Mostrar mensagens com a etiqueta pequeno almoço sem glúten. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta pequeno almoço sem glúten. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, fevereiro 18, 2014

Panquecas de trigo sarraceno

Bom dia
Para quê complicar o que é tão simples e delicioso?



Apesar do nome poder enganar, o trigo sarraceno ou trigo mourisco não contem glúten. É seguro para nós, celíacos!

Em Portugal não é muito conhecido, é verdade, mas o facto de não ter glúten, faz com que seja uma farinha alternativa à nossa dieta, levando muitos celíacos a procurá-la. Costumo comprar nas lojas Celeiro. 
Gosto de usar esta farinha ao pequeno almoço ou num brunch mais demorado. É considerado um energético, rico em ferro, magnésio e fibras dietéticas. 


A receita de hoje é simples, é a sugestão da embalagem desta farinha, com ligeiras alterações feitas por moi memme!! 

Estes crepes não são doces, mas sim salgados e com um toque de pimenta. Ótimos para acompanhar com um queijinho fresco e mel, ou simplesmente com manteiga! Mnhamy. Claro que o meu-mais-que-tudo prefere os doces (ás carradas), neste caso o doce foi de morango, da marca Sabores do Campo, que já vem rotulado sem glúten. 

A textura é mais "rijinha" quando comparados com os habituais crepes.



Esta farinha pode ser usada também para confeccionar pão, dando-lhe um aspecto mais rústico, bolos ou até mesmo para engrossar molhos. Podem–na usar como cereal e juntar ao vosso iogurte da manhã. 

*Bj sem espiga 
Bom apetite

VER RECEITA 

domingo, janeiro 19, 2014

Panquecas de farinha de arroz

Domingo é dia de panquecas? oh yeah!!


Toda a gente sabe, quem me conhece, que amo panquecas! Podia comer panquecas ao almoço e ao jantar, ao lanche também podia ser, de manhã e ao deitar...era uma festa!!


O começar deste domingo não podia ser melhor. 
Levantar não muito tarde para aproveitar bem o dia, nem muito cedo porque hoje o corpo esta preguiçoso e sem vontade de grandes pressas... 

As panquecas de hoje são um pouco diferentes, decidi fazê-las com farinha de arroz. Ficaram bem fofinhas, saborosas e bem gordinhas como eu gosto.



Bom domingo
*Bj sem espiga


domingo, outubro 27, 2013

Panquecas de banana e um batido de ameixas Sem Glúten

Um acordar lento e tardio sem horas marcadas para almoçar, com ninguém. Só nós! 

Dormimos muito, o sono foi posto no lugar e com mais uma horinha oferecida que soube que nem ginjas! 

Estava a precisar de parar da velocidade dos dias! Por vezes é necessário, para pensar, para organizar e por as ideias no lugar, e voltar ainda com mais força à semana.

Hoje é domingo, dia ideal para juntar o pequeno almoço a um almoço descontraído com as nossas conversas, os nossos planos e muitos mimos. Janelas abertas para deixar entrar o ar e os raios de sol que espreitam hoje por aqui, a musica que gostamos, batidos de ameixa e umas deliciosas panquecas de mirtilos para nós.

E que fofinhas que estavam... O resultado foi barriga cheia...






A receita é simples:
Vamos precisar de:
1 Chávena de Farinha sem glúten
1 Copo de Leite de soja
1 Ovo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento sem glúten
1 pitada de sal

Raspas de limão a gosto
Rodelas de Banana qb
Mirtilos qb


Misturar tudo muito bem num recipiente grande.
Quando deitarem a massa das panquecas na frigideira, disponham as rodelas de banana por cima. Quando o lado de baixo já estiver pronto, virem a panqueca ao contrário, com o lado da banana para baixo, e esperem que fique cozinhada.
E estão prontas a vossas panquecas!
O acompanhamento é o que mais gostarem, mas eu pessoalmente, adoro o iogurte e o mel para acompanhar esta receita!



Para o batido:
3 ameixas
2 maças grandes
Leite de soja qb (usei 1/4 do pacote)

Espero que corra bem desse lado! 
Bom apetite
* Bj sem espiga 



quinta-feira, outubro 24, 2013

Despertar sem Gluten

Começar o dia com uma fugidinha à rotina dá saúde e faz crescer!
Ok! não é bem este o ditado, mas dá claramente outra energia! 

Hoje o pequeno almoço é um grande despertar de Buda, acho que já o conhecem daqui!
Simplesmente ADORO! Tenho-me de controlar para parar de comer....


A receita é simples:
Algumas colheres de Despertar de Buda no fundo da vossa tigela. Por cima entornem um Iogurte Natural açucarado. Deixem no frigorífico este preparado, desde a noite anterior. Na manhã seguinte estas duas camadas tornam-se num verdadeiro "ai jaZus que te come todo sem parar" que eu assemelho a doce de figo - não me perguntem mas é a isso que me sabe e é VERDADEIRAMENTE Delicioso!!

Por cima juntei-lhes bagos de mirtilos e de Romã! As primeiras cá por casa. hummmm 





*Bj sem espiga

terça-feira, setembro 24, 2013

Pequeno almoço Glúten free

Bom dia Terça - feira.

aqui falei do DESPERTAR DE BUDA, assim como do VIVER BEM aqui!
Reforcei a dose e trouxe de novo o Despertar de Buda que adoro quando misturado com iogurte. 
Ao pequeno almoço de hoje juntei os mirtilos e uns figos, que a guardavam , desde sábado, pela sua vez! Foi hoje, juntei-os à mistura de iogurte e salpiquei com frutos secos.

E no fim....no fim, veio o melhor - a compota de amoras da mãe. MARAVILHA para a minha boca.

Estava muito bom, sim senhora, mas agora toca a despachar e a acelerar com as perninhas para chegar cedinho ao trabalho e aproveitar o dia ao máximo!!
Até já. 







sábado, agosto 03, 2013

Mais um pequeno almoço sem glúten

No fim de semana, o despertar é lento e faz-se um pouco mais tarde, até que o corpo preguiçoso resolva sair da cama por ele, sem ajuda de um despertador. Este pequeno almoço é otimo para um despertar cheio saúde e sabor.

Aqui há tempos tinha partilhado, aqui, esta mistura VIVER BEM, muito saborosa por sinal. Ontem nas minhas compras habituais, pelas lojas celeiro, descobri mais uma mistura sem glúten um verdadeiro despertar de buda lol… para os meus – os nossos - pequenos-almoços ou lanches - o que nos dá mais dores de cabeça.


Resolvi experimentar e fiquei rendida a este pequeno-almoço sem glúten, com alimentos nobres, como o trigo serraceno, as sementes de linhaça, a lucuma e a farinha de amendoa, livre de açúcares indesejados e de cargas tóxicas, é a mistura perfeita e altamente nutritiva, para enfrentar mais um dia.


A 4 colheres de sopa (aconselhado na embalagem) podem juntar a bebida favorita, aos batidos, aos sumos de fruta ou simplesmente agua. Pode ser servido frio ou quente e ainda podem juntar gojis, nozes, fruta, o que quiserem. ah a mistura já tem passas de uva. 



Eu juntei um iogurte grego e com as minhas doces framboesas Drupus que falei aqui, ficou para além de bom. Experimentem o sabor é delicioso. Pena ser caro, infelizmente, como todos os produtos sem glúten, mas a embalagem dura algum tempo, quer dizer se a vossa cara metade não vos atacar a embalagem...:)

Depois digam se gostaram!!
*bj sem espiga

segunda-feira, junho 17, 2013

Olá segunda (de volta à rotina)

Depois de uma semana de papo para o ar, vai custar, regressar à rotina, ai vai!! 
Para me custar menos, resolvi fazer um batido, para ver se me encho de vitaminas e se pelo menos até ás 10:30 tenho os email´s em dia.
Ai mas vaiiii-me custar tannnnttttooo. E aquelas maganas a continuarem na boa vida. 
Vá toca a despachar, enche-te da vitamina e sai de casa leve fresca e fofa e o que la vai, lá vai!!



Ao batido de frutos silvestres, juntei o Viver Bem, que já falei aqui! Fica muito bom e mais nutritivo. 
Há uma coisa que ainda não vos disse, o leite também não faz parte da minha alimentação diária, por isso os meus batidos são feitos com leite de soja, hoje em dia já muito mais fáceis de beber e com mais diversidade. Para quem não gosta de o beber simples, assim é uma otima maneira de o beber, não se nota. Obrigada A. pela dica dos batidos, estou mesmo fã. Uma maneira de beber mais leite e mais fruta de uma forma saudável.



*Bj sem espiga
* vá OK, não vivo só de vitaminas e no mundo saudável, conto com a cafeína para me manter   viva hoje.

quarta-feira, junho 12, 2013

Sabe bem por a mesa para mim

e dizer bom dia, ao meu dia, ao meu momento. Mesmo que não tenha muito, gosto de me sentar numa mesa composta e  dela apreciar todos os sabores que me oferece.

Os feriados trouxeram as mini-ferias, que me estão a dar tempo para tudo, cuidar da casa, organizar papeis, daquela gaveta - um dia conto - mimar o N, cuidar de Nós, conversas das amigas em dia, jantarinho com mano...e ainda é quarta! Que bom.











sábado, abril 27, 2013

Ai como é bom assim acordar

com o sol na janela e a magia no ar, podia ser uma musica mas é como começa mais um dia de Sábado, este especial, com cheiro a mar e sabor a "féria". 

Por aqui tudo igual a ontem, tranquilo e com muito sol. VAGA de FRIO? onde?
será que estou em modo tão descontraído que nem conta da vaga de frio? hum...

Aproveitem, que eu vou fazer o mesmo. Bom Sábado




A-DO-RO os pequenos almoços ao sol, sem horas e descontraídos. Muita gente me pergunta o que come uma celíaca ao pequeno almoço. Normal! pão...sem glúten!

sexta-feira, março 29, 2013

Panquecas sem gluten

Adoro pequenos almoços "de mesa", é sinal de fim de semana, com uma mesa composta, muita luz natural a entrar pelas janelas grandes da sala. Normalmente, durante a semana, o meu pequeno almoço é tomado a correr, por vezes até no carro - informo em primeira mão que o meu acordar não é facil nada fácil - Aliás acho até que não existirá, ao cimo desta Terra, nenhuma criatura que me consiga aturar durante o meu acordar, daí para a frente, e vá, até beber o primeiro café da manhã será tranquilo (se ninguem me levar à loucura). 

Andei toda a semana com uma vontade louca de panquecas, daquelas bem gordas com iogurte grego por cima, doces e afins e TUDO O QUE TENHO DIREITO ja que a semana não foi facil.  

Quando prontas, acompanhei-as com iogurte e uma calda, feita na hora.

E era disto que vos falava, a mesa -a minha mesa- de fim de semana a luz natural e o cheirinho a panquecas hummmm JÁzuS, que belo momento.

Bom Feriado


(Acho que vou a rebolar, até à cozinha, buscar um café....)


 


Receita sem Espiga aqui 



Ingredientes para 4 panquecas:
  • 3/4 de medida de farinha sem gluten (usei a da foto, à venda no El corte Ingles);
  • 3/4 medida de de leite;
  • 1 colher e sopa de açúcar amarelo;
  • 2 colhres de sobremesa de fermento em pó;
  • 1pitada de sal;
  • 1 colher de sopa de manteiga (derretida);
  • 1 ovo batido,
  • 1/2 colher de chá essência baunilha;
  • Raspas de limão, a gosto


Preparação da massa para as panquecas:

Misturar o açúcar, a farinha, o fermento e o sal. Noutra tigela, misturar os ovos, o leite, a baunilha, manteiga e adicionar aos ingredientes secos.
Aquecer uma frigideira e deitar a quantidade desejada, de modo a formar um circulo. assim que a massa lhe parecer mais consistente e dê para virar, volte a panqueca para que fique cozinhada.
Acompanhar com açucar e canela, com iogurte o que vos apetecer. Fiz, na hora, uma calda de frutos silvestres. Adoro regar as minhas panquecas com ele.

Preparação da calda:

Numa frigideira juntar açucar amarelo e água, na quantidade desejada, deixar ferver e juntar a mistura de mirtilos, amoras e framboesas, até se formar a calda.


sábado, março 23, 2013

Pequeno Almoço Sem gluten


Uóóóuuuu! que isto é mesmo bom...
Ontem passei pelo celeiro para fazer umas compras, a olhar para mim estava esta mestela que se entitula VIVER BEM ..... bem confesso que me chamou a atenção e coloquei-o no cesto (a ver vamos se com isto passo a viver bem).
Passo a explicar: trata-se de uma POWER MISTURA sem gluten, mas que qualquer habitante desta terra pode comer, digo eu, tem ingredientes super nutritivos como a linhaça, a lucuma - fruto do perú e muito energetico, cacau rico em magnesio e carregadinho de antioxidantes, trigo serraceno (isento da tal substancia perigosa para os celiacos - o gluten), amêndoas e perguntam voces:  e açucar nada?
pois é esta misturazinha tem o adoçante mais sustentavel do mundo, açucar de coco., ãh? e o melhor de tudo isto é que se pode misturar com um belo iogurte grego, daqueles, ou simplesmente com agua, e ainda juntar frutos secos, frutas enfim meus amigos  quente ou frio isto até que sabe mesmo bem....e se dizem que dá energia ainda melhor. Que isto aqui andamos em modo zombie...
facil, rapido, bom e dá para todos.
Já não comia uma papa há "canos".
Bom sabado

sábado, setembro 22, 2012

Bom dia Sabado

Um pequeno almoço de fim de semana para começar bem o dia.

Hoje não há praia, esplanadas, filmes para ver nem desculpas a inventar para não trabalhar. Chega de laréu. A palavra de ordem desta casa  é TRA-BA-LHAR

Ler, organizar e preparar tudo para uma semana que não se avizinha fácil.
Vamos la por mãos a isto.