Quem não gosta de umas almôndegas com esparguete? Desde miúdos a graúdos.... todos apreciam este prato super guloso e saciante e caso seja feito, por nós, em casa, ainda sabe melhor. Digo isto porque o fazemos desde o inicio, desde as bolinhas de carne até ao molho natural sem ser de pacote e isso é tudo. e faz-se super rápido, não pensem que dá muito mais trabalho.
Como sabem, vem ai uma bebé e como levo a vida de uma forma despachada e prática já estou mesmo a ver que não vou ter tempo de estar a pensar em jantares e almoços quando a bebé nascer. Mas também não tenho dinheiro para andar a comer fora, nem me estou a ver a ficar dependente de marmitas da mãe ou da sogra, nãhmmm. Então vai daí combinámos que à medida que fazemos as refeições diárias, fazemos em maior quantidade para depois congelar, organizadas em caixinhas, rotuladas e datadas.
Então com as 800 gramas de carne, que o mais que tudo mandou picar no talho, resolvemos fazer almôndegas. Rendeu 28 bolinhas de carne, 8 delas fizemos com molho de cogumelos e foi o nosso jantar e as restantes fizemos com um belo molho de tomate para congelar em duas doses.
Deixo aqui um alerta, para os iniciantes celiacos, para que tenham cuidado com almôndegas, hambúrgueres, salsichas frescas e a própria carne picada embalada, isto porque quase todas têm pão ralado ou farinha de trigo na sua confecção. Assim comprem com certeza de que o produto embalado menciona isenção de gluten, ou comprem a carne e mandem picar num talho da vossa confiança, ou piquem em casa se tiverem maquina.
O que vamos precisar:
Para as almôndegas:
800g de carne de vaca picada (28 bolinhas)
2 colheres de sopa de pão ralado sem gluten
Dois ou três dentes de alho picadinho
1 ovo
Sal e pimenta a gosto
Misturar tudo e fazer bolinhas todas iguais.
Dois ou três dentes de alho picadinho
1 ovo
Sal e pimenta a gosto
Misturar tudo e fazer bolinhas todas iguais.
Para o molho:
(e só para 8 almôndegas)
1 cebola
Azeite
Sal e pimenta
Natas
Cogumelos portobelo
Mãos na massa:
Num tacho levar ao lume um fio de azeite e alourar a cebola bem picadinha. Assim que esteja lourinha adicionar as almôndegas e deixar fritar para que ganhem cor e fiquem pré-cozinhadas.
Logo que estejam cozinhadas reserva-las num recipiente à parte.
No mesmo tacho adicionar ao azeite e ao suco libertado pelas almôndegas, os cogumelos partidos em cubos e deixem cozinhar. Se acharem que necessita juntem um pouco mais de azeite. Adicionem as almôndegas pré-cozinhadas e deixem cozinhar os cogumelos. Juntem depois um pacote de natas e deixem cozinhar por mais 10 minutos. Se acharem que o molho está muito espesso juntem um pouquinho de leite, e já está. Pronto a ir para a mesa.
Podem acompanhar com arroz ou com massa. Com este molho não vai sobrar nada para contar a historia. ehehehehe
Bom apetite
*Bj sem gluten
Sem comentários:
Enviar um comentário