terça-feira, fevereiro 18, 2014

Panquecas de trigo sarraceno

Bom dia
Para quê complicar o que é tão simples e delicioso?



Apesar do nome poder enganar, o trigo sarraceno ou trigo mourisco não contem glúten. É seguro para nós, celíacos!

Em Portugal não é muito conhecido, é verdade, mas o facto de não ter glúten, faz com que seja uma farinha alternativa à nossa dieta, levando muitos celíacos a procurá-la. Costumo comprar nas lojas Celeiro. 
Gosto de usar esta farinha ao pequeno almoço ou num brunch mais demorado. É considerado um energético, rico em ferro, magnésio e fibras dietéticas. 


A receita de hoje é simples, é a sugestão da embalagem desta farinha, com ligeiras alterações feitas por moi memme!! 

Estes crepes não são doces, mas sim salgados e com um toque de pimenta. Ótimos para acompanhar com um queijinho fresco e mel, ou simplesmente com manteiga! Mnhamy. Claro que o meu-mais-que-tudo prefere os doces (ás carradas), neste caso o doce foi de morango, da marca Sabores do Campo, que já vem rotulado sem glúten. 

A textura é mais "rijinha" quando comparados com os habituais crepes.



Esta farinha pode ser usada também para confeccionar pão, dando-lhe um aspecto mais rústico, bolos ou até mesmo para engrossar molhos. Podem–na usar como cereal e juntar ao vosso iogurte da manhã. 

*Bj sem espiga 
Bom apetite

VER RECEITA 



Vamos precisar de:

100g de farinha de trigo sarraceno              
80g de farinha de arroz 
1 pacotinho de leite de soja (20cl)
3 ovos inteiros
1 colher de chá de sal
pimenta a gosto




Numa taça juntar as farinhas, os ovos, o sal, e a pimenta. Aos poucos incorporem o leite e vão envolvendo até estar tudo homogeneizado.
Numa frigideira anti aderente ou noutra desde que untada com um pouquinho de óleo de coco, verter pequenas quantidades de massa. Assim que a massa começar a fazer bolhinhas voltem-no. Podem retira-lo da frigideira assim que estiverem como os da foto. 




Sem comentários:

Enviar um comentário