quarta-feira, julho 24, 2019

Pão de panela com polvilho \ sem gluten

Há quem diga que sou maluca por fazer pão em casa. Primeiro porque dá imenso trabalho...dizem! depois porque demora imensoooo tempo... dizem!

Então eu repondo:


1) Fazer pão em casa permite-nos escolher os ingredientes que usamos, podendo torna-lo  menos calórico e mais nutritivo. 

2) o trabalho que dá é colocar os ingredientes numa batedeira ou cuba da MFP e depois levar ao forno, qual é o trabalho que isto dá?

3)só temos de dar tempo a que a maquina misture todos os ingredientes, se for o caso esperar até fermentar e tempo de ir ao forno. se bem que entre estes tempos faço imensas coisas...por isso não me ocupa assim tanto tempo.  






Acredito que fazer pão sem gluten não seja fácil à primeira, nem à segunda. é preciso mão e isso ganhamos com as tentativas e com a experiência. Posso-vos dizer que os meus primeiros pães eram massudos, crus, esfarelentos ou mesmo severamente abatidos, ocos mesmo. 

Tenho imensa gente que me diz que não consegue fazer pão e que não acerta com nenhuma receita, tento sempre fazer ver que fazer massas sem gluten nunca foi simples até porque como sabem, as nossas massas não têm goma ou qualquer tipo de elasticidade e por isso é preciso dar-lhe uns pozinhos extra. 

Para além disso é preciso insistir com a mesma receita algumas vezes, porque se não sai bem à primeira à terceira vai sair. Verdade! Persistência e força de vontade será sempre o lema de um celiaco, é ou não é?

Esta receita é a que uso sempre, mas desta vez usei polvilho azedo, na verdade foi uma experiência, que até saiu bem e por isso partilho convosco. Mas aqui uma coisa só para nós continuo a preferir aquela que uso sempre " a minha receita de pão favorito e que faço "n" vezes". Achei este um pouco denso apesar de lindo.

Aqui o truque foi outro, que já vi imensas receitas com ele, mas que até hoje nunca tinha experimentado. O truque da panela de barro. já conhecem? eu conto tudo 

O que vamos precisar:
400 g de farinha para pão Schar 
100 g de polvilho azedo (como o polvilho já tem goma não coloquei goma xantana)
400 g de agua morna
1 colher de sopa de azeite 
1 colher de chá de sal grosso
1 saqueta de fermento seco (fermipan ou schar)

Mão na massa: 

Pré-aquecer o forno a 200 graus.
Dissolver em agua morna o sal e o azeite - misturar bem. Adicionar o fermento e misturar muito bem de novo. Pode ser na batedeira.
Adicionar as farinhas e misturar por 10 a 15 minutos. Deixar descansar ate dobrar o volume.
Retirar a massa da cuba da batedeira e numa bancada enfarinhada e colocando sempre mais farinha dobrem a massa e dobrem de novo género como se estivessem a amassar e vão dando forma ao pão, sempre adicionando farinha. Quando tiver a forma que desejem façam um corte na parte superior.

Numa panela de barro enfarinhada coloquem o vosso pão, fechem o tacho e levem ao forno por 30 minutos. Passado esse tempo retirem a tampa deixando cozer mais uns 10 minutos para que fique mais tostadinho e com crosta crocante (podem ligar a grelha se tiverem). Também podem colocar o pão fora da panela o tempo final.

Testem e desfrutem de uma bela fatia de pão torrado ou só assim fresco ao pequeno almoço .
*Bj sem espiga

10 comentários:

  1. Excelente receita, e não tem nada de difícil mesmo! Obrigada por compartilhar.

    ResponderEliminar
  2. É possível substituir o polvilho azedo pelo doce? Já fiz a receita e ficou ótima mas com o polvilho azedo fico indisposta

    ResponderEliminar
  3. O que e a farinha shar?Nunca ouvi falar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz um pão marAvilhoso mas queria publicar a foto.

      Eliminar
  4. Bom dia, olha eu gostei muito da receita, mais não sei o que é shar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Farinha multiuso sem glúten, da Schär, é um excelente substituto para a farinha de trigo em diversas preparações doces ou salgadas, como massas, pães e bolos. Uma mistura de farinha de arroz, farinha de arroz integral e farinha de lentilhas, ingredientes Naturalmente sem glúten.

      Eliminar
  5. Tem de ser mesmo numa panela de barro ?

    ResponderEliminar
  6. Faço semanalmente esta receita, deixo um tabuleiro com água por baixo do tabuleiro do pão, fica mais fofo.

    ResponderEliminar