terça-feira, janeiro 13, 2015

Bolo mármore sem gluten

Não tenho dado noticias. O Natal, as festarolas de final de ano e alguns aniversários logo nos primeiros dias do ano... deixaram-me sem grande vontade para postar doces, bolos e grandes comezainas por aqui...mas como sou uma rapariga de bom garfo e pelo-me por comer bem, a vontade voltou repentinamente...
No fim de semana lá tive de por as mãozinhas na massa porque a gula de um bolo rústico e caseirinho, daqueles de domingo, era muita! O que vale é que o-mais-que-tudo acompanha e aquilo vai num abrir e fechar de olhos! Assim, como menos, não há restos e o corpinho agradece (o meu)!!

Partilho a receita e uma fatia, virtual, do meu bolo de fim de semana! 
Ficou com uma massa muito fofinha e até me atrevo a dizer que é o meu bolo rústico mais saboroso. Espero que gostem, também.




O que vamos precisar:
3 ovos
400 gr de açúcar 
260 gr de farinha Schar mix it Universal 
45 gr de chocolate em pó (marca Valor)
2 colheres de chá de fermento
1/4 de uma colher de chá de goma xantana
20 cl de óleo 
20 cl de leite 

Mãos na massa:
Pré aquecer o forno a 180ºC (ventilado).

Juntar as gemas com o açúcar e mexer. Adicionar o leite e o óleo. Quando estiver homogéneo envolver a farinha com o fermento e a goma xantana. No fim as claras em castelo. Envolver de baixo para cima e com cuidado.

Dividir a massa em partes iguais e numa das metades juntar o chocolate e mexer até estar homogéneo.

Untar e polvilhar uma forma e deitar no fundo a massa branca. Por cima a massa de chocolate e assim sucessivamente...

Vai ao forno por 30/40 minutos. Façam sempre o teste do palito, porque os fornos não são iguais. É importante que verifiquem se o bolo está cozido, antes de o retirar do forno, caso contrario vai baixar o seu volume para metade.

*Bj sem espiga
enjoy!

5 comentários:

  1. Sera´que da´ para substituir a farinha Schar pela farinha preparada em casa?

    "3 chavenas farinha de arroz
    1 chavena polvilho doce
    1/2 chavena farinha de milho
    1/2 chavena fecula de batata
    3 colheres de sopa de CMC ou Goma Xantana"

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tucha, parece-me bem. A farinha que usei tambem tem na sua composição farinha de arroz e fecula de batata e alguns outros componentes que ajudam a que os bolos fiquem muito fofinhos e macios, por isso usei esta Mas podemos sempre experimentar com outra farinha ou mix de farinhas sem gluten, aliás nós celiacos somos peritos em experimentar, substituir e reinventar receitas! Depois conta-nos como saiu. Bj

      Eliminar
    2. Obrigada Lipita. Darei noticias ;-) Bjs.

      Eliminar
  2. Olá,
    só ontem descobri o blog e já o li de iníco ao fim :) e em parte foi a imagem deste bolo que me cativou. Parece delicioso.

    Possivelmente tenho intolerância ao glúten (ainda estou em fase de diagnóstico) e nas últimas semanas tenho feito um esforço para o evitar a 100%. Já aprendi imenso sobre esta doença aqui! Vou continuar a ser visitante assídua.

    Parabéns pelo trabalho (receitas, fotos, novidades..), pela boa-disposição e perseverança!

    bj sem espiga :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela seja bem vinda a este cantinho sem gluten! Que bom que gostou e obrigada pelo miminho, sabe-me tão bem! qualquer coisa estou mesmo aqui ao lado!
      bj sem espiga ;)
      Lipita

      Eliminar