quarta-feira, março 28, 2018

Cheesecake de Páscoa



A pensar na nossa mesa da Páscoa fiz este cheesecake. Um pouco inspirada no livro da Rita Mendes Correia "Coma à Vontade Sem glúten, Natural e com sabor" e um pouco para aproveitar a manga madurinha que estava na fruteira. 

A experiência e a conciliação saiu maravilhosa e por isso partilho aqui a receita para poderem também fazer um doce fácil, cheio de sabor, sem gluten e que permite o finalizar de uma bela refeição de Pascoa à mesa com a família reunida.



O que vamos precisar:
200g de bolacha Maria sem gluten (usei marca Gullón)
80g de manteiga 
200g de natas frescas (usei marca Nestlé)
200g de queijo Philadelphia 
Sumo de 1 limão 
80 g de açúcar (usei mascavado)
5 folhas de gelatina 

Mãos na massa:
Comece por preparar a base. Num processador triture a bolacha juntando, depois,  a manteiga aos cubos, fria, e volte a triturar até obter uma mistura homogénea.
Forre o fundo de uma base de forma removível, comprimindo a bolacha triturada, até que toda a base esteja preenchida com bolacha. Leve ao frigorífico enquanto vai preparando o recheio.

Num tachino leve ao lume o queijo creme e o açúcar. Mexa até que ambos estejam envolvidos e o açúcar tenha derretido. deixe arrefecer um pouco. 
Bata as natas e junte à mistura anterior, envolvendo com um salazar e até que fiquem incorporados.
Coloque as 3 folhas de gelatina a hidratar num pouco de agua fria. 
Esprema um limão e nesse sumo coloque as folhas de gelatina bem espremidas da agua. Leve 3 a 4 segundos ao microondas até derreterem e envolva à mistura anterior.
Verta a mistura sobre a base de bolacha e leve novamente ao frigorífico até solidificar.

Para a cobertura, descasque uma manga e no processador triture-a até ficar em polpa. Caso não consiga, por a manga não estar bem madurinha, junte um pouco de agua, para ajudar a triturar. 
Hidrate as restantes folhas de gelatina, esprema e num pouquinho de agua leve 3 a 4 segundos ao microondas para derreter. Adicione à polpa de manga e verta sobre o creme de queijo e natas que deixou no frigorífico a solidificar.

Deixe umas horinhas no frio até solidificar. desenforme e sirva. Como estamos na Páscoa pode decorar com amêndoas, raspas de chocolate enfim o que vos fizer lembrar esta época. 

Só vos digo que é óptimo, fresco e como tem o leve toque de limão e a manga por cima é excelente para sobremesa de um bom almoço de família. E para quem quer fugir aos doces cheios de açúcar ou conventuais tem aqui uma opção mais leve. 


 Bom apetite
*Bj sem espiga

2 comentários:

  1. Boa noite gosto muito do seu blogue.
    Que folhas de gelatina usou?

    ResponderEliminar
  2. Que delicia. Gostava de fazer cheesecake mais vezes e para isso gostava de ter uma boa receita de bolacha maria. Sou daquelas que faz a receita desde o inicio e a bolacha maria de compra tem muitos aditivos.
    Esta receita parece-me muito bem.
    Beijinhos

    www.paopaoqueijoqueijo.com

    ResponderEliminar