Mostrar mensagens com a etiqueta doves farm. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta doves farm. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, agosto 07, 2013

Bolo de Courgettes e cenouras - Sem glúten

Tropeço em courgettes, quando vou à cozinha. Acho que nunca tive tantas, cá por casa, em tão pouco tempo. Precisava de despachar umas quantas, pois não esta nos meus planos levar courgettes na mala de ferias.  

Lembrei-me de um bolo, de vegetais, que tinha feito em tempos e decidi meter mãos na massa. 


Sempre gostei de bolos mal cozidos, de textura compacta mas húmidos.
E este bolo, levemente doce, é mal cozido por natureza, talvez devido  ás courgettes que o deixam húmido - mas é assim que gostamos dele.


Adoro ser eu a partir a primeira fatia, gosto de ver o que ele guarda tão bem em segredo. O contraste do verde e do laranja desvendam-se e tornam este bolo num dos mais coloridos cá de casa e bem mentiroso por sinal. Conseguimos "enganar" miúdos e graúdos que facilmente comem vegetais sem se aperceberem.



Ingredientes:

casca de 1 limão
140g de açúcar
1+1/2  courgette com casca
2  cenouras com casca
4 ovos
80g de margarina
100g de farinha sem glúten Doves farm
100g de farinha de arroz
1 colher de sobremesa de fermento 
1 colher de café de goma xantana

Mãos na massa:

Ralar as courgettes e as cenouras num ralador (com as cascas). Usei um médio, não muito fino, porque gosto de ver o contraste do verde e do laranja. Reserve. 
Colocar a casca de meio limão dentro da picadora e triture. Junte o açúcar e faça o mesmo.
Separar as gemas das claras. Juntar as gemas ao açucar, assim como a margarina e misture bem.
Numa taça deitar o preparado anterior e adicionar os vegetais.
Envolver, alternadamente, a farinha com fermento e as claras batidas em castelo.
Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha ou usar uma forma de silicone (foi o caso) e deitar o preparado.  
Levar a cozer em forno pré-aquecido (180ºC), entre 30 a 45 minutos. Passados os 30 minutos vão espreitando. 


Deixo uma sugestão façam a receita dobrada, entre ontem e hoje já só existem duas fatias, estou a reserva-las em cofre secreto, para não dar o cheiro à cara metade…

Bom apetite, experimentem que vale a pena, não tenham medo não sabe a courgettes!!
*Bj sem espiga 


quinta-feira, agosto 01, 2013

Crumble de maças e framboesas numa dança com estragão (sem glúten)

Os crumbles são bons de tudo e com tudo. Aqui por casa é a sobremesa perfeita, seja verão ou inverno, acompanhado com iogurte ou com uma bola de gelado…..torna-se perfeito!


São bons para aproveitar a fruta, que está meia murcha na fruteira, mas que ganha vida quando partida em cubinhos e se junta neste delicioso crumble...foi o caso das maças, contrariamente ás framboesas, que de tão frescas e saborosas tornaram este crumble numa verdadeira festa que se fez na minha boca.




Não podiam ser mais frescas, tão gordinhas, tão vermelhas, tão sumarentas, tão doces, tão Drupus.
Drupus é o nome delas, produzidas, colhidas e embaladas por dois grandes amigos, que começam agora o seu projecto, o seu sonho e que já está a dar frutos.


Tenho cá em casa algumas caixas, uma delas faz-me agora companhia, sim só a caixa, porque elas, as framboesas, já foram! Incrível como não lhes consigo resistir! Estão de parabéns. ADORO-AS. Faço figas, em segredo!!



Ingredientes:

3 maças 
150gr de framboesas
2 colheres de sopa de açucar mascavado
1 colher de sobremesa de estragão (a gosto)
1 pauzinho de canela
----
150gr de farinha sem glúten (sempre esta, que eu adoro)
50gr de açucar mascavado
3 colheres de sopa de manteiga


Mãos na massa:

Comecem por colocar numa frigideira, um pouquinho de água com o pau de canela, juntem as duas colheres de açúcar mascavado e o estragão, e deixem ferver, em lume médio-baixo, até que o açúcar se dissolva. 
Enquanto isso, podem descascar as maçãs, cortá-las em cubos pequeninos e incorporar na frigideira. Envolvam e deixem ferver um pouco, de modo a que a maça ganhe o sabor doce do açúcar, da canela e do toque especial do estragão (5-8 min).

Quando, a maça, estiver mais envolvida e menos rija, juntem as framboesas, desfazendo-as um pouco com as mãos, de maneira a dar a cor avermelhada à mistura. Deixar apurar mais uns minutos. Reservar.

Segue-se a parte solida. Num recipiente juntar 50gr de açúcar, farinha e a margarina amolecida. Misturar tudo até que comece a esfarelar. 

Num recipiente, próprio para ir ao forno, colocar a fruta e por cima colocar a mistura solida. Vai ao forno até que a parte de cima fique crocante. No meu forno deixei por 15 minutos.


Podem apreciá-lo, com uma bola de gelado ou com um iogurte, ou mesmo assim simples, afinal as coisas boas da vida são as mais simples!

Quanto aos drupus, podem solicitar mais informações ou encomendar por aqui:



* bj sem espiga

terça-feira, maio 21, 2013

Bolo de iogurte Sem Gluten

Este é sem duvida o meu bolo, um clássico é certo, mas adoro-o por ser simples, rústico e sem luxos.

Ideal ara um pequeno-almoço a dois, ou simplesmente para um pique-nique.
Até nos os meus momentos, mais egoístas, se torna perfeito.

Partilho a receita.
Bom apetite 
*bj sem espiga






sexta-feira, maio 10, 2013

Biscoitos de amêndoa SEM GLUTEN

Abre a boca e fecha os olhos! HUMMMMMMM

Estes são, cá em casa, os biscoitos do desenrasca, talvez por essa razão, os mais toscos.



Gosto de os fazer, quando espero alguém. Só preciso de 15 minutos, e o cheirinho guloso enche a casa e recebe, de forma acolhedora, os meus convidados.  



A sua geometria irregular e o seu sabor trazem-me memorias guardadas, na caixinha mais bem guardada. Fazem-me lembrar os biscoitos caseiros da avô. Dela herdei o gosto pela cozinha, pelas flores e o gosto de bem receber. Saudades! 


Partilho a receita aqui.
*Bj sem espiga

quarta-feira, maio 01, 2013

Bolo de chocolate saudável e sem Glúten

O feriado convida a ficar por casa! Um café na mão e a companhia de uma fatia de bolo.

Estava danadinha por um bolo, mas um bolo de chocolate.
Abri o armário e nada de chocolate. Não me apetecia sair. O meu ultimo post fez-me lembrar esta farinha, e há muito que andava para fazer um bolo de alfarroba. Foi hoje!

Enganou muito bem, ficou muito parecido ao de chocolate, tanto em aspeto, textura e sabor. 
Que vos parece? Passava? 


Qual não é meu espanto, (sim, tenho o dom de me espantar a mim mesma!!) quando li algures na blogosfera que a farinha de alfarroba pode contribuir para a redução do colesterol! Meus amigos larguem o chocolate e vinguem-se na alfarroba….ah e mais, por ser muito rica em fibra natural funciona bem como regulador intestinal. Com alto valor dietético esta farinha sem glúten beneficia a flora intestinal protegendo a mucosa e reduzindo os possíveis transtornos intestinais. "I like it!!"



Comparando com o chocolate, a alfarroba apresenta inúmeras características e vantagens, para além de ser naturalmente doce, tem cerca de 1/3 das calorias e metade da gordura do chocolate. É por isso um ótimo substituto do chocolate. Aprovadíssima!!!


Para quê o chocolate, quando temos alfarroba?

Partilho a receita, em baixo, muito fácil e rápida de fazer.
Bom apetite 
*bj sem espiga

segunda-feira, abril 08, 2013

Biscoitos de framboesa Sem Glúten



Ontem resolvi fazer estes biscoitos sem gluten, são realmente bons e rápidos de fazer. Uma coisa boa dos biscoitos é que dão para levar para qualquer lado, estão sempre à mão, 


que uma celíaca, nunca sabe...há que ser pratica não vá surgir um convite para lancha"et voilá" o lanchinho surpresa aparece como quem não quer a coisa....plim!!! 

Porque meus amigos, companheiros, solidários celíacos  todos sabemos que pastelarias há muitas, mas todas carregadinhas de glúten.



O que Precisamos:
1 Ovo
1/3 de chávena de óleo

1/3 chávena de queijo creme
1/3 chávena de açúcar amarelo
1 chávena de farinha sem gluten (a minha preferida à venda no El Corte Inglês)
1 Colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de goma xantana
pitada de sal
framboesas frescas


Pré-aqueça o forno a 200 graus.

Mãos na massa:

Juntar o óleo, o queijo creme, o açúcar, o ovo e envolver tudo. 
Adicionar farinhao fermento, a goma xantana e o salEnvolver bem.
Assim que estiver tudo envolvido, à parte, esmagar as framboesas em partes grandes para que se encontrem alguns bocadinhos maiores (podem se quiserem colocar raspas de limão) e juntem levemente na massa, que já tinham. 

Deitar pequenas colheradas (colher de sobremesa) num tabuleiro, forrado com papel vegetal, e levar ao forno 15 minutos.


























Esta receita dá para todos, caso não sejam celíacos podem usar a vossa farinha e esquecer a goma xantana. Não existe coisa mais simples e resultam. Bom apetite.

sexta-feira, março 29, 2013

Panquecas sem gluten

Adoro pequenos almoços "de mesa", é sinal de fim de semana, com uma mesa composta, muita luz natural a entrar pelas janelas grandes da sala. Normalmente, durante a semana, o meu pequeno almoço é tomado a correr, por vezes até no carro - informo em primeira mão que o meu acordar não é facil nada fácil - Aliás acho até que não existirá, ao cimo desta Terra, nenhuma criatura que me consiga aturar durante o meu acordar, daí para a frente, e vá, até beber o primeiro café da manhã será tranquilo (se ninguem me levar à loucura). 

Andei toda a semana com uma vontade louca de panquecas, daquelas bem gordas com iogurte grego por cima, doces e afins e TUDO O QUE TENHO DIREITO ja que a semana não foi facil.  

Quando prontas, acompanhei-as com iogurte e uma calda, feita na hora.

E era disto que vos falava, a mesa -a minha mesa- de fim de semana a luz natural e o cheirinho a panquecas hummmm JÁzuS, que belo momento.

Bom Feriado


(Acho que vou a rebolar, até à cozinha, buscar um café....)


 


Receita sem Espiga aqui 



Ingredientes para 4 panquecas:
  • 3/4 de medida de farinha sem gluten (usei a da foto, à venda no El corte Ingles);
  • 3/4 medida de de leite;
  • 1 colher e sopa de açúcar amarelo;
  • 2 colhres de sobremesa de fermento em pó;
  • 1pitada de sal;
  • 1 colher de sopa de manteiga (derretida);
  • 1 ovo batido,
  • 1/2 colher de chá essência baunilha;
  • Raspas de limão, a gosto


Preparação da massa para as panquecas:

Misturar o açúcar, a farinha, o fermento e o sal. Noutra tigela, misturar os ovos, o leite, a baunilha, manteiga e adicionar aos ingredientes secos.
Aquecer uma frigideira e deitar a quantidade desejada, de modo a formar um circulo. assim que a massa lhe parecer mais consistente e dê para virar, volte a panqueca para que fique cozinhada.
Acompanhar com açucar e canela, com iogurte o que vos apetecer. Fiz, na hora, uma calda de frutos silvestres. Adoro regar as minhas panquecas com ele.

Preparação da calda:

Numa frigideira juntar açucar amarelo e água, na quantidade desejada, deixar ferver e juntar a mistura de mirtilos, amoras e framboesas, até se formar a calda.