Descobri esta massa fusilli, de cor escura, nas lojas Celeiro e decidi experimentar.
A cor escura que apresenta é porque é composta por trigo sarraceno. Apesar do nome poder enganar, o trigo-sarraceno ou trigo mourisco não contem glúten, na sua forma natural e pode ser consumido por nós, celiacos. Este grão é considerado uma fonte de energia muito nutritiva, rico em ferro, magnésio e fibras dietéticas. Apresenta mais proteína do que o arroz, trigo ou milho, e é uma excelente fonte de proteínas e de ferro. Estas razões e a sua cor rústica fazem com que seja sua fã!
A verdade é que, infelizmente, este produto não é barato tal como todos os produtos sem gluten. Mas essa parte já sabemos, e se a decidirmos comprar, há que usá-la de um modo comedido. E foi o que fiz com o prato de hoje, para o jantar!
Na verdade não preciso de um prato cheio de massa escura, se a misturar com a massa que usamos normalmente acaba por lhe dar um toque diferente e que não estamos habituados a ver por aqui, e ainda uma pitada de um grão tão especial como o trigo sarraceno.
O que vamos precisar:
1 abacate
2 tomates
1 vegetal a gosto (escolhi beringela)
Salmão
coentros
sal
azeite
alho
massa fusilli sem gluten
Mãos na massa:
Cozer os dois tipos de massa na mesma água, com sal, um fio de azeite e 2 dentes de alho. Mexer com um garfo para não agarrar. Assim que cozida, al dente, escorrer a água e reservar.
Temperar os lombos de salmão com sal pimenta, azeite e limão, levar ao forno até ficar quase no ponto. Quando o retirarem do forno, desfaçam-no em pedaços generosos e coloquem-no numa frigideira juntamente com os coentros e a beringela cortada em cubos. Deixar apurar, se quiserem podem juntar mais um pouco de azeite. Juntar o tomate partido em pedacinhos e já no fim o abacate cortado.
Envolver tudo na massa e servir. Serve-se muito bem como uma salada fria.
*bj sem espiga
Sem comentários:
Enviar um comentário