segunda-feira, junho 04, 2018

Arroz de pato sem gluten

Arroz de pato? Adoro! Mas até aqui era sempre a mãe que o fazia até que hoje decidi fazê-lo eu! e não correu nada mal. Ficou muito saboroso, o arroz não ficou solto solto (que não gostamos) mas também não ficou seco ou empapado. 




O que vamos precisar (para 2-3 pessoas):
Metade de um pato com pele
azeite q.b.
sal q.b.
1 + 1/2 cebola
1 alho francês
3 cravinhos 
Meio chouriço caseiro 
Arroz agulha - usei 2 medidas e meia de um copo 
1 gema de ovo 

Mãos na massa:
Vamos começar por cortar ao meio uma cebola, e em fatias grossas o alho francês. Numa panela alta, sobre um fio generoso de azeite coloquem a metade de pato com a pele virada para baixo, juntem os legumes, os cravinhos e temperem com sal. Deixem cozinhar e fritar a pele do pato um pouco. Depois adicionem água, quanto baste para aproveitar e fazer o arroz - Atenção que com a cozedura a água evapora muito, se necessário acrescentem água a meio da cozedura. Nesse momento acrescentem também o chouriço. Não se esqueçam de rectificar o sal.

Quando o pato e o chouriço estiverem cozidos, retirem-nos da agua de cozedura, deixem arrefecer e limpem-no de de peles, gorduras, osso e desfiem-no todo. O chouriço podem cortar umas 4 ou 6 fatias fininhas e o resto em cubinhos. Reservem toda a carne e a água da cozedura também.  

Para o arroz, refoguem metade de uma cebola, bem picadinha, num tacho com um fio de azeite. Assim que esteja dourada adicionem o arroz, para que frite q.b. Aos poucos vão juntando, a água de cozedura do pato, previamente coada, ou coando com um passador à medida que a juntam ao arroz com uma concha. Rectifiquem o sal se necessário.

O arroz fica com uma textura cremosa e são vocês que controlam essa textura à medida que lhes juntam a água. 

Quando o arroz estiver cozido (atenção que não necessita estar muito cozido, pois ainda vai ao forno), num pirex de ir ao forno coloquem uma camada de arroz, por cima o pato e o chouriço em cubinhos bem espalhados ao longo do pirex e por cima outra camada de arroz. Por cima pincelem com uma gema de ovo batida e decorem com as fatias de chouriço.
Levar ao forno só a tostar o ovo.

Bom apetite 
*Bj sem espiga 

Sem comentários:

Enviar um comentário