quinta-feira, janeiro 31, 2019

Pão moldável de alfarroba | sem gluten e sem lactose

Há muito que andava para fazer pão de alfarroba em casa, mas a procura de alfarroba livre de gluten, para mim, não tinha tido sucesso. Até que, num destes dias, me deparei com um pacotinho, no Celeiro, que se riu logo para mim e eu para ele. Trouxe-o para casa e com ele fiz este pãozinho delicia. Não tem açúcar, não tem tempos de espera para fermentação, mas pode ter, não é necessário maquinas para bater ou amassar...enfim mais simples não podia ser. Ora espreitem:




O que vamos precisar:
240gr de farinha Schar Mix Pan
140gr de Farinha de arroz
50 gr de polvilho doce
50 gr de farinha de alfarroba sem gluten
40 cl de agua morna 
4 colheres de azeite
1 pacote de fermento seco sem gluten
1 colher de sobremesa de sal grosso

Mãos na massa:
Pré aquecer o forno a 180ºC. 
Misturar as farinhas com o fermento e o sal. De seguida adicionar o azeite e aos pouco a água. Misturem tudo com uma colher/com a mão ou mesmo na batedeira com as pás para massa, até ficar uniforme. 

Numa folha de papel vegetal polvilhada com farinha de arroz acabem de moldar a massa ao vosso gosto. Aqui fizemos uma bola grande para fazer um único pão redondo, mas podem fazer vários mais pequeninos, ou baguetes...ou o que a vossa imaginação quiser!

Sobre a grelha do forno, levar a massa de pão a cozer, sempre com a folha de papel vegetal por baixo. Deixar cozer por 30 a 40 minutos. verifiquem sempre, antes de tirar, com o palito, tal como fazem nos bolos. 

O pão fica extremamente fofo, sem migalhas ou seja de miolo agregado e bem saboroso. Para quem acha que a alfarroba fica muito intensa, podem colocar somente 25 gr em vez de 50 gr. 
No dia seguinte mantém-se igual, mas podem sempre congelar ás fatias e ir tirando conforme precisem.

Espero que gostem
*bj sem espiga 


2 comentários:

  1. Olá, muito obrigada pela receita, estou muito curiosa para fazer para o meu filho! Uma questão, onde compra a FARINHA DE ALFARROBA sem gluten?
    Obrigada,
    Inês

    ResponderEliminar
  2. As colheres de azeite são colheres de sopa ou sobremesa?obg,pus de sobremesa já está a ir p o forno mas gostava de saber p se não ficar mto bom aperfeiçoar

    ResponderEliminar