quinta-feira, março 06, 2014

Pão de fibra extra sem gluten

Para quê complicar quando pode ser simples?

Gosto muito de cozinhar e de todo o ritual que está associado à cozinha. Desde a escolha dos alimentos mais vistosos e mais frescos, até à sua confecção mas desde que isso não implique gastar muito tempo. Gosto de receitas simples mas saborosas, gosto de passar algum tempo na cozinha, mas também gosto de ler um livro na companhia de um chá, de passear e apreciar cada flor que nasce na Primavera, viver os dias mais compridos do Verão e aproveitar as esplanadas e o calor da noite. Gosto de passear e poder pisar as folhas que o Outono faz cair. Adoro ter tempo para mim, para os meus e se os puder presentear com a minha cozinha simples é tão bom! Acho que não precisamos complicar muito para ter bons pratos à mesa, aí sim não me importo de passar algum tempo, em boa companhia! Seja Verão ou Inverno o importante é viver bem! E já agora comer bem e SEM GLUTEN!
Então para quê complicar quando pode ser simples? 
Para quê comprar em separado, quando podemos ter cinco farinhas juntas num só saco?

                

É verdade! Este mix da NUTRI FREE que podem encontrar aqui, junta no mesmo saco de 500gr amido de milho,farinha de arroz, farinha de trigo serraceno, amido de tapioca e muita fibra. Assim, se quisermos fazer pão sem glúten, esta farinha já reúne todas as farinhas e quantidades necessárias portanto basta-nos juntar os líquidos e em minutos sai um pão mesmo saboroso e com uma cor espectacular.
Adorei esta farinha! Rendo-me NUTRI FREE. Não há melhor pequeno almoço do que pão fresco acompanhado do que mais gostamos.



A NUTRI FREE é uma empresa italiana especializada na produção de alimentos para nós - celíacos. Os produtos desta marca não contêm gorduras hidrogenadas, corantes, aditivos ou aromas químicos e são certificados pelo Ministério da Saúde italiano. Podem encontrar mais produtos desta marca e/ou outras na loja online Gluten-Free Living



E pronto assim que chegou cá a casa, esta farinha, foi directa para a cuba da MFP. Este mix já tem açúcar e sal, mas mesmo assim, e não saiu salgado nem doce, decidi juntar um pouquinho dos dois, então vejam abaixo a receita. Torradinho com manteiga é simplesmente divinal.

*Bj sem espiga
e Um bom dia cheio de energia

Mãos na massa:
Na cuba da MFP coloquei os seguintes ingredientes e por esta ordem:
2 garrafas pequenas de agua com gás (2x0,25l) 
1 colher de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de mel
500gr de Mix Pane Fibra da Nutri Free
1/2 colher de chá de sal grosso - coloquem num cantinho da cuba (para não ficar em contacto directo com o fermento)
10gr de fermento, para pão, sem gluten (usei marca Schar à venda no Celeiro) - coloquem num outro cantinho da cuba
1 colher, de chá, de goma xantana (à venda no Celeiro ou Supercor) 

Escolher o programa de massa para 1h30.
Assim que estiver pronto, retirar a massa da MFP e colocar sobre papel vegetal dentro de uma forma de bolo inglês, ou outra que tenham. Deixar papel de sobra para se poder fechar e ir ao forno. 
Em forno pré-aquecido a 180ºC, deixar cozer entre 1h/1h30 depende muito de forno para forno. Usem a técnica do palito, como fazem para ver se os bolos estão cozidos. É igual! Quando começar a ganhar forma abram o papel vegetal por cima, para ganhar cor.
Enjoy ;)

2 comentários:

  1. Ola lipita, hoje vou experimentar este com a farinha da doves farm brown bread.
    vamos ver como corre 😊.

    ResponderEliminar