terça-feira, outubro 15, 2013

Bom dia Filipina

O fim de semana pelo Alentejo (depois mostro-vos aquele lugar escondido, mas tão lindo) despertou-me cheiros e sabores. Abriu-me o apetite para castanhas, que não resisti a comprar numa feira por onde passei. Parte delas já foram e estavam mais do que boas. Confesso que já tinha saudades deste cheirinho cá por casa. Gosto tanto, deste ritual, desde que saem do forno até à mesa e tirar-lhes a casca, oferecer uma e comer outra, e ter a sorte de haver uma filipina ;) conhecem o jogo??

O "bom dia filipina" é um jogo simples, que se joga quando, a comer castanhas, ou qualquer outro fruto, se encontram duas partes iguais contidas no mesmo invólucro que normalmente tem apenas um. Ora bem, cá vão as regras: assim que se encontre o fruto duplo, deve-se comer uma parte e oferecer a outra a alguém com quem se queira jogar. No dia seguinte a primeira pessoa a dizer " bom dia filipina" ganha. O quê? não sei, mas que gosto da palavra ganhar, ai gosto ;) 

Ontem, enquanto se descascavam as castanhas, apareceu uma dessas. Dividimos uma parte para cada um, com um sorriso, acompanhado de um " vou-me esquecer disso! perco sempre este jogos". 


Mas querem saber a melhor, ainda meio a dormir, a primeira coisa que disse foi "bom dia filipina", claro que despertou algumas gargalhadas...e é tão bom acordar a rir.

Estou à espera da minha prenda...ainda!!! 



1 comentário:

  1. Filipina só conheço as bolachas! Mas é giro o jogo.
    Adoro castanhas, também estou desejosa de as comer.
    Bjs

    ResponderEliminar