domingo, maio 29, 2016

Rolinhos Vietnamitas, sem gluten






Há uns dias atrás lembrei-me de fazer uns rolinhos Vietnamitas. Aliás, já andava para experimentar há muito, e não é que para primeira vez até que ficaram lindinhos, bem saborosos e com um aspecto muito primaveril, apesar da nossa Primavera andar muito escondida.

Estes rolinhos não têm nada que saber, são fáceis de fazer e acabam por ser uma refeição diferente, fresca e por sinal bem saudável. 
O recheio pode ser o que vocês quiserem, carne, peixe ou só vegetariano. 

O que vamos precisar:
Folhas de arroz
Delicias do mar sem gluten
Pepino 
Cenoura 
Massa de arroz

Mãos na massa:

Cortar o pepino, as deliciais do mar e a cenoura em tirinhas. Reservar.
Numa panela com agua, cozer a massa durante uns 5 minutos (temperada com sal q.b).Como é muito fininha coze em pouquíssimo tempo. Assim que estiver cozida retirem -na da agua quente e reservem.

Vamos ás folhas de arroz. 
As folhas de arroz têm de ser hidratadas em agua fria. Tenham ao lado um prato com agua fria e um pano bem esticado. 

1)Colocar a primeira folha de arroz submersa em agua - de rígida vai passar a flexível. Quando estiver flexível, coloquem-na sobre o pano e estiquem-na se for preciso.

2) Colocar primeiro e no ponto x da folha (como na imagem), o que querem que se veja, portanto colocar primeiro os palitinhos alternados para ficarem bem coloridos. Depois, por cima dos palitinhos, uma pequena quantidade de massa de arroz, que vai ser a base do vosso rolo.

3) Enrolar de acordo com a imagem, que retirei da net. Colocar os ingredientes no ponto x, enrolar 1, 2 e 3 e por fim enrolar até ao final. As folhas de arroz colam bem, quando secas e não se desmancham.

Bons rolinhos por aí e bom apetite.
*Bj sem espiga


Sem comentários:

Enviar um comentário