terça-feira, dezembro 25, 2018

Filhoses de Natal sem gluten


Ainda não nos tínhamos aventurado nas filhoses sem gluten, resolvemos, este ano meter as mãos na massa e não é que surpreendeu tudo e todos? 

A massa foi rápida a amassar, fácil de estender e depois de fritas ficaram super estaladiças e empoladas - o que dizem ser bom sinal.

Para que o Natal chegue a todas as mesas celiacas partilho aqui a receita:

O que vamos precisar:
3 ovos
Raspa de uma laranja 
2 colheres de sopa de azeite
Meio pacotinho de fermento Fermipan sem gluten (dissolvido em 10 cl de agua morna)
1 pitada de sal
100 gr de farinha sem gluten Doves Farm self raising
200 gr de Mix Schar pan
1 cálice de vinho do porto ou favaios - podem substituir pelo sumo da laranja

Mãos na massa:
Dissolver o fermento em agua morna e mexer bem.
De seguida misturar a farinha, o sal, a raspa da laranja, o cálice de favaios ou o sumo da laranja. 

Abrir um buraco no meio das farinhas e juntam-se os ovos inteiros um a um. Amassar muito bem até que tudo fique bem homogéneo e comece a descolar das mãos, caso não fique com esta consistência vão acrescentando um pouco de farinha Doves farm até que consigam formar uma bola de massa. Deixem descansar a massa, por uma hora, em local protegido e tapado com um pano (coloquei dentro do microondas). 

Depois de fermentar e dobrar o volume retirem pequenos pedaços e estendam a massa (o mais fino que consigam), sobre uma superfície de pedra enfarinhada, com a ajuda de um rolo da massa. Façam pequenos quadrados ou rectângulos cortando-os também a meio como na imagem abaixo. 

Aqueçam o óleo, fritem as filhoses e retirem-nas do óleo para cima de papel absorvente. Polvilhem com açúcar e canela e levem para a mesa.

No outro dia continuam estaladiças. Confirma-se.



Bom apetite 
e boas gulodices sem gluten
*Bj sem espiga 


2 comentários:

  1. nossa que delicia , lembro quando podia comer os que minha sogra fazia mas com trigo e agora vou poder matar essa vontade, obgda e mil beijos

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, descobri muito recentemente q vou ter de cortar o glúten e já estou a stressar com o Natal 🥲 espero conseguir fazer esta receita, MT parecida à tradicional da minha avó

    ResponderEliminar