terça-feira, março 03, 2015

Empadão de Brocolos sem gluten para jantar?

Que vos parece? 



Receita:

Para o puré:
1/2 Kg de batatas 
100ml de leite  (ou 50ml de leite + 50 ml de natas) 
50g de manteiga

Cozer as batatas. Assim que cozidas, escorrer bem a agua em excesso e deixa-las secar bem. Reduzir a puré.

Levar ao lume o puré com o leite adicionar sal e pimenta a gosto. Há quem lhe ponha natas para ficar mais cremoso. Ao lume misturar tudo, com a ajuda de uma colher de pau. No fim, para agregar e lhe dar um sabor extra colocar a manteiga e mexer muito bem.

Para o recheio: 
Os ingredientes podem ser os que mais gostarem, neste caso da imagem, usei um pouco de carne picada, tomate cereja, cogumelos frescos  e broculos.

Numa frigideira, colocar um fio e azeite, alho bem picadinho e a pimenta moída. Deixar alourar um pouco. Juntar a carne picada e deixar ganhar o sabor do alho e do azeite. Temperar com um pouco de sal.

Assim que comece a ganhar cor acrescentar os cogumelos frescos portobelo e deixar apurar por uns minutos, depois os broculos, cortados em quartos se forem muito grandes, e mesmo quando estiver quase tudo pronto adicionar os tomatinhos cereja em metades.

Num pirex de ir ao forno dispor uma camada de puré, por cima uma de carne e legumes e finalizar com uma camada de puré. Barrar uma gema de ovo e levar a forno a 180ºC para alourar.

Bom apetite
*bj sem espiga

2 comentários:

  1. Bom dia. Esta receita parece-me muito apettitosa. Pode publicar a receita por favor? Obrigada e resto de bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita claro que sim, amanhã publicarei neste mesmo post. ;)

      Eliminar