segunda-feira, junho 18, 2018

Caracóis feitos e casa | Sem glúten | Sem Knorr


Bom, hoje trago caracóis, um petisco tão apreciado por uns mas tão odiado por outros.  Na verdade um petisco com poucas calorias e muitas proteínas. Verdade! 
Aqui sempre gostámos deste petisco, mas como sou celiaca é sempre arriscado comer em restaurantes, isto porque geralmente são colocados os famosos e detestáveis caldos Knorr na sua confecção.

No Facebook quando postei este pratinho de caracóis feito em casa, pediram-me a receita e como sou uma menina bem mandada vou deixar-vos aqui. Já tenho visto varias formas de fazer caracóis, mas sempre acho que a da minha cunhada é a melhor. Já vão perceber porquê. 

O primeiro "truque" é comprar caracóis não muito sujos nem muito partidos. Antigamente comprava no mercado mas tinha de os lavar imensas vezes até achar que estavam bons (eu sou esquisita, ou ficam mesmo bem lavados ou não dá). Agora costumo comprar na Casa dos Caracóis e não quero outra. Vendem confeccionados e crus ao kg e com vários tamanhos até à famosa caracoleta.

O que vamos precisar:
1 kg de caracóis
1 cabeça de alho com casca (esmagados)
1 malagueta cortada
2 colheres de sopa de sal grosso 
Oregãos a gosto 
1 fio de azeite 
Bacon ou entremeada ou toucinho (uso entremeada 2 a 3 tiras)

Mãos na massa:

Lavar os caracóis em varias aguas. O que faço é lava-los na cuba do lava loiça, vou deitando agua e esgotando, até que ache que estão bem lavados. Depois dessas lavagens ainda encho a cuba de novo, com os caracóis dentro e duas mãos de sal para que limpem mais um pouco. Deixo-os de molho uns 10 minutos e esfrego-os uns nos outros com as mãos. Uma ultima lavagem e estão bons. 

Depois de bem lavados levá-los a cozer, em lume brando, numa panela com agua (até cobri-los) e tapar a panela. Passados 10 a 15 minutos, depois de cozidos, deitem essa agua toda fora e passem-nos por agua quente. Assim ficam bem lavadinhos de certeza. Muita gente não faz este passo, ou seja esta agua é aproveitada para o passo seguinte,  mas nós não a usamos.

Numa outra panela, colocar um fio de azeite, as entremeadas, os alhos esmagados com casca, a malagueta, o sal e os caracóis. Cobrir com água. 
Os oregãos como não gosto de os encontrar, coloco as folhinhas de oregãos naquelas bolinhas furadas do chá e coloco-a lá dentro, mas podem colocar as fohnlinhas directamente na panela que não tem mal. Vão a cozer cerca de 20 a 30 minutos e já está. Assim que apagarem o lume deixem repousar uma meia hora para que fiquem mais apuradinhos, faz diferença. 

Bom apetite
*bj sem espiga

Sem comentários:

Enviar um comentário