sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Valentine´s day Cake gluten free homemade

Não ligo muito a estes dias "impostos", tenho a sorte de poder celebrar o amor todos os dias, embora no dia 14 de Fevereiro tenha sempre qualquer coisa na manga. Alguma coisa homemade para oferecer a quem me faz feliz diariamente. A quem põe tudo no sitio, quando descarrila. A quem tem sempre um sorriso, até nos dias de chuva, mais nublados que possam imaginar. A quem tem um abraço, protector, quando vejo o "Adamastor". A quem tem sempre uma mão estendida e uma palavra amiga quando cai uma lágrima ou outra. A quem me faz rir, mesmo quando quero mostrar que estou chateada, só porque sim. A quem tem no olhar uma cumplicidade imensa, que se torna um abrigo. TU!
Meti na cabeça, que hoje teria um bolo especial para lhe oferecer! e pensei que tinha de ser alguma coisa com morangos.....e .... mais morangos ....e .....leite condensado - é isso!! leite condensado tinha de levar e depois claro tinha de ter muuuuuuuito coração à mistura....

Lembrei-me de comprar pasta de açucar das cores do amor, que isto hoje é o que esta a dar!! e com alguma criatividade pelo meio deu nisto!!

Inspirem-se, namorem muito e sem gluten, CLARO!



Este bolo é um simples bolo de iogurte com recheio de leite condensado. 
São servidos?

         

vejam aqui a receita

Para o bolo 

vais precisar de ter:
1 iogurte natural
1 medida (copo de iogurte) de açucar 
2 medidas (copo de iogurte) de farinha sem gluten (usei Doves Farm)
1 colher de sobremesa de fermento sem gluten
1 medida (copo de iogurte) de óleo 
4 ovos

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar a forma com margarina e farinha. Para sair perfeitinho dos lados não usem papel vegetal.

Mãos na massa:
Juntar as gemas, uma a uma, ao açúcar e mexer bem, até que o açúcar se dissolva. Adicionar o iogurte e misturar. Depois o óleo e misturar mais um pouco.
Adicionar a farinha e o fermento, aos poucos, e à medida que vão mexendo.
Por fim, envolver levemente as claras em castelo, no preparado. 
Levar ao forno, pré-aquecido, durante 30-35 minutos (depende dos fornos, façam o teste do palito, para confirmar se esta cozido).

Quando o retirarem do forno, deixem arrefecer e abram-no ao meio.

Para o recheio:
Vão precisar de:
1/2 lata de leite condensado
1 medida (da lata de leite condensado) de leite
2 gemas
1+1/2 colher de sopa de Maizena
1/2 pacote de natas

Misturar todos os ingredientes e levar ao lume ate engrossar. Deixar arrefecer um pouco. Barrar uma metade do interior do bolo. Colocar a metade sem recheio por cima. 

Depois é decorar como bem quiserem. Usei a pasta de açúcar da marca Royalpast, que comprei na loja Partyland em Lisboa, mas confesso que não gostei muito do sabor, apenas serviu para decoração. Vou ter de descobrir outra.

6 comentários:

  1. Tão bom esse amor amiga.. Mereces o mundo:) fico mesmo feliz

    ResponderEliminar
  2. Olá. Usei a sua receita para fazer um bolo para o meu marido, o meu segundo bolo sem gluten mas não sei porquê os meus bolos não crescem. Usei iogurte de morango em vez de natural, o açucar era amarelo, o fermento era seco da schar e a farinha sem gluten era uma mix para bolos, o resto foi tal e qual. Coloquei a massa do bolo tal e qual na forma como explicou...Não sei o que correu mal. Simplesmente não cresceu. Mas o recheio estava ótimo! Adorei a receita! Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Alexandra
      Obrigada pela visita e pela partilha da sua experiência.
      A dificuldade das receitas sem glúten está no uso das farinhas. Todas elas diferentes na sua composição, reflectindo-se depois no resultado final. Não desanime! Inicialmente, também me acontecia o mesmo, mas desde que comecei a usar esta marca, o resultado é diferente. Não sei se já usou a marca Doves Farm mas vale mesmo a pena experimentar. Quanto ao fermento para bolos uso o da marca Continente e que tem símbolo APC, sem glúten.
      *bj sem espiga

      Eliminar
  3. Boa tarde lipita, fiz o bolo de iogurte como descreve, mas fiz na bimby, acontece que alterei a farinha para a de milho da nacional, resultado, bolo pequenino, duro por dentro,,, fiquei tao triste,,, enfim , obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lídia
      Os bolos com farinha de milho têm mais tendência a ficar baixinhos. Não desanime e continue a tentar. Experimente a farinha Daves farm para bolos e vai notar diferença. Poderá experimentar a farinha de milho da marca Ceifeira, é totalmente isenta de gluten e com rótulo da APC.

      Eliminar