segunda-feira, junho 02, 2014

Grãos e Farinhas sem Glúten II - Farinha de gravanço

Lembram-se do que vos falei aqui?


Na Newsletter do mês de Junho a rubrica G&F sem glúten foi dedicada a mais uma farinha sem glúten. Mais uma farinha alternativa e versátil que tanto podemos usar em pratos salgados como doces. 


Farinha de gravanço, já conhecem?  
Não é nada mais do que farinha grão-de-bico, obtida através de um processo de moagem do grão seco. Esta farinha não é muito utilizada no Ocidente, contrariamente a outros Países do Médio Oriente que a têm habitualmente à mesa, sendo uma das várias farinhas alternativas para Celíacos, dado que é isenta de glúten.

 Quais os benefícios para a saúde?

A farinha apresenta propriedades semelhantes ao grão-de-bico, rico em proteínas, hidratos de carbono de digestão lenta, fibras, ferro e folatos. 
Se consumido em quantidade suficiente e regularmente pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. 

Cada 100gr contém cerca de 332kcal estando isento de colesterol. Possui grande quantidade de triptofano, utilizado para produzir serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e satisfação. Por esta razão há quem lhe chame o grão da felicidade.

O que podemos cozinhar com esta farinha?
Este alimento oferece-nos uma agradável versatilidade na culinária sem glúten. A farinha quando misturada com água comporta-se como um verdadeiro ligante. Daí o uso na confeção das famosas:

PAKORAS – fritos de vegetais ou só de cebola, agregados com esta farinha; HUMUS- uma espécie de patê árabe; 
FALAFEL - salgadinhos fritos bem condimentados e cheios de especiarias. 
É também muito utilizada, em Espanha, para panar e fritar peixe. 

Quando combinada com outras farinhas sem glúten, e em menores quantidades, conseguem-se novos sabores e texturas. Por exemplo, na confeção de pão, substituindo uma parte de farinha de gravanço por cada três de farinha Schar Mix Pan, irá torna-lo mais rico em proteínas. O mesmo se pode fazer com a massa para pizzas e quiches, que para além de mais rica, ficará mais tenra. Também se pode usa-la como espessante para engrossar sopas ou cremes. Até nos pratos doces a farinha se comporta bem, especialmente na confecção de crepes, oferecendo-lhe uma textura mais fofa e esponjosa.

Por vezes o seu sabor peculiar e forte, faz com que não seja escolhida para alguns pratos, mas basta juntar umas gotinhas de vinagre ou de sumo de limão para disfarçar o seu sabor, se o acharem intenso.

Onde encontrar?
Atualmente pode-se encontrar esta farinha nas lojas Celeiro em Portugal, das marcas Bauckhof (400gr) e Doves Farm (1Kg).



Aqui fica a Newsletter para poderem ler na integra todos os temas, que vos interessam de certeza. Não deixem de partilhar o excelente trabalho de quem, todos os meses, se organiza e se empenha para divulgar boa informação. 

Estes são alguns dos temas da Newslleter de Junho publicada em pagina aberta via facebook, espero que gostem  ;)

Doença celíaca: As bases genéticas e os testes genéticos
2ª Reunião Nacional de Doença Celíaca
Desafios na ida às compras
Farinha de gravanço
Expandex


*Bj sem espiga 

Sem comentários:

Enviar um comentário