quinta-feira, abril 06, 2017

Pataniscas de bacalhau e Courgetes | sem glúten e sem lactose

Acreditam que nunca tinha comido pataniscas? Verdade!!!

Pois é, são feitas com farinha de trigo e como tal trigo é coisa que não entra na minha boca há muitos e muitos anos! Mas porque não fazê-las em casa e com farinha sem glúten? Fácilllll 
Por acaso não dão trabalho nenhum a fazer. Nem a fazer nem a comer ahahaahah


As pataniscas são uma especialidade de grande sucesso em Portugal. Servidas como entrada, petisco ou mesmo como prato principal são típicas da nossa gastronomia.
É considerado um prato de aproveitamento de sobras de bacalhau, na verdade é isto que me atrai na nossa gastronomia, o facto de termos tantos pratos diferentes de reaproveitamento. Somos um povo bem criativo, e se há sitio para ser criativo é na cozinha.

Hoje mesmo se reinventam pratos de pataniscas: de atum, de pescada de qualquer outro peixe, de frango e/ou de legumes e até doces, como por exemplo de maçã.

Mantendo-nos no modo tradicional (mais ou menos - acrescentei courgetes) vamos à receita, a pedido das familias que me seguem via Facebook eheheeh.

O que vamos precisar:
400gr de bacalhau demolhado
1 cebola pequena
3 ovos
meia courgete ou uma se for pequena
50gr farinha - usei Schar para pão
salsa q.b.
óleo para fritar  
sal q.b.
pimenta q.b.


Mãos na massa:

Demolhar o bacalhau, cozer, retirar peles e espinhas e lasca-lo. Reservar.
Juntar os ovos com a farinha até obter um creme homogéneo.

Picar a cebola bem picadinha, assim como a salsa e adicionar ao creme anterior. De seguida e depois de tudo envolvido acrescentar o bacalhau em lascas e as courgetes em cubinhos. * Temperar se necessário e se gostarem com sal e pimenta q.b.

Com ajuda de uma colher de sopa, fritar "colheradas" do creme, em óleo bem quente, de ambos os lados, até ficarem douradinhas.

depois de fritas colocar as pataniscas num prato com papel absovente para retirarem o excesso de gordura.

Se não gostarem de fritos, ou porque é bem mais saudável, podem fazer no forno a 200ºC por 30 minutos. Não ficam com a mesma apresentação mas ficam naturalmente mais saudáveis. As próximas vou fazê-las no forno!


*Se acharem que o creme está muito grosso acrescentar um pouco da agua de cozedura do bacalhau. Caso contrario, se acharem o creme demasiado liquido acrescentar mais um pouquinho de farinha.

*bj sem espiga 
Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário