Com o aproximar do Natal e das festarolas próprias da época, com as visitas inesperadas cá a casa, e as mini ferias, apetecem-me sempre bolachas de manteiga, com mais ou menos imaginação, tenho sempre os meus 2 potes de vidro cheios, abertos a qualquer mão.
A massa ficou boa e fácil de estender com o rolo, o que é muito bom, já que, quase todas as massas sem glúten costumam ter uma grande afinidade com o rolo revelando uma forte tendência a unir-se a ele para sempre, género amigos para sempre!! Aqui não aconteceu e correu lindamente, mesmo com os cortantes a coisa deu-se.
Mas, ainda assim, de todas as receitas de bolachas de manteiga sem glúten, que experimento, esta ainda não é a tal do gostinho especial, ficaram deliciosas e são rápidas de fazer, mas muito crocantes, para mim!
Bom apetite
500gr de Farinha sem gluten doves farm
250gr de Açucar
120gr de manteiga
100ml de leite
Mãos na massa:
Juntar a manteiga e o açucar, misturar com a ajuda da batedeira.
Juntar a farinha pouco a pouco sem parar de mexer, assim como o leite.
Misturar bem até formar uma bola de massa.
Estender a massa e partam para a imaginação, usem formas ou mesmo a parte de cima de um copo ou chávena de café, para fazerem as vossas bolachas.
10 min no forno a 180 ºC
Que bom aspecto!
ResponderEliminarObrigada Lucente ;)
EliminarParecem ótimas! Não esfarelam? Costumo colocar nalgumas receitas psilio para aumentar a sua durabilidade e para não esfarelarem. Como fez a calda para a decoração por favor?
ResponderEliminarAna, zero migalhas! A calda é um simples glacê feito com açúcar em pó, sumo de meio limão (ou mais conforme quer o glacê) e 1 clara de ovo! uns 20 min. na batedeira. A este glacê pode-se juntar corantes para dar alguma cor, mas tenho sempre receio, ainda não descobri sem glúten! depois é deixar secar (demora - o melhor é fazer de noite para ficar a secar umas horas)
ResponderEliminarLipita, obrigada. É como faço mas, na foto está tão espesso que pensei ter algum truque extra. Tem corantes isentos da marca arcolor (creio que é assim). Procure na conta sugarsync que partilhamos no grupo Viva sem glúten, Portugal nas listas de produtos sem glúten. Compro na isto faz-se (várias lojas pelo país).
ResponderEliminarLipita fiz bolachinhas chocolate chips de sorgo, millet e amêndoa : figura de estrela aqui inspirada. Rebordos glacê Real com framboesa. Ficaram deliciosas e obrigada pela inspiração!
ResponderEliminarBom dia, tenho um filho com 3 anos celíaco e desde que encontrei este blog que tenho lidado muito melhor com a situação. Já tínhamos feito várias vezes bolachas e ficavam sempre desenxabidas e a esfarelar mas sempre achei que não havia opção, era mesmo assim e ele tinha que se conformar.
ResponderEliminarOntem experimentei esta receita e lá em casa ficámos todos extasiados!! São deliciosas, crocantes, com tudo o que uma bolacha com glúten tem!! Muito obrigada pelas receitas e pela partilha de vivências, tem-nos ajudado muito!
Obrigada!
Obrigada Inês, pelo comentário! Fico muito contente que vos tenha saído bem estas bolachinhas crocantes! A ideia do blog é mesmo a partilha... e a frase que diz "em ter de se conformar", é apenas uma fase, na verdade não é bem assim! Um celiaco pode comer bem, com muita qualidade e comida com bom aspeto também!! Já passei pelo mesmo, acho que todos passamos, depois com persistência e insistência vamos lá rapidamente! Fico contente por ter ajudado, e caso precise, estou mesmo aqui ao lado! Um bj
ResponderEliminarOla, parabens pelo blog, e sem duvida uma grande ajuda para quem e celiaco, obrigada mesmo.
ResponderEliminarGostaria de saber onde compra essa farinha?
A de milho funciona ou maizena? Ou e preferivel a farinha pre preparada para bolos? Muito obrigada bjinho
Olá Lídia obrigada fico muito contente em poder ajudar. Esta farinha faz a diferença vale mesmo a pena experimentar. Geralmente compro-a nas lojas Celeiro ou no hipermercado do El Corte Inglês. ;)
ResponderEliminar