sábado, abril 11, 2015

Um recanto para voltar

As férias da Páscoa foram maravilhosas. Bom tempo, muito mimo, muita família, muito descanso e muito passeio. Quem me segue via facebook já sabe por onde andámos, estes dias, um local encantador, tranquilo e sereno. Um recanto do nosso Portugal, ainda pouco conhecido e explorado, mas que guarda tanta historia e beleza natural. As ruas estreitas e tranquilas que nos levam a subir e a descer colinas, entre o verde natural  e as casas pintadas de branco. Os miradouros que nos convidam a descansar para apreciar a vista, que é absolutamente encantadora. 
Em pleno Alentejo, Belver, aldeia, e Gavião, Vila, encontram-se separados pelo rio Tejo. Cada qual com o seu encanto mas é a aldeia de Belver que guarda maior património. É lá no alto de uma íngreme escadaria que acolhe o seu Castelo. Se lá forem subam, vale a pena, e apreciem a vista arrebatadora sobre a aldeia. O bom tempo de Primavera que se fez sentir ajudaram a que tudo ficasse melhor, é verdade, as cores do casario branco entre o verde natural e o azul do rio, as amendoeiras em flor e o chilrear dos pássaros trouxe a sensação de paz e o sabor a descanso, que tanto precisávamos.

É claro que a visita a Belver não se fica pelo Castelo, vale a pena visitar a Igreja Matriz, o museu do sabão, de onde trouxe os melhores sabonetes com um cheirinho delicioso para as minhas gavetas. Foi engraçado e uma surpresa pois não tinha a mínima ideia de como se fazia um sabonete e gostei absorver toda a historia deste museu.

Mas existe mais, Belver é cheio de historia, entre capelas e rotas por caminhos rurais encontram-se a Anta do Penedo Gordo ou a Fonte Velha, estes não visitámos...achámos que caminhadas não era bem o forte destas ferias e decidimos arrancar até à praia do Alamal, e meus amigos... uma verdadeira maravilha escondida. É certo que é uma praia fluvial, mas em comparação com outras o areal é extenso, está rodeada de verde e o facto de ser virada para o castelo da-lhe o encanto que tantas outras não têm. Praia não fizemos, é certo, optámos por ir buscar os calções e as havaianas, ao carro, meter os pés na areia e passar uma tarde inteirinha, na esplanada do bar. Aqui pode-se almoçar com os pezinhos na areia e com a tranquilidade que tantas vezes pedimos ainda com o extra de uma vista brutal.

Deixo algumas fotos, sem filtros todas ao natural, para vos dar um cheirinho do que vos falei.













      

  

1 comentário: