sexta-feira, agosto 03, 2018

Bolo de ananás, um clássico mas sem gluten


Lembro-me deste bolo desde a infância. Era um clássico das mesas de chá. Feito em forma redonda com ou sem buraco, ficava sempre com um aspecto divinal. Mas querem saber? Nunca lhe ligava muita importância. Até porque acho que já sendo celiaca, sem saber, me protegia sempre do pão, dos bolos e das pizzas....eram coisas que simplesmente dizia que não gostava. Hoje acho que era protecção inconsciente, como ficava mesmo mal disposta quando comia "trigo, cevada, centeio" o melhor mesmo era evita-los, claro sem saber! A natureza tem destas coisas. 

Bom memorias à parte, lembrei-me deste bolo nem sei bem porquê, mas meti na cabeça que seria este o eleito. Fui para a Internet à procura do que me parecia a melhor receita, claro que adaptei à versão sem gluten. A receita eleita foi esta, que copiei deste blog que desde logo gostei, obrigada No conforto da minha cozinha




O que vamos precisar:
5 Ovos
200 gramas de Açúcar (mas podem reduzir para 150)
Meia chávena de Óleo
250 gramas de Farinha (usei Doves Farm Self Raising)
1 colher e meia de chá de Fermento em pó, sem gluten
1 Lata de Ananás em rodelas (usei duas das pequenas, do Lidl)
1 chávena de Calda de Ananás (que vem na lata)
Caramelo q.b.

Mãos na massa:
Separamos as gemas das claras. Batemos as claras em castelo firme. Reservamos. Batemos as gemas com o açúcar até obtermos um creme fofo e esbranquiçado. Adicionamos metade da calda de ananás e o óleo. Misturamos. Adicionamos a farinha com o fermento aos poucos e incorporamos. Envolvemos delicadamente as claras batidas em castelo. 
Barramos uma forma de buraco com caramelo. Dispomos as rodelas de ananás pela forma (ver no vídeo como) e colocamos a massa por cima.
Levamos ao forno a 180ºC (não pré-aquecemos) por 40 a 50 minutos ou até o palito sair limpo. Picamos o bolo com um garfo e regamos com a restante calda.
Passamos uma faca à volta da forma e desenformamos ainda quente. Servimos morno ou frio. 

Bom apetite
*Bj sem espiga




Sem comentários:

Enviar um comentário