terça-feira, agosto 11, 2015

Um bolo com cara de Homem-Aranha

A semana começa a correr e nós, ainda, nos estamos a despedir de um fim de semana em grande! verdade! O nosso foi otimo, em família! A estrelinha fez anos e o melhor presente que nos deu foi o seu melhor sorriso. 
Houve tempo para tudo, a preparação de uma festa apropriada à idade, um desafio na confecção de um bolo, que não podia ter outro tema se não o homem-aranha (estava pedido à meses), um grande almoço em família, um belo passeio pela tarde num parque encantador e o que não posso deixar de ter, é tempo para agradecer esta felicidade enorme e este amor bonito que nos une, nesta bênção diária. 
Obrigado meus super heróis! 



Agora voltando para a cozinha. Querem um bolo delicioso, molhadinho e giro? e feito em casa? 
Então apresento-vos aquele bolo que todos sabem fazer. Nada na manga, nada na outra!! Zero truques muito fácil. Trata-se de um simples bolinho de natas com chantilly e ananás, ora espreitem a receita:







O que vamos precisar:

Para o bolo:
6 ovos
3 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha Doves farm (já contem goma xantana)
1 colher de chá de fermento
2 pacotes de natas

Para o recheio:
1 lata de ananás
1 pacote de natas frescas Nestlé + 4 colher de sopa de açucar

Para barrar todo o bolo, antes de ser colocada a pasta de açúcar:
1 embalagem de queijo mascarpone com açúcar em pó q.b

Para decorar o bolo:
Pasta de açúcar branca da SweetArt sem gluten
Pasta de açúcar vermelha da SweetArt sem gluten
Maizena para polvilhar a bancada de trabalho

Mãos na massa:
1. Fazer o bolo:
Bater as natas com o açúcar, ate obter um creme espesso. Adicionar as gemas ao creme anterior e bater mais um pouco, até ficar homogéneo.
Bater as claras em castelo e envolver no preparado.
Por fim, adicionar, envolvendo com uma colher de pau a farinha com o fermento.

2. Levar ao forno:
Untar duas formas redondas, do mesmo diâmetro. Verter a massa, em quantidades iguais, nas duas formas. Levar ao forno por 35 a 40 minutos, os fornos são diferentes, eu fiz em forno ventilado, por esta razão, após terem passado 30 minutos (não abrir o forno antes deste tempo) façam o teste do palito, para confirmar se está cozido.

3.Desenformar:
Depois de cozido, desenformar. Com a ajuda de um garfo picar todo o bolo. Aquecer o sumo do ananás, e com a ajuda de uma colher ir vertendo o sumo por cima do bolo (reservar uma parte). Os buraquinhos servem para ajudar o sumo a entrar no bolo e fique bem molhadinho.

4. O recheio:
Para o recheio, entre as duas metades de bolo, podem usar creme de pasteleiro, creme de ovos o que gostarem mais. Para mim a maneira mais simples e que acho mais fresquinha é o chantilly (de natas frescas Nestlé) com ananás. Nada mais do que chantilly e ananás bem picadinho e escorrido, para colocar e ligar as duas metades.

5. Compor o bolo:
Depois disto coloquem a outra metade por cima deste recheio de chantily, com cuidado. Limpem o excesso e repitam de novo a fase de picar o bolo para verter novamente o resto do sumo de ananás, nesta metade. Por fim terá de ser terminado e "untado" com um creme que sirva de "cola" à pasta de açúcar com que vamos decorar o bolo. Podem usar o creme de ovo, o leite condensado e/ou o creme de queijo mascarpone que foi o que usei, misturado com um pouco de açúcar.



6. A pasta de açúcar sem gluten:
Em tempos, aqui, já havia experimentado uma pasta de açúcar da Royalpast, mas que não gostei muito. Desta vez usei esta, da SweetArt sem gluten, que me deixou mais contente. Foi mais fácil de trabalhar e de sabor é um pouco melhor, mas geralmente quase ninguém toca nestas pastas, servindo apenas para decoração.

A pasta de açúcar tem as suas manias, por isso deixo-vos pequenas dicas que fui aprendendo com a minha, ainda, pouca experiência:

  • Se estivermos em pleno verão, que é o caso, a pasta tem tendência a ficar mole muito rápido, o que que nos dificulta a vida. Ou tendo a começar a ficar liquida com o calor, ou não nos deixa trabalhar. O que sugiro é que antes de começarem a trabalhar verifiquem que estão num ambiente fresco. Se não, podem colocar a pasta uma hora antes no frigorífico, sempre embalada para não alterarem as suas característicasCaso seja inverno, façam ao contrario, uns DOIS segundos no microondas, não mais!

  • Continuando no verão, para quem tem as mãos sempre muito quentes, podem ter junto placas de gelo, embrulhadas num pano e ir refrescando as mãos de tempos a tempos, sem as molhar ( a agua funciona como cola nesta pasta).

  • Para a estender a pasta, chamem o-mais-que-tudo daí de casa, vão ver que são uma excelente ajuda, nesta etapa. Utilizem uma bancada limpa e polvilhada com amido de milho, usei Maizena. Há quem use açúcar em pó, eu prefiro a Maizena, em pouca quantidade. É só mesmo para não agarrar. 
  • Tenham a pasta nas mãos o mínimo tempo possível.

  • Retirem da embalagem só o que precisarem e vão trabalhando aos poucos. Enquanto a estamos a amassar torna-se quente. Amassar a pasta aos poucos. Amassando somente o que se vai precisar. 
  • Se quiserem colar pequenos elementos a outros, usem água, é um excelente ligante nesta pasta. Molhem, com o dedo, a superfície que pretendem colar e unam à outra.


Experimentem e espero que vos saia bem.
* bj sem espiga

Sem comentários:

Enviar um comentário