terça-feira, janeiro 27, 2015

Pudim Molotof é sem gluten




Este é mais um doce que eu adoro, fácil, rápido e sem glúten ao alcance de qualquer um de nós, basta arregaçar as mangas e conhecer-lhe as manhas...depois disso, não há razão para não sair na perfeição.

Digo manhas, pois este doce é particularmente sensível ás variações de temperatura e muita gente se queixa, minha mãe incluída, que baixa drasticamente de volume na hora de servir!

Ora então vamos ao que interessa, so terão de saber quantas claras têm de sobra ou quantas claras querem usar. A partir daí é simples:

1ªdica) Ingredientes:
nr de claras = nr de colheres de sopa de açucar = minutos de cozedura, portanto se tiverem 12 claras basta juntar 12 colheres de sopa de açucar e ficar 12 minutos no forno. Ok?  

2ªdica) preparação:
Juntar uma pitada de sal às claras, para ficarmos com maximo volume!

3ªdica) cozedura:

Jamais durante o tempo de cozedura pensem em abrir o forno. Depois de estar cozido, deixem-no arrefecer lentamente, dentro do forno. Nem com o forno totalmente fechado, nem com o forno aberto. Deixem-no entreaberto, só uns centimetros. Costumo colocar o cabo de uma colher de pau entre a porta e forno.

Conhecidas todas as dicas podemos começar, aqui fica a receita:
Ingredientes:
12 claras
12 colheres de sopa de açúcar mascavado
pitada de sal
caramelo liquido

Mãos na massa:
Pré-aquecer o forno a 220ºC.

Bater as claras em castelo com uma pitada de sal. À medida que comecem a ganhar forma ir acrescentando as colheres de sopa de açúcar. Nesta fase, podem também juntar algum caramelo, para lhe dar uma tonalidade mais escurinha.

Untar a forma com caramelo liquido e colocar as claras na forma. Bater com a forma, um pouco, em cima de uma mesa para garantir que não ficam espaços vazios. Levar ao forno por 12 minutos (neste caso, como foram 12 claras)!

Depois dos 12 minutos, desligar o forno e colocar a colher de pau de modo a permitir que o forno fique entreaberto. Deixar arrefecer por completo e desenformar.


Bom apetite 
*Bj sem espiga

* desculpem a foto mas foi na noite de Natal!! 

4 comentários:

  1. Lipita, esta receita não pede que a cozedura seja feita em banho-maria? Além destes truques conheço a adição de uma colher de sopa de maizena para não abater. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Esta aqui não! Faço exactamente como está escrito. Acho que é a mais simples e nunca me falha!
      Não conhecia essa da colher de maizena. Obrigada pela partilha de mais duas dicas para este pudim tão fofinho e docinho!
      Bj sem espiga

      Eliminar