quarta-feira, abril 26, 2017

Pãezinhos de Deus ou arrufadas sem glúten

25 de Abril! Dia da Liberdade!
Liberdade de escolha, e nós escolhemos celebrar o dia de ontem com uns pãezinhos de Deus ou arrufadas, sem glúten. Feitos e casa e saboreados ainda quentinhos. Deliciei-me!!




Eu fiquei deliciada porque há muitos mas muitos anos que não comia um e estes fizeram-me ir ás nuvens e voltar. A massa estava fofinha e húmida, o sabor divinal e a parte de cima tão docinha e com aquele sabor louco a coco.
O mais-que-tudo adorou e diz preferir estes aos outros de pastelaria. Chegou a dizer que foi o melhor pão de Deus que já comeu! Não sei se estava a ser simpático para me agradar. Espero os vossos feedback´s para saber se ele não está a exagerar eheheh 


Acabadinhos de tirar do forno.





O que vamos precisar:
25 cl de leite morno 
8 cl de agua morna
1 ovo 
100 gr de margarina

100gr de margarina180 gr de farinha Doves Farm Self Raising
200 gr de farinha Schar Mix Pan
50 gr de amido de tapioca
25 gr de farinha de milho 
1 + 1/2 colher de sobremesa de goma xantana
100 gr de açúcar

Fermento seco (usei metade de um pacotinho Schar)

Para o recheio/cobertura:
100gr de coco
80 gr de açúcar 
3 colheres de sopa de leite
1 ovo 
Açúcar em pó para polvilhar 

Mãos na massa:
Usei a maquina de fazer pão. Na cuba da máquina introduzir os líquidos e a margarina partida em pedacinhos. Depois o açúcar e as farinhas. Por fim o fermento.
Programar para amassar 1:30.

Assim que tenham a massa pronta, e com a ajuda de um pouco de farinha de milho fazer bolinhas com as mãos. Colocá-las num tabuleiro de ir ao forno sobre papel vegetal.  

Deixar fermentar mais um pouco em local morno, pode ser dentro do forno morno (antes aquecido a 50ºC). Passados 10 minutos batam um ovo e pincelem as vossas bolinhas, voltando a coloca-las dentro do forno por mais 10 minutos. *Atenção que o forno serve somente de local morno para que as bolinhas cresçam mais um pouco, não está ligado!

Para o recheio/cobertura:
Num recipiente juntar o açúcar, o coco, o leite e o ovo batido. Envolver bem com uma colher para que todos os ingredientes fiquem bem misturados.

Façam um corte nas vossas bolinhas e insiram uma colherada da mistura de coco. O corte serve para que esta mistura doce entre um pouco dentro da massa, deixando as nossas arrufadas mais húmidas e doces. 

Levar ao forno pré-aquecido a 180ªC por 15 minutos. *Sugestão: façam sempre o teste do palito, os fornos são todos diferentes.

Depois de os retirarem do forno deixar arrefecer e polvilhar com açúcar em pó.

Antes de irem para o forno.


|Receita adaptada do blog Vidas sem gluten


*Bj sem espiga e bom apetite

3 comentários:

  1. Olá Lipita! Durante quanto tempo é que amassou a massa: 1h30 min ou 1min30s?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Desculpe perguntar o que é amido de tapioca? E onde comprar?

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde
    A sua receita tem óptimo aspecto!
    Tenho todos os ingredientes menos a farinha de milho. Qual a melhor a usar - branca ou amarela? Fina? Pode ser substituída por maizena?
    Muito obrigada

    ResponderEliminar