quarta-feira, dezembro 20, 2017

Pão de castanha feito na batedeira | sem gluten e sem lactose

Geralmente faço o meu pão em casa. Porque me sabe melhor do que os de compra, porque sei o que como e porque consigo controlar a quantidade de sal e de açúcar no pão.


Mas também é certo que gosto de variar em termos de sabor e texturas, este foi feito com farinha de castanha da Amalgama, que eu tanto gosto. Adoro a sua textura, e o seu sabor suave a castanha.




O que vamos precisar:

100 gr de farinha de castanha da Amalgama
450 gr de farinha sem gluten da Schar mix pan
1 pacotinho de fermento seco sem gluten para pão 
1 colher de chá de goma xantana 
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de mel
0,50 L de água morna


Mãos na massa:

No recipiente da MFP, juntar os líquidos e seguidamente os sólidos, tendo o cuidado de não misturar o sal com o fermento. 

Bater a massa por aproximadamente 10 a 15 minutos. Assim que esteja tudo homogéneo, forrar uma forma de bolo inglês, com papel vegetal e verter a massa para dentro da forma. 

Aqui o que faço, para garantir o processo de levedação, é ligar o forno a 50ºC e coloco a forma, com a massa, lá dentro. Assim que dobra o volume ligo o forno a 180ºC e deixo que coza durante  40 a 50 minutos. Não se esqueçam do teste do palito.

*Se quiserem uma crosta mais rija e um pão com mais cor, pincelem com azeite antes de ir a cozer.

*bj sem espiga e boa diversão a fazer o vosso pão 

1 comentário:

  1. Excelente receita. Gostei muito. Onde posso comprar a farinha de castanha da Amalgama? Sei que é uma empresa em Famalicão mas aqui em Gondomar e no Porto não consegui encontra-la, ainda. Obrigada.

    ResponderEliminar