domingo, fevereiro 09, 2014

Vamos ás compras ou pomos as mãos na massa?

Descobriste que és celiaco? E agora? post VII 

Vão comprar alimentos sem glúten que não são bons! E vão perguntar como é que alguém come isto a vida inteira? Vai apetecer desistir? Talvez SIM. Mas um celíaco não come só estes produtos, lembram-se do post III, de quarta-feira? E a cozinha é a resposta para muita coisa!

À medida que vão provando, aqui e ali, esta marca ou a outra, vão conhecendo as vossas preferências. Lembro-me disto porque estive muito tempo até acertar com o “meu pão” de compra. Experimentei várias marcas e, até hoje, o meu eleito é o pão rústico da Schar, ou as massas, as minhas preferidas da Sam Mills por exemplo, mas gostos não se discutem, certo? E vocês vão encontrar as V. preferidas.

Costumo perguntar se gostam de cozinhar, porque acho que quem trata a cozinha por TU, tem mais facilidade em conhecer os alimentos, em realizar experiências (que muitas vezes não saem bem à primeira, nem à segunda) e consequentemente perceber onde está escondido o glúten, tanto na tua cozinha, como nas tuas compras normais do dia a dia.

Inicialmente, quando nos dedicamos ás receitas sem glúten, vão achar que temos de nos conformar porque o pão sai mal cozido, achatado e sem sabor, e é assim. Que os bolos saem baixos e sem apresentação, e que é normal, ou que as bolachas são desenxabidas, mas que não há melhor hipótese. Vão pensar que é assim mesmo, e será assim sempre! 
Lamento contrariar, mas não é assim para sempre! Os celíacos são amigos da insistência e da persistência!Quando finalmente fazemos aquele bolo pomposo, ficamos orgulhosos porque conseguimos! TLIM TLIM chegámos ao nível 3 – a partir daqui estamos aptos para fazer qualquer receita de bolo sem glúten. O próximo nível qual é? O pão….


Para quem não vai muito “à bola” com fogões e fornos, não se sintam pressionados por isto que escrevi! De certeza que entendem o que quero dizer, se comermos comida saudável e se soubermos que não tem glúten, é o caminho para o sucesso. Eu gosto de cozinhar, tenho sorte. Gosto de cozinhar só para mim, estar na cozinha sozinha e fazer algumas experiências que por vezes saem um autentico desastre, mas é dos desastres que saem as melhores ideias, por vezes. Gosto dos cheiros, dos sabores da cozinha, e da parte que se segue, a mesa. Os jantares longos entre amigos e/ou família. Adoro cozinhar para eles!

Tentem puxar este gosto, tentem insistir, sejam persistentes! Porque existem alimentos tão bons e saudáveis, que podem resultar em pratos que vocês adoram! Substituam, conjuguem, inventem mas experimentem! Vocês não imaginam o quanto melhor a vossa vida será!

Vão gastar mais €?

Sim, a princípio sim!
Vão querer experimentar todos os produtos que aparecem, mais que não seja para ver se é melhor que o outro que já experimentaram, e não são baratos…
Mas à medida que os vão conhecendo, as substituições que podem fazer e depois de começarem a cozinhar as vossas refeições de certeza que sairá bem mais económico. Por exemplo, existem vários tipos de farinhas alternativas ás que compramos sem glúten e bem mais em conta, como a farinha de arroz, a fécula de batata, a farinha de milho, a farinha de coco, o amido de milho - a conhecida maizena....

Muitos dos produtos sem glúten, já se encontram nas grandes superfícies. Hoje já consegues encontrar pão, massas, bolachas e biscoitos, cereais e afins no Continente, SuperCor, Jumbo etc. O Lidl já apresenta massas mais económicas, o Pingo Doce uns pasteis de nata maravilhosos - uma grande festa para a minha boca e a barriga agradece! Ainda assim, muito pouco para aquilo que precisamos...

As lojas Celeiro são o espaço onde encontras a maior diversidade de produtos sem glúten! 

Embora a oferta de produtos esteja a crescer em Portugal, ainda podes recorrer ás lojas online, como a Amazon, onde consegues obter os menos comuns e mais difíceis de encontrar por cá.



Que ajudas posso ter?

As ajudas que existem são poucas, infelizmente! Tenho fé que isto mude. Não?! Gosto de pensar que sim.

No entanto, os portadores de doença celíaca podem incluir no IRS, as despesas gastas com os alimentos sem glúten, desde que justificados por relatório medico.


Tenho direito a abono complementar por parte da ADSE?

Como posso requerer o Abono complementar?

Quem pode beneficiar do abono complementar ?


Ao fim destes 7 post´s, a minha mensagem é:


*Bj sem espiga
aproveitem bem o Domingo 

2 comentários:

  1. Descobri recentemente que sou celíaca e estou a apavorada!
    Vou seguir o seu blog!
    Uma dúvida que eu tenho: aveia tem glúten?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Originalmente não, mas a maioria tem por contaminação, você consegue sem glúten em lojas especializadas.

      Eliminar