segunda-feira, novembro 06, 2017

Risoto de bacalhau | Sem gluten



O risoto é um prato que adoramos cá em casa. É um prato reconfortante mas que requer alguma atenção. Fazemos geralmente risoto de cogumelos mas desta vez deu-me para isto, um risoto diferente de bacalhau.
Para que fique perfeito tem de ficar bem cremoso e bem saboroso, para isso escolher os melhores ingredientes faz a diferença.

Em tempos, há muito tempo, fiz um Workshop de risotos o que adorei mal sabia eu que ia ter um marido "devorador" de risotos ahahaahah

Há algumas dicas que aprendi e que vos passo. Os risotos fazem-se com caldos de legumes e nada melhor do que os caldos caseiros. Por exemplo quando cozo legumes e me sobra caldo guardo-o no frigorífico ou congelo, assim tenho sempre caldo para quando nos apetece um risoto. Neste caso o caldo que usei foi o da própria cozedura do bacalhau.






 O que vamos precisar
Uma ou duas postas de bacalhau 
1 copo de vinho branco (200 ml)
1 cebola picada
200g de arroz arbóreo
Sal q.b.
2 c. sopa de azeite
2 c. sopa de manteiga
Queijo parmesão ralado
caldo 
camarões e/ou mexilhões (opcional)

Mãos na massa:
Coze-se o bacalhau na agua que servirá para o caldo do risoto. Quando cozido reserva-se o bacalhau e coa-se o caldo.

Refoga-se a cebola no azeite e na manteiga e adiciona-se o miolo de camarão e o mexilão e deixa-se alourar um pouco.
Junta-se o arroz e deixa-se alourar também. Nessa altura junta-se o vinho e deixa-se o álcool evaporar, até que o arroz absorva todo o vinho. Nessa altura deita-se uma ou duas conchas de caldo ao arroz e fica a cozer até que absorva toda a água, mexendo sempre, quando isso acontecer adiciona-se mais um pouco de caldo até que o arroz absorva tudo de novo, mas sem que parem de mexer ou tirar os olhos do arroz, e assim sucessivamente. Este processo repete-se até que o arroz esteja cozido. Rectifiquem ou adicionem o sal.


O arroz deve ficar al dente mas muito cremoso. Quase no final adiciona-se mais um pouco de manteiga e envolve-se bem. Aqui seria a fase de envolver também um pouco de queijo parmesão, mas em risotos de peixe acho que não funciona por isso não acrescentei. 
Ao servir coloquei cebolinho por cima.

Bom apetite
*Bj sem espiga

Sem comentários:

Enviar um comentário