quarta-feira, fevereiro 22, 2017

Pescada escondida

A pescada que ninguém percebe que está a comer! 


Disse à minha mãe que ia fazer pescada cozida para o jantar e ela  torceu logo o nariz! Percebeu que ia usar pescada congelada, que na verdade tem um gosto pouco ou nada parecido com a pescada fresquinha. Aconselhou me a não fazer, porque vinham pessoas cá a casa e isso não se dava a visitas eheheeh Arrisquei e todos aprovaram (ela incluída).

Partilho convosco como fiz e vão ver que todos vão gostar aí em casa. Na verdade é um descanso este prato de forno e conforto, quando temos visitas. O prato fica no forno e nós junto das visitas. O que mais gosto!! 

O que vamos precisar:
4 lombos de pescada (para 4 pessoas)
3 dentes de alho
1 cebola 
1 alho francês
300g de cenoura ralada (3 mais ou manos)
sal e pimenta
1 limão
coentros q.b.
delicias do mar sem glúten, a gosto
Batata palha sem gluten

De inicio preparei logo o seguinte:
Duas fatias de pão sem gluten + coentros q.b + 2 ou três colheres de pão ralado sem gluten + um fio de azeite +1 dente de alho grande
Num triturador reduzir tudo pó. Vamos ficar com um belo pão ralado aromatizado a alho e coentros - esta mistura, enquanto está no forno vai deitar cá um cheirinhoooo, que vão ver! Reservem.

Para o bechamel:
50cl de leite
60 g de Maizena
60 g de manteiga
sal e pimenta
1 pacote natas

Mãos na massa:
Temperar os lombos de escada com limão, sal e pimenta a gosto. Levem-nos a cozer em cerca de 50cl de leite junto com um dente de alho e tomilho (pode ser outra erva aromática que gostem ou que tenham em casa). Quando cozido retirem a pescada e lasquem-na. Reservem. Assim como o leite da cozedura.

Numa frigideira com um fio de azeite alourar a cebola picada e o alho picado. Quando refogados adicionem o alho francês e a cenoura ralada até amolecerem. E por fim juntem-lhe a pescada desfeita e as delicias do mar. Envolvam tudo e reservem.



Para o molho bechamel:
Num tacho levar ao lume o leite onde cozeram a pescada, a manteiga, sal e pimenta e a Maizena (desfeita num pouco de leite frio). Vão mexendo sempre até engrossar. No fim adicionem as natas e envolvam cozinhando mais um pouco.

Num tabuleiro de ir ao forno colocar uma camada de batata palha no fundo, por cima a mistura de pescada e por fim outra camada de batata. No fim, por cima, vertam o molho branco com a ajuda de uma colher, distribuindo uniformemente por todo o tabuleiro. Se quiserem piquem com a ajuda de um garfo para ajudar o molho a ir para baixo e a preencher todos os vazios deixados pelas batatas. 
Polvilhem com o vosso pão ralado e levem ao forno até ficar bem lourinho. 

Bom apetite 
*Bj sem espiga

3 comentários: