segunda-feira, abril 29, 2013

As farinhas e o Glúten

DIZER NÃO AO GLÚTEN !! É o meu lema para toda a vida!

Não comes Glúten? o que é isso?  
Esta é uma das perguntas que oiço frequentemente.Quem me conhece já não a faz mas para quem nunca ouviu falar lá vem o mesmo “ram ram” de sempre, até quase que sei a ordem das perguntas que se seguem…ahah. É normal, e claro não me importo nada de explicar ou de dar essa informação, sempre é uma boa forma de divulgação!

Para quem tem intolerância ao glúten ou doença celíaca, como eu, precisa de excluir da alimentação diária e para toda a vida, todos os ingredientes que contenham glúten ou simplesmente vestígios dele.
O glúten está presente em alguns cereais, tais como o trigo, o centeio, a cevada e a espelta. Mas não é para desanimar, pois existem muitas outras farinhas até bem mais saborosas e saudáveis que substituem a normal farinha, por exemplo:
A farinha de arroz
A farinha de alfarroba
A farinha de milho
A farinha de trigo sarraceno ou trigo mourisco
A farinha de castanha
A farinha de amêndoa
A farinha de soja
A farinha de grão de bico
A farinha de linhaça
A farinha de coco
A farinha de beringela



Como vêm, não nos faltam farinhas…e hoje em dia bem acessíveis, nas lojas celeiro, el corte Inglês e algumas nas grandes superfícies. Agora é ter ideias e meter as mãos na massa.

A aveia? nem branco nem preto, fica em zona cinzenta. Vários estudos científicos, que têm vindo a ser feitos, comprovaram que os doentes celíacos (recuso-me a ser doente) podem consumir este cereal no seu estado puro, o que acontece é que a aveia pode ser um cereal contaminado com outros tipos de cereais com glúten. Portanto, na DUVIDA, PASSO!!

*Bj sem espiga

1 comentário:

  1. A cerveja!! Só a cervejinha é que me matava!! ;)
    de resto, tenho provado comida com as farinhas sem glúten, e é bem saborosa, nem se nota!!

    ResponderEliminar