segunda-feira, abril 09, 2018

Empadas super fáceis | sem glúten


Acreditem ou não estas empadinhas são super rápidas de fazer, sem ser preciso amassar, fermentar, esperar e essas coisas que não são amigas deste blog. Quando vi esta receita quis logo experimentar pois a ser verdade dão óptimas empadas de frango, de atum ou mesmo de chouriço, assim a imitar os pãezinhos com chouriço, sabem?

Resolvi fazer de atum para ser mais rápido, pois o que queria mesmo era saber se eram possíveis e reais. E não é que são? 



O que vamos precisar:
Para o recheio:
2 latas de atum pequenas ou 1 grande
Milho 
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 fio de azeite 
pimenta a gosto

Para a massa:
200 ml de leite
200 ml de agua
2 ovos 
220 gr de farinha sem gluten (usei Schar Mix Pan)
sal e pimenta a gosto

Mãos na massa:
Alourar a cebola e o alho num fio de azeite. Adicionar o atum e o milho e deixar refogar um pouco. Reservar.

Para a massa; bater os ovos com um garfo, adicionar o leite e a agua. Temperar com sal e pimenta a gosto. A esta mistura de líquidos adicionar aos poucos a farinha e ir mexendo, até que a massa fique homogénea. A massa não fica nem muito liquida nem muito grossa.

Numa forma de silicone ou em forminhas untadas com manteiga e farinha, encham até metade cada forma, com a massa. Por cima coloquem uma colher do vosso recheio e voltem a colocar massa por cima de modo a que o espaço da forma fique quase cheio. Não os encham totalmente pois crescem um bocadinho. 
E pronto é só isto! Ao fim de 40 a 45 minutos de um forno pré-aquecido a 180ºC têm umas empadinhas prontas.

POdem acompanhar com uma salada, um arrozinho de couve coração (como foi cá em casa), ou mesmo leva-las para o trabalho para um almoço rapido ou para um lanche mais guloso. Para piqueniques que vem aí o bom tempo, como uma entrada de uma mesa de aniversario sem gluten...sei lá ideias não faltam. E ainda há quem diga que receitas celiacas são difíceis?


Bom apetite 
*Bj sem espiga


Sem comentários:

Enviar um comentário