sexta-feira, janeiro 25, 2019

Massa chinesa sem gluten

Quando partilho, no Instagram ou Facebbok, um prato chinês ou parecido vejo que há muita gente a pedir-me a receita. Como por exemplo este. 


Não sei se poderá ser devido ao facto de nós celiacos não frequentarmos restaurantes chineses ou do género pois a confecção destes pratos é "contaminada" com muito gluten à mistura.

Pois bem, o que faço quando nos apetece é que cozinho algo parecido aos sabores chineses. E o mais-que-tudo diz que fica otimo. E eu acredito nele ahahah

Partilho então a receitinha que vocês pediram:

O que vamos precisar
Um fio de azeite
dois ou tres dentes de alho ou massa de alho
Cogumelos frescos - usei portobelo
1 cebola
1 ou 2 couves pak choi ou couve coração (também fica bem)
1 peito de frango grandinho
Molho de soja
Maizena
Sal e pimenta q.b
Massa de arroz chinesa 

Mãos na massa:
Antes de começar a cozinhar, cortem os cogumelos portobelo a gosto em fatias finas (gosto de usar estes cogumelos porque ao contrario de outras espécies estes não deitam agua enquanto os cozinhamos.
A cebola em meias luas ou tiras grossas - Porque gostamos muito de sentir assim em pedaços maiores mas podem corta-las em fatias mais finas.

A couve Pak Choi lavem-na e cortem-na em tiras ao comprido. 

Num recipiente e com o frango cortado em tiras ou cubos pequenos, tanto faz, temperem-no com sal e pimenta ao vosso gosto (não se esqueçam que o molho de soja por si já tem um gosto salgado). Reguem-no com molho de soja (duas ou tres colheres de sopa) e e envolvam-no em 1 colher de sopa de Maizena. Isto vai fazer com que o vosso frango fique bem macio com a textura dos que se servem no chinês.

Num wok ou frigideira aquecer um fio de azeite e um pouquinho de massa de alho ou um a dois dentes de alho bem picadinhos. Deixar refogar (cuidado para não queimar) e fitem o frango. assim que estiver cozinhado retirem-no do wok e reservem. 
No mesmo wok, sem lavar, coloquem a cebola, se necessário juntar mais um fio de azeite, e deixar refogar, reguem com uma colher ou duas de molho de soja. 
De seguida adicionem os cogumelos e quando estiverem quase prontos a couve. Deixem cozinhar ate que a couve tenha a textura que vocês gostarem mais. Nós gostamos dela assim para o rijinho.
Quando estiver no ponto então podem voltar a adicionar o frango, envolvam tudo e deixem cozinhar mais um pouquinho para estar bem quentinho na hora de servir. Rectifiquem os temperos de sal e molho de soja.

Para a massa de arroz chinesa, basta ferver um pouco de água e quando estiver a ferver apaguem o lume e deitem a quantidade de massa para dentro da agua quente. Mexam com um garfo e deixem-na por cinco minutos, Está pronta. Retirem-na da agua e envolvam-na com o resto do preparado e no wok. Depois disso é escolher o vosso melhor prato ou travessa, abrir uma arrafinha de vinho branco ou verde, chamar o pessoal para a mesa e desfrutar do jantar.

Bom apetite, quero ver os vossos pratinhos, partilhem la no facebook ;) Vamos gostar de ver.
*Bj sem espiga 

2 comentários:

  1. Me encanta la comida china. En España solo conozco un restaurante chino sin gluten y está en Valencia.
    Gracias por la receta!

    ResponderEliminar
  2. Massa de arroz chinesa onde compra? Pff

    ResponderEliminar