segunda-feira, outubro 31, 2016

Tapioca doce (sem glúten)

Fazer ou não fazer tapioca? 
Já por várias vezes faço este doce cá em casa e a maior parte das vezes surpreende pela sua textura. As bolinhas doces que parecem de gelatina e que dançam na nossa boca!!
Já aqui tinha publicado uma receita de tapioca doce mas desta vez fiz de uma maneira diferente. E como é noite de Halloween demos-lhe uma cara de terror!!!


O que vamos precisar:

100 gr gr de tapioca (da marca Globo, à venda no Continente, Jumbo ou Pingo Doce)
150 gr de açúcar mascavado
0,5l de leite  
2 ovos
canela q.b.

Mãos na massa:

1) Colocar a tapioca num recipiente e cobri-la com água. Se absorver toda a agua voltem a colocar mais e assim sucessivamente, até ficar totalmente saturada  e não consiga absorver mais. Assim vai dobrar o volume.
Fiz este processo uma ou duas horas antes, mas podem deixar de um dia para o outro.

2) Colocar o leite ao lume, quando quente deitar a tapioca demolhada e mexer. Deixar incorporar e quando tenha absorvido o leite juntem-lhe o açúcar. Mexer, sempre para não deixar agarrar, tal e qual como se estivessem a fazer arroz doce. Deixar ferver sem agarrar, para que a tapioca coza.

3) Quando deitar goma e estiver cozida, apaguem o lume e deixem arrefecer um pouco. 
Batam as duas gemas com um pouquinho de leite e vertam na tapioca mas, cuidado não parem de mexer para não cozer as gemas. Voltem a ligar o lume, e sem parar de mexer, deixar cozer mais um pouco, até começar a ferver. 
Apaguem o lume e reservem. 

4) Bater as claras em castelo, e com o lume baixo incorporá-las envolvendo bem, até que fique um creme homogéneo e bem volumoso. A tapioca está pronta a servir, depois de a polvilharem com canela a gosto. Uma maravilha.

Bom apetite 
*bj sem espiga

Sem comentários:

Enviar um comentário