Não ligo muito a estes dias "impostos", tenho a sorte de poder celebrar o amor todos os dias, embora no dia 14 de Fevereiro tenha sempre qualquer coisa na manga. Alguma coisa homemade para oferecer a quem me faz feliz diariamente. A quem põe tudo no sitio, quando descarrila. A quem tem sempre um sorriso, até nos dias de chuva, mais nublados que possam imaginar. A quem tem um abraço, protector, quando vejo o "Adamastor". A quem tem sempre uma mão estendida e uma palavra amiga quando cai uma lágrima ou outra. A quem me faz rir, mesmo quando quero mostrar que estou chateada, só porque sim. A quem tem no olhar uma cumplicidade imensa, que se torna um abrigo. TU!
♥
Meti na cabeça, que hoje teria um bolo especial para lhe oferecer! e pensei que tinha de ser alguma coisa com morangos.....e .... mais morangos ....e .....leite condensado - é isso!! leite condensado tinha de levar e depois claro tinha de ter muuuuuuuito coração à mistura....
Lembrei-me de comprar pasta de açucar das cores do amor, que isto hoje é o que esta a dar!! e com alguma criatividade pelo meio deu nisto!!
Inspirem-se, namorem muito e sem gluten, CLARO!
Este bolo é um simples bolo de iogurte com recheio de leite condensado.
São servidos?
vejam aqui a receita
Para o bolo
vais precisar de ter:
1 iogurte natural
1 medida (copo de iogurte) de açucar
2 medidas (copo de iogurte) de farinha sem gluten (usei Doves Farm)
1 colher de sobremesa de fermento sem gluten
1 medida (copo de iogurte) de óleo
4 ovos
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar a forma com margarina e farinha. Para sair perfeitinho dos lados não usem papel vegetal.
Mãos na massa:
Juntar as gemas, uma a uma, ao açúcar e mexer bem, até que o açúcar se dissolva. Adicionar o iogurte e misturar. Depois o óleo e misturar mais um pouco.
Adicionar a farinha e o fermento, aos poucos, e à medida que vão mexendo.
Por fim, envolver levemente as claras em castelo, no preparado.
Levar ao forno, pré-aquecido, durante 30-35 minutos (depende dos fornos, façam o teste do palito, para confirmar se esta cozido).
Quando o retirarem do forno, deixem arrefecer e abram-no ao meio.
Para o recheio:
Vão precisar de:
1/2 lata de leite condensado
1 medida (da lata de leite condensado) de leite
2 gemas
1+1/2 colher de sopa de Maizena
1/2 pacote de natas
Misturar todos os ingredientes e levar ao lume ate engrossar. Deixar arrefecer um pouco. Barrar uma metade do interior do bolo. Colocar a metade sem recheio por cima.
Depois é decorar como bem quiserem. Usei a pasta de açúcar da marca Royalpast, que comprei na loja Partyland em Lisboa, mas confesso que não gostei muito do sabor, apenas serviu para decoração. Vou ter de descobrir outra.
Tão bom esse amor amiga.. Mereces o mundo:) fico mesmo feliz
ResponderEliminar;)
EliminarOlá. Usei a sua receita para fazer um bolo para o meu marido, o meu segundo bolo sem gluten mas não sei porquê os meus bolos não crescem. Usei iogurte de morango em vez de natural, o açucar era amarelo, o fermento era seco da schar e a farinha sem gluten era uma mix para bolos, o resto foi tal e qual. Coloquei a massa do bolo tal e qual na forma como explicou...Não sei o que correu mal. Simplesmente não cresceu. Mas o recheio estava ótimo! Adorei a receita! Obrigado
ResponderEliminarOla Alexandra
EliminarObrigada pela visita e pela partilha da sua experiência.
A dificuldade das receitas sem glúten está no uso das farinhas. Todas elas diferentes na sua composição, reflectindo-se depois no resultado final. Não desanime! Inicialmente, também me acontecia o mesmo, mas desde que comecei a usar esta marca, o resultado é diferente. Não sei se já usou a marca Doves Farm mas vale mesmo a pena experimentar. Quanto ao fermento para bolos uso o da marca Continente e que tem símbolo APC, sem glúten.
*bj sem espiga
Boa tarde lipita, fiz o bolo de iogurte como descreve, mas fiz na bimby, acontece que alterei a farinha para a de milho da nacional, resultado, bolo pequenino, duro por dentro,,, fiquei tao triste,,, enfim , obrigada
ResponderEliminarOlá Lídia
EliminarOs bolos com farinha de milho têm mais tendência a ficar baixinhos. Não desanime e continue a tentar. Experimente a farinha Daves farm para bolos e vai notar diferença. Poderá experimentar a farinha de milho da marca Ceifeira, é totalmente isenta de gluten e com rótulo da APC.