Que doces típicos de Natal gostam de ter na vossa mesa? Aqui o que não pode faltar são sonhos, sejam eles com calda, de cenoura ou de abóbora ou com açúcar e canela têm de estar na mesa de Natal. se não nem me sabe a Natal. Há três coisas que não podem faltar, no "meu Natal" , bacalhau com couves, perú e sonhos ahahahha
Várias pessoas me tinham pedido receitas de sonhos de cenoura sem gluten e resolvi experimentar este ano. Saíram bem bonitos redondinhos e saborosos. No outro dia ainda estavam bons e para nosso espanto ainda se comera passados dois dias. Verdade ainda estavam fofinhos.
Porque o Natal tem de chegar a todas as mesas deixo aqui a receita sem gluten para que celiacos possam também comer e deliciar-se com os doces típicos de Natal.
O que vamos precisar:
100 gr de cenouras
125 ml de leite
125 ml de agua
50 gr de manteiga
1 casquinha de limão
1 pitada de sal
50 gr de açúcar opcional - como leva depois açucar e canela podem não adicionar açucar à massa.
25 gr de polvilho doce
125 gr de farinha de arroz
4 ovos
Mãos na massa:
Cozer as cenouras cortadas em pedaços. Coar a agua e reduzi-las a puré. Reservar.
Levar ao lume a agua, o açúcar, o leite, a manteiga, o sal e a casquinha de limão.
Assim que levantar fervura retirar o tacho do lume e adicionar as farinhas de uma só vez e mexer fortemente até se formar uma bola de massa separando-se do tacho. Retirem a casca de limão.
Se, na massa, ainda aparecerem pontos de farinha por absorver amassa-se com as mãos numa bancada até ficar homogénea.
Deixar arrefecer a massa.
Assim que estiver fria, colocar a massa num recipiente ou num processador e incorporar um ovo, bater energicamente e acrescentar o puré de cenoura e depois os restantes ovos.
Fritar pequenas colheradas em óleo ou azeite quente. Enquanto fritam piquem-nos com um palito para se irem virando sozinhos e crescendo mais.
Escorrer em papel absorvente e polvilhar, ainda quentes, com açúcar e canela.
Sem comentários:
Enviar um comentário