quarta-feira, novembro 09, 2016

Bolo de chocolate cremoso sem glúten



Tenho andado num rebolice tão grande que o tempo me foge para fazer o que mais gosto. Cozinhar porque tem de ser e nem tempo tenho para registar aqui no blog as receitinhas e com direito a foto bonita. Bem, quem me segue via Facebook até vai acompanhando as receitas ainda que com fotos tiradas à pressa no telemóvel... Enfim será uma fase!!

Num destes dias o-mais-que-tudo pediu-me um bolo de chocolate, quem me segue sabe que não sou muito de chocolate, só de vez em quando, já ele come por dois. vai daí andei pela Internet para arranjar "aquela receita" que funcionasse bem sem gluten. Deitei o olho ao Chef Avillez, quer dizer ao bolo de chocolate do Chef josé Avillez, alterei para a fórmula magica gluten free e plimmmm!!!  Não é que ficou bom, mas bom?

Bem, tive de esconder o bolo, pois nem ele nem eu (que não sou muito de bolos de chocolate) lhes tirávamos os olhos de cima, para comer mais uma fatia depois de duas de seguida."Longe da vista, longe do coração" hahaahahah
Sou gulosinha sim, gosto de comer saudável, mas confesso já aqui que, fico doida por uma fatia de bolo ou um docinho de colher....uns docinhos de vez em quando não me tiram o sono.

Meus amigos celiacos virtuais este belo bolo de chocolate fica tão fofinho que, assim que o tirei do forno, me fez parecer um pão de ló de chocolate. Depois fica bem húmido e quando ainda quente (sim ele não resistiu e comeu uma fatia ainda quente) até parece mousse de chocolate. Quem quer uma fatia? já quase não há...
Este é daqueles que fica bem com a bola de gelado em cima....quem vai resistir?





O que vamos precisar:
250 gr de manteiga
200 gr de chocolate de culinária da Nestlé (sem glúten)
200 gr de açúcar
50 gr de farinha sem glúten (usei da Nacional sem glúten)
1 colher de sobremesa de fermento (a farinha já tem fermento)
1 colher de sobremesa de goma xantana (existem farinhas que já têm na sua composição esta goma, se for o caso não será necessário adicionar)
6 ovos
Açúcar em pó a gosto

Mãos na massa:

Pré aquecer o forno a 180 ºC.
Derreter a manteiga ou margarina com o chocolate, em lume brando (cuidado para não queimar.
Com a batedeira bater as gemas com o açúcar até se obter um creme esbranquiçado e cremoso. Adicionar o chocolate a este preparado até que fique homogéneo.
No fim, já sem batedeira, com a ajuda de uma colher de pau envolver a farinha e por fim as claras batidas em castelo.

Numa forma redonda, e para ser mais pratico, em vez de a untar com margarina e farinha, forrei-a com papel vegetal, verti a massa do bolo e levei ao forno por 50 minutos (embora a receita nos sugerisse 35 minutos - talvez para ficar cremoso). O melhor mesmo, e como os fornos são todos tão diferentes, é fazer o teste do palito para ver se está cozido e se está ao V. gosto - mais ou menos húmido/cremoso. já sabem a partir dos 35 minutos de forno, vão espreitando. 

Otimo para um fim de semana de filmes no sofá...hummm
Bom apetite
*Bj sem espiga 

Sem comentários:

Enviar um comentário