Mostrar mensagens com a etiqueta jantar sem gluten. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta jantar sem gluten. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, novembro 06, 2017

Risoto de bacalhau | Sem gluten



O risoto é um prato que adoramos cá em casa. É um prato reconfortante mas que requer alguma atenção. Fazemos geralmente risoto de cogumelos mas desta vez deu-me para isto, um risoto diferente de bacalhau.
Para que fique perfeito tem de ficar bem cremoso e bem saboroso, para isso escolher os melhores ingredientes faz a diferença.

Em tempos, há muito tempo, fiz um Workshop de risotos o que adorei mal sabia eu que ia ter um marido "devorador" de risotos ahahaahah

Há algumas dicas que aprendi e que vos passo. Os risotos fazem-se com caldos de legumes e nada melhor do que os caldos caseiros. Por exemplo quando cozo legumes e me sobra caldo guardo-o no frigorífico ou congelo, assim tenho sempre caldo para quando nos apetece um risoto. Neste caso o caldo que usei foi o da própria cozedura do bacalhau.






 O que vamos precisar
Uma ou duas postas de bacalhau 
1 copo de vinho branco (200 ml)
1 cebola picada
200g de arroz arbóreo
Sal q.b.
2 c. sopa de azeite
2 c. sopa de manteiga
Queijo parmesão ralado
caldo 
camarões e/ou mexilhões (opcional)

Mãos na massa:
Coze-se o bacalhau na agua que servirá para o caldo do risoto. Quando cozido reserva-se o bacalhau e coa-se o caldo.

Refoga-se a cebola no azeite e na manteiga e adiciona-se o miolo de camarão e o mexilão e deixa-se alourar um pouco.
Junta-se o arroz e deixa-se alourar também. Nessa altura junta-se o vinho e deixa-se o álcool evaporar, até que o arroz absorva todo o vinho. Nessa altura deita-se uma ou duas conchas de caldo ao arroz e fica a cozer até que absorva toda a água, mexendo sempre, quando isso acontecer adiciona-se mais um pouco de caldo até que o arroz absorva tudo de novo, mas sem que parem de mexer ou tirar os olhos do arroz, e assim sucessivamente. Este processo repete-se até que o arroz esteja cozido. Rectifiquem ou adicionem o sal.


O arroz deve ficar al dente mas muito cremoso. Quase no final adiciona-se mais um pouco de manteiga e envolve-se bem. Aqui seria a fase de envolver também um pouco de queijo parmesão, mas em risotos de peixe acho que não funciona por isso não acrescentei. 
Ao servir coloquei cebolinho por cima.

Bom apetite
*Bj sem espiga

quinta-feira, outubro 26, 2017

Massa Fusili com feijão | Sem gluten

Por vezes chego a casa cansada de um dia de trabalho, mas não é por isso que não me apetece fazer o jantarinho. Para mim, funciona como uma espécie de desligar o botão, como uma espécie de fronteira entre o trabalho e a família, a minha casa, o meu ninho, onde sou realmente eu, onde me sinto bem. 
Umas vezes  fico mais tempo na cozinha, outras, como ontem, a elaboração do jantar foi muito rápida, talvez por ter no frigorífico umas sobras de frango, já cozinhado de um outro jantar e por me ter lembrado que ontem foi o dia Internacional da massa, por isso tinha de ser massa ahahaha



Como fiz ? Muito fácil mesmo:

Cozi uma massinha Milaneza, sem gluten, em agua, sal um dente de alho e um fio de azeite.

Numa frigideira com um fio de azeite um dente de alho bem picadinho, coloquei o frango, um cogumelo portobelo aos cubos e deixei cozinhar. Depois introduzi os tomates cherry cortados a meio e o feijão e envolvi (ver se é necessário sal).

Por fim, juntei a massa já cozida e bem escorrida e envolvi com os ingredientes anteriores. Depois de tudo envolvido juntei um pouquinho de natas e temperei com pimenta. 
Ah ia-me esquecendo, coloquem, se gostarem, um pouquinho de queijo ralado, ou mozarela que cai super bem com massas. 


Bom apetite 
*Bj sem espiga

terça-feira, outubro 03, 2017

Rissóis de camarão sem gluten

Pois é! Rissóis, croquetes e salgados de todo o tipo é sem duvida o que mais me apetece. E vai daí há uns tempos coloquei um post do Facebook de moi meme a fazer experiências salgadas. e não é que correram super bem? desde o esticar a massa, ao recheio e até a fritura, tudo correu bem, e nenhum abriu! Fantastic!!!



 


O que vamos precisar:

Para a massa:

240 gr de água de cozer o camarão
100 gr de farinha Mix Schar Pan + 25gr de polvilho doce
10 gr de manteiga
Sal a gosto


Para o recheio:


500gr de miolo de camarão ou camarão com casca

Delicias do mar sem gluten q.b (opcional)

50 cl de água
1/2 cebola picada
50g de manteiga
50g de farinha mix Schar pan
1 colher de sopa de polpa de tomate
Coentros picados (opcional)
12,5 cl de leite
Pimenta q.b.
Sal q.b.
Noz-moscada q.b.
2 ovos
Pão ralado q.b.
Óleo para fritar

Para fazer o recheio 

Cozer os camarões ou miolo em cerca de meio litro de água a ferver e temperada com sal. Depois de cozidos, escorra-os e reserve o caldo. Deixe arrefecer e descasque os camarões.

Pique alguns camarões e as delicias do mar.

Num tacho, levar ao lume a manteiga com a cebola e mexer até alourar. Juntar a farinha de uma so vez e misturar bem. Ir adicionando alternadamente o caldo e o leite aos pouquinhos, até se formar um creme.


De seguida juntar a polpa de tomate, os camarões e as delicias picadas.
Tempere com pimenta e sal se precisar.


Mexa bem e junte os restantes camarões os coentros até ferver um pouco. Reserve a deixe arrefecer.

Para fazer a massa:


Ferver a água com a manteiga e o sal.
Quando fervida adicionar a farinha aos poucos mexendo com uma colher de pau até formar uma bola.
Sim está pronta é so isto! Depois de arrefecer um pouco, num superfície polvilhada com farinha e estendam a massa.

Com a ajuda de um copo ou taça fazer um pequeno circulo e colocar no meio uma colherzinha de creme de camarão. Fechar o circulo em forma de rissol e pressionem bem as bordas, para que não abram durante a fritura. (podem usar o cabo de uma faca e ir batendo nas bordas ate colarem)

repitam o processo ate acabarem a massa. Depois passem cada rissol primeiro no ovo e depois no pão ralado sem gluten. 

Fritar em óleo quente. 

Bom apetite 
*Bj sem espiga


segunda-feira, outubro 02, 2017

Sobras de frango assado? o que fazer?

Quando encomendamos frango ficamos sempre com sobras, pelo menos aqui é assim! E o fazer com essas sobras? Cara nova para um prato refeito! 

Esta salada é a mais pedida depois da refeição de frango assado e é tão simples de fazer:

Massa sem gluten Milaneza, frango assado desfiado, ananás e maionese! Feito!


O sabor do frango assado com o ananás e a maionese é assim qualquer coisa de BOM e depois junto desta massa que adoro ainda fica melhor!! Ora experimentem e digam se não tenho razão.



terça-feira, agosto 22, 2017

Quiche rápida de cogumelos e queijo | Sem gluten


As quiches são na verdade tartes e podem ser conjugadas com o que mais gostamos, ou com algumas obras que queremos ver despachadas. São excelentes opções para jantares rápidos ou para ter na mesa de festas. Comem-se quentes ou frias, com salada ou só numa dentada. 




O que vamos precisar:
1 massa quebrada sem gluten (marca Pasta do dia)
2 cogumelos grandes Portobelo 
Queijo (usei de fatia)
3 ovos
1 pacote de natas
85 ml de leite
sal e pimenta

Mãos na massa:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Estenda a massa e pique-a com um garfo. Forre uma tarteira com a massa e reserve.
Corte o queijo em cubos pequenos (colei varias fatias e cortei aos cubos) e coloque-os já sobre a massa na tarteira.

Aqueça o azeite numa frigideira anti-aderente, junte os cogumelos cortados em fatias fininhas e deixe-os cozinhar.

Quando cozinhados disponha-os por cima do queijo.

Bata os ovos, junte as natas, o leite e tempere de sal e pimenta. Deitar esta mistura sobre a massa e leve ao forno durante 30 minutos, ate dourar e o recheio ficar completamente solidificado.

Bom apetite 
*Bj sem espiga


segunda-feira, agosto 21, 2017

Croquetes sem glúten

Os croquetes são sempre uma excelente opção para aproveitar sobras de carne... ou não!!
Estes fiz tudo do inicio, ou seja fiz a carne mesmo com o objectivo de fazer croquetes.

Já tinha publicado aqui uma receita de croquetes, mas agora decidi ir espreitar o livro da Rita Mendes Correia, "COMA À VONTADE!" Sem glúten e sem lactose e claro fiquei logo inspirada, mas não me saíram como os dela. O segredo fica sempre com a cozinheira, é ou não é?
Também é verdade que não fiz tudo igual, pois não tinha tudo em casa.


Tal como os panadinhos que no outro dia aqui postei, estes croquetes estiveram na mesa da festarola que houve cá por casa e tal como os panadinhos, fiz toda a preparação com alguma antecedência e depois congelei-os prontinhos a fritar. E ficam que é uma beleza.



O que vamos precisar (mais ou menos 20 unidades):
500 gr de carne 
1 cebola
2 dentes de alho 
Azeite 
Pimenta e sal a gosto
Noz moscada a gosto

100 gr de farinha Schar Mix Pan
200 ml de natas ou leite

2 a 3 ovos
Pão ralado sem gluten
óleo para fritar

Mãos na massa:

Num tachinho alourar a cebola bem picadinha num fio de azeite q.b. 
Assim que estiver lourinha juntar a carne em pedaços, temperar com sal, pimenta e noz moscada a gosto. Adicione os alhos bem picadinhos e deixe cozinhar até que a carne esteja no ponto.

Triturar a carne e reservar 


No mesmo tacho adicionar as natas com a farinha. Misturar bem até que fique homogéneo. Rectificar os temperos e levar a lume até engrossar, mexendo sempre para não agarrar ao fundo do tacho.
Adicionar a carne triturada ao creme e misturar tudo muito bem. Mexer bem ate que descole do tacho. Deixar arrefecer.

Deixar no frio de um dia para o outro para solidificar e ser mais fácil moldar os croquetes.

Moldar pequenos rolinhos com as mãos e coloquem-nos num prato previamente polvilhado com farinha. 

Bater os ovos, num prato, e reservar. Num outro recipiente colocar o pão ralado. 
Passar os croquetes no ovo e depois no pão ralado.

Tal como faço nos panadinhos repito sempre este ultimo processo para ficarem mais crocantes. ou seja depois de passa-los no ovo e depois no pão ralado, volto a passar no ovo e novamente no pão ralado.

Se quiserem estão prontos a fritar em óleo quente. Mas se os quiserem congelar, acondicionem-nos numa caixa, por camadas, intercalados com papel vegetal ou alumínio para não agarrarem uns aos outros. Pronto na altura sem descongelar estão otimos e prontos a fritar.


Bom apetite
*Bj sem espiga

quarta-feira, agosto 16, 2017

Quiche de bacalhau | Sem gluten


Esta quiche que se parece mais com um pastel de nata gigante é das minhas preferidas. 
A conjugação de sabores com a sua textura cremosa faz com que seja apreciada por todos. Têm de experimentar!

Otima para aproveitar as sobras de bacalhau. 
Excelente para um jantar leve de verão acompanhada com uma salada ou para ter numa mesa de festa!



O que vamos precisar:
1 massa folhada sem gluten (marca Pasta do Dia)
2 pacotes de natas
2 ovos
1 cebola 
2 dentes de alho
1 fio de azeite
coentros q.b.
pimenta q.b e sal
Courgetes em cubinhos pequeninos


Mãos na massa:
Cozer o bacalhau em água. Assim que estiver cozido, retirar as peles e as espinhas e desfiar. Reservar.
Numa frigideira com um fio de azeite alourar a cebola e o alho, tudo bem picadinho. Quando loura adicionar o bacalhau, sal, pimenta, os coentros picados e envolver tudo. Pouco depois adicionar as courgetes e deixar cozinhar mais um pouco.
No fim adicionar as natas batidas com os ovos e deixar cozinhar mais um pouco.

Retirar a massa do pacote, picar a massa com um garfo e forrar a tarteira. Encher a tarteira com o preparado anterior e levar ao forno a 180ºC, durante 30 a 40 minutos até estar lourinha e o preparado estar solidificado.

Bom apetite
*bj sem espiga


terça-feira, agosto 15, 2017

Panadinhos de frango sem gluten

Um clássico os panados são uma excelente opção para mesas de festas de crianças. Os miúdos adoram-nos e estes desapareceram num instante. Estes panadinhos ficaram ótimos fininhos, crocantes e o toque do limão faz toda a diferença.

Na verdade dão algum trabalho a fazer, ainda mais, quando temos uma festa para organizar e preparar toda a mesa com doces, salgados e tudo o mais. 

O que costumo fazer quando isso acontece é preparar os panados com alguma antecedência e depois congelo-os até à festa. Na hora é só fritar! Assim fico com tempo para os doces e os preparativos que tenham de ser feitos, na hora, com menos antecedência!


O que vamos precisar:
Bifes de frango
Ovos
2 ou 3 dentes de alhoPão ralado sem gluten (marca Continente ou Schar)
Limão
tempero a gosto (usei pimenta e sal)

Mãos na massa:
Temperar os bifes (se forem muito grandes, cortem-nos em pedaços mais pequenos), com sal, pimenta, alho e, pedaços grandes e sumo de limão. Reservar no frigorífico por algumas horas.
Bater os ovos num prato à parte e reservar.
Verter o pão ralado num prato e reservar.

Com os bifes bem temperados (retirei o algo), passar pelo ovo e depois pelo pão ralado. Aqui vai o truque: passar de novo no ovo e de novo no pão ralado - vai deixar os vossos panados mais crocantes e sem esfarelarem enquanto estiverem a fritar.

Depois é só fritar, em óleo quente.

Se quiserem fazê-los no forno, também podem, não ficam iguais e tão crocantes mas ficam mais saudáveis, certo? 
Num tabuleiro forrado com papel vegetal dispor os panados, um fio de azeite e levar ao forno a 200ºC, até estarem feitos (+-30minutos)

Bom apetite
*Bj sem espiga

sábado, agosto 05, 2017

Arroz com sabor a Mar |Sem gluten

Bem este arroz fez sucesso pelo facebook. Não é nada de mais é um arroz super fácil, de fazer, mas como houve varios pedidos da receita, vou partilhar convosco aqui, se é para um é para todos eheheh 


Acabada de chegar do Algarve ainda com a praia, o mar, enfim... todo o ambiente marítimo na cabeça, tinha de fazer algo com um gostinho a mar. Abri o congelador e saltaram uns restinhos de mexilhão e delicias do mar...olha que bem!! E agora o que faço eu com isto? Um arroz talvez, não? É isso mesmo! 

Curiosa com as coisinhas que comprámos no Mercadona durante as ferias (ahhh verdade tenho de vos contar tudo aqui) quis experimentar algumas e foi logo neste arroz (não me aguento a experimentar coisas novas). 


Epah e não é par ame gabar mas ficou tão bom, tão apuradinho...uma delicia!

                


O que vamos precisar:

1 medida de arroz basmati (era o que tinha em casa mas podem fazer com outro)
2 copos e meio de agua
1 cebola
2 dentes de alho
Cubos de caldo de legumes sem gluten da Naturefoods (Comprei nas Lojas de Celeiro)
Tiras de pimento a gosto 
Coentros a gosto (tinha aquela técnica infalível guardada para ter sempre coentros frescos em casa e prontinhos a usar - ver aqui)
1 colher de chá Pimentão doce (comprei no Mercadona)
delicias do mar a gosto
mexilhões a gosto
2 colheres de sopa de polpa de tomate (comprei no Mercadona)
1 colher de chá de mistura de especiarias para paella de verduras (comprei no Mercadona)

Mãos na massa:

Para o caldo.
Num tachinho colocar 1/2 de agua a ferver com o cubo de caldo de legumes, mexendo de vez em quando até desfazer. Vertam os mexilhões e deixem ferver mais um pouco. A ideia é dar um pouco do gosto a mar ao caldo e dar uma pré-cozedura nos mexilhões. Reservar e coar os mexilhões.

Para o arroz:
Num outro tachinho levar a lume brando um fio de azeite e alourar a cebola bem picadinha.
Assim que estiver lourinha juntar a medida de arroz e  fritar por uns instantes, envolvendo o arroz na mistura de azeite e cebola. Colocar os temperos: pimentão doce, a polpa de tomate, e a mistura de especiarias para arroz de verduras e sal a gosto.

Aos pouquinhos ir adicionando o caldo ao arroz e deixar que este o absorva , mexendo de vez em quando para não deixar agarrar ao fundo. Picar o alho bem picadinho e adicionar, nesta primeira junção de caldo, assim como os coentros picados a gosto. 
Depois é repetir o processo até gastar o caldo. Entre estas adições juntar os mexilhões.
Quando o arroz estiver quase cozido, quase pronto adicionar as delicias do mar. envolver, deixar cozinhar até ficar pronto e tapar.

Nota:
Se preferirem um arroz mais soltinho juntar 2 medidas de agua para uma de arroz
Se gostarem de um arroz malandrinho juntar 2 medidas e meia de agua para uma de arroz


Bom apetite 
*bj sem espiga




sexta-feira, abril 28, 2017

Croquetes de carne sem gluten



Os croquetes são sempre excelente opção para dar uma cara nova ás sobras de carne. E foi o que aconteceu por aqui. Carne de vaca estufada que já tinha rendido duas refeições e ainda dava outra, mas já ninguém aguentava comer outra vez o mesmo. Então triturei bem a carne e reservei. Fiz então o creme, fácil e rápido de fazer, vão ver:

O que vamos precisar:
Para 200gr de carne (picada ou sobras de carne bem trituradas) fazer o creme com:
20 gr de manteiga
1 cebola
60gr de farinha Schar Mix Pan
100 ml de leite
sumo limão 
noz moscada q.b.
pimenta e sal q.b.
2 ovos
Pão ralado sem gluten
óleo para fritar


Num tacho levar ao lume a margarina com a cebola bem picadinha. Deixar refogar em lume médio. Adicionar a farinha e mexer muito bem. Aos poucos e enquanto mexem adicionar o leite e mexer bem.Temperar com sal, pimenta, noz moscada e algumas gotas de sumo de limão. 
Adicionar a carne ao creme e misturar bem. Mexer bem ate que descole do tacho. Deixar arrefecer.

Moldem pequenas bolinhas com as mãos e coloquem-nas num prato previamente polvilhado com farinha. 
Batam dois ovos e reservem. Num outro recipiente coloquem o pão ralado. Passem as bolinhas no ovo e depois no pão ralado. Estão prontas a fritar em óleo quente. Depois de fritos coloquem-nas em papel absorvente e deixem arrefecer um pouco. Depois? Depois façam um belo arroz de tomate e deverem-nas ehehe ou sirvam como entrada  e mergulhem-nas num molho de mostarda sem glúten (marca Pingo Doce).


Bj sem espiga 
Bom apetite

segunda-feira, abril 10, 2017

Arroz de sobras de frango assado | sem gluten

Sobras de frango assado! Quem não tem?
Toda a gente fica com sobras de frango assado, e na verdade, quando passa de dia fica rijo e já não sabe bem, mesmo que aquecido! Deitar fora? Nem pensar! Comer sem prazer? Também não! 

Então vamos criar um prato para hoje reaproveitando um prato de ontem? Bora lá!!




O que vamos precisar:

4 dentes de alho 
meia cebola partida em cubinhos
1 fio de azeite
1 cogumelo portobello partido em cubinhos
2 cenouras partidas em cubinhos
1 courgete partida em cubinhos
Sobras de frango assado com pele, sem osso e cortado em cubinhos
Espinafres q.b
1 medida de arroz
3 medidas de agua para ficar malandrinho 
sal e pimenta q.b.

Mãos na massa:

Num tachinho regar o fundo com um fio de azeite e alourar a cebola e os dois dentes alho, bem picadinhos. 

Adicionar os cubinhos de cenoura, de courgete e de cogumelos frescos. Deixar refogar um pouco e acrescentar o arroz. Deixar cozinhar um pouco e depois disso acrescentar 2 medidas de água. Temperar a gosto. 

Enquanto isso, numa frigideira regar com um fio de azeite e alourar dois dentes de alho esmagados para saltear os espinafres. Assim que estejam murchos e com o gosto do alho retirar e reservar.

Quando o arroz já não tiver quase agua, juntem os espinafres, sem os alhos, e vão adicionando a outra medida de água aos poucos para que tenham um arroz malandrinho. Se preferirem um arroz mais seco e solto bastam as 2 medidas de água. 

*bj sem espiga e
Bom apetite 

quinta-feira, abril 06, 2017

Pataniscas de bacalhau e Courgetes | sem glúten e sem lactose

Acreditam que nunca tinha comido pataniscas? Verdade!!!

Pois é, são feitas com farinha de trigo e como tal trigo é coisa que não entra na minha boca há muitos e muitos anos! Mas porque não fazê-las em casa e com farinha sem glúten? Fácilllll 
Por acaso não dão trabalho nenhum a fazer. Nem a fazer nem a comer ahahaahah


As pataniscas são uma especialidade de grande sucesso em Portugal. Servidas como entrada, petisco ou mesmo como prato principal são típicas da nossa gastronomia.
É considerado um prato de aproveitamento de sobras de bacalhau, na verdade é isto que me atrai na nossa gastronomia, o facto de termos tantos pratos diferentes de reaproveitamento. Somos um povo bem criativo, e se há sitio para ser criativo é na cozinha.

Hoje mesmo se reinventam pratos de pataniscas: de atum, de pescada de qualquer outro peixe, de frango e/ou de legumes e até doces, como por exemplo de maçã.

Mantendo-nos no modo tradicional (mais ou menos - acrescentei courgetes) vamos à receita, a pedido das familias que me seguem via Facebook eheheeh.

O que vamos precisar:
400gr de bacalhau demolhado
1 cebola pequena
3 ovos
meia courgete ou uma se for pequena
50gr farinha - usei Schar para pão
salsa q.b.
óleo para fritar  
sal q.b.
pimenta q.b.


Mãos na massa:

Demolhar o bacalhau, cozer, retirar peles e espinhas e lasca-lo. Reservar.
Juntar os ovos com a farinha até obter um creme homogéneo.

Picar a cebola bem picadinha, assim como a salsa e adicionar ao creme anterior. De seguida e depois de tudo envolvido acrescentar o bacalhau em lascas e as courgetes em cubinhos. * Temperar se necessário e se gostarem com sal e pimenta q.b.

Com ajuda de uma colher de sopa, fritar "colheradas" do creme, em óleo bem quente, de ambos os lados, até ficarem douradinhas.

depois de fritas colocar as pataniscas num prato com papel absovente para retirarem o excesso de gordura.

Se não gostarem de fritos, ou porque é bem mais saudável, podem fazer no forno a 200ºC por 30 minutos. Não ficam com a mesma apresentação mas ficam naturalmente mais saudáveis. As próximas vou fazê-las no forno!


*Se acharem que o creme está muito grosso acrescentar um pouco da agua de cozedura do bacalhau. Caso contrario, se acharem o creme demasiado liquido acrescentar mais um pouquinho de farinha.

*bj sem espiga 
Bom apetite

segunda-feira, março 06, 2017

Torta de bacalhau sem gluten

Cá estamos com cara de segunda feira! E mais um jantarinho assim "pró já comi isso ontem e não me apetece comer outra vez". Já vos aconteceu? Terem sobras e não vos apetecer comer? Então e se lhe dermos uma cara nova? Já marcha? Por aqui marchou e muito bem! As sobras de bacalhau com batatas cozidas de ontem fizeram esta maravilhosa empada ou torta de bacalhau, de hoje! Bem, maravilhosa não ficou porque rebentou (estava à pressa e verti o recheio muito quente por cima da massa) mas meus amigos virtuais por dentro ficou assim boazuda de cair para o lado! Aliás assim até conseguem vê-la por dentro!!





A receita é simples: desfiar as sobras de bacalhau, partir as batatas, o ovo as verduras e as cenouras aos cubinhos e colocar numa frigideira regado com um fio de azeite e pimenta q.b! Envolver tudo e adicionar um pacote de natas, deixar cozinhar mais um pouco e está feito! Depois deixem arrefecer (se não queima a massa e rebenta) e prepararem a vossa massa da Croustipate sem glúten estiquem-na mais um pouco, para lhe dar uma forma mais quadrada, e vertam o preparado de bacalhau  por cima. Fechem-na como se fosse uma torta. 
Dica: Para que não se abra, no forno, nas pontas onde a fecham colem com um ovo batido e pincelem a torta com o resto! Depois deliciem-se sem glúten😘