repeti a tarte rápida de maçã e canela, que tinha feito aqui, mas desta vez com a massa brisée sem gluten, da Croustipate. Bem...ainda mais rápida de fazer e bem mais fininha que a da Schar.
Desta vez deixei-a mais cremosa, como gostamos cá por casa.

Olhem como ficou!



Ótima para um fim de semana de chuva.



Para aceder à receita ver aqui.

*Bj sem espiga
Bom fim de semana e bom apetite

terça-feira, setembro 08, 2015

Bolo de natas da minha Tia S.

Sempre que faço este bolo, lembro-me dela. É o bolo que faz sempre, o bolo de sempre!! É aquele bolo que nunca nos deixa ficar mal, tanto de sabor como de aspeto. 
É o bolo que sempre que acaba chora-se por mais. O famoso bolo de natas!!
Vou já avisando que é delicioso, fofinho e mantém-se assim durante alguns dias.  

Deixo a receita para quem quiser experimentar:

O que vamos precisar:
6 ovos
3 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha Doves farm (já contem goma xantana)
1 colher de chá de fermento
2 pacotes de natas

Mãos na massa:
Na batedeira, bater as natas com o açúcar até obter um creme espesso. Adicionar as gemas, uma a uma, continuando a bater.
Envolver, com a colher de pau,  as claras em castelo no preparado anterior. 
Por fim, adicionar, envolvendo também, a farinha com o fermento.

Untem a forma com margarina e farinha e vertam a massa. Vai a forno pré-aquecido a 180ºC por 30 a 40 min, dependo do forno de cada um, por isso a partir dos 30 min de cozedura testem a massa com o palito, se vier limpo está cozido.




Deliciem-se com este bolinho.
*Bj sem espiga