terça-feira, novembro 26, 2013

A receita que veio parar á internet

A D. Isabel disse-me logo; que não queria aparecer na internet, quando lhe pedi a receita das empadinhas que falei aqui, lembram-se? Estavam mesmo boas e só de me lembrar ....JáZus!!

Achei que se aparecesse só assim que não ia levar a mal e que era uma boa forma de lhe agradecer, mais uma vez, e de registar aqui neste cantinho a D. Isabel.


Como o prometido é devido aqui fica a receita de que tanto gostei.
Experimentem e digam-me se ficaram boas.
*Bj Sem espiga


RECEITA:

Ingredientes para a massa:

  • 1 chávena de agua
  • A mesma medida de farinha (a usada foi marca continente)
  • 1 colher de sopa de margarina ou de manteiga
  • 1 pitada de sal

Mãos na massa:
Num tachinho deixar  ferver a agua com sal. Juntar a margarina e a farinha. Mexer bem até que forme uma bola de massa.
Polvilhar com a mesma farinha a tabua ou a pedra, onde se quer trabalhar a massa. Amassar bem. Adicionar à medida que se vai amassando meia clara de ovo, diz a D. Isabel, que é para tornar a massa mais plástica e ser mais fácil de trabalhar. Como é que nunca me ocorreu tal coisa?
Depois de amassada estender com o rolo, não precisa ficar muito fininha. Corta-se a massa e enchem-se as forminhas. As forminhas foram as de aluminio propositadamente para manter as empadinhas bem direitinhas e não se desmancharem. E não é que não se partiram? Para fazer a parte de cima, basta virar uma forminha ao contrário e cortar à medida, para se fazer a tampa.


Ingredientes para o recheio :
  • 250gr de carne de vaca – já cortada em cubinhos
  • 250gr de carne de porco – já cortada em cubinhos
  • ½  ou ¼ de um chouriço
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • pitada de sal

Num tachinho, com um fio de azeite, picar uma cebola e um dente de alho e alourar. Juntar a carne e o chouriço e um pouco de agua para cozer. Tem de ficar bem cozidinha e com algum molho. Quando cozida, reservar o molho, e picar a carne na 1,2,3 quem não tiver esta relíquia pode ser numa qualquer picadora. Não precisam picar muito, para não ficar em papa. 
Junta-se o picadinho ao molho e junta-se um pouco de farinha sem glúten, para engrossar um pouco e ligar a carne. Assim o picadinho não fica seco.
Encher as forminhas, colocar a sua tampinha, e pincelar com o ovo para lhes dar o aspecto de douradinhas, depois de alguns minutinhos no forno.


Portanto como vêm, esta Srª não se limitou a fazer umas empadinhas, estudou literalmente o assunto, desde as forminhas a usar até à clara de ovo para ligar… e até a farinha ou  melhor as farinhas, foram compradas duas a da marca continente e a da Schar que veio para trás…

1 comentário:

  1. Obrigada lipita. Ja que nao tenho a D.Isabel ca em casa reata-me por maos á obra.;)

    ResponderEliminar