segunda-feira, março 13, 2017

Mini queques de cenoura | sem gluten

Fazia sempre com a minha avó G. uns mini queques que me deixarão recordações eternas. Em conjunto com ela, na mesa de pedra, dava-me as forminhas de papel para eu separar em cima dos tabuleiros, que ficavam prontos para ir ao forno. Enquanto estava entretida ela preparava a massa dos queques, e eu já só entrava na parte final, a melhor parte! Aquela em que a minha avó me deixava comer ás colheradas o resto da massa que ficava agarrada à taça, onde tinha batido à mão a massa dos mini queques. Hoje, acho que deixava mais de propósito...só para me ver satisfeita!

Lembro-me dos queques dela até hoje, do cheirinho e do sabor, mas com muita pena minha não os consigo fazer sequer parecidos. Foi com ela que tomei o gosto pela cozinha, a por amor na comida. Ela dizia-me que tudo o que se faz com amor tem outro sabor e é a pura das verdades! Talvez o amor dela fosse gigante, porque me lembro destes queques até hoje. Ela fazia-os assim, nestas mini forminhas, e eu achava-lhes graça. Assim que vi estas forminhas de papel lembrei-me logo dela e fiz estes queques de cenoura, bem rápidos de se fazer e de comer tambem ahahah


Receita:
i) No copo do liquidificador deitar todos os líquidos:
100ml de óleo
3 ovos inteiros
3 cenouras (retirar a casca e parti-las em pedaços pequenos)
1 pitada de sal 
Misturar, no liquidificador os líquidos, até obterem uma massa homogenea sem pedaços, liquida. Reservar.

ii) Numa taça, à parte, juntar todos os sólidos:
2 chávenas de farinha sem gluten (usei Doves Farm)
1 a 2 chávenas de açúcar (ao v. gosto)
1 colher de chá de fermento sem gluten para bolos

Juntar a mistura liquida aos sólidos e ir mexendo, envolvendo com a colher de pau.

Verter a massa nas formas de papel ou de silicone e levar ao forno a 180ºC ente 10 a 15 minutos, aconselho sempre a fazerem o teste do palito para ver se está cozido.
E estão pontos. 
Bom apetite
*bj sem espiga

4 comentários: