quinta-feira, dezembro 29, 2016

Bolo de gila sem farinha (sem gluten)

Este bolinho tem mãos de mãe! Verdade! Foi a mãe que o fez para este Natal. Quem sabe não o fazem, também vocês, para o ultimo jantar do ano? 


Este é o bolo que a mãe mais faz, quando mete a filha celiaca ao barulho. Como não leva farinha consegue agradar a gregos e a troianos de uma vez só! 

O bolo é sempre o mesmo, mas vai-lhe mudando a roupagem, de vez em quando coloca-lhe gila por cima, outras vezes fios de ovos, os ovos moles também já fizeram parte da decoração e desta vez - ah desta vez, foi a loucura! Ameixas de Elvas e lá estava o bolo de gila vestido e decorado para a mesa de Natal. Digam lá se não ficou com boa cara?



O que vamos precisar:
250 g Amêndoa ralada
3 ovos +3 gemas
200 g gila
250 g açúcar
1 colher de sobremesa de canela em pó

Mãos na massa:
Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
Bater os ovos e as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. 
Juntar a amêndoa ralada, a gila e a canela envolvendo bem.
Verter a massa para uma forma untada com margarina e polvilhada com farinha ou forrada com papel vegetal e levar ao forno entre 30 a 35 minutos (façam primeiro o teste do palito, para ver se está cozido).

Depois de cozido polvilhar com açúcar em pó, ou seguir as decorações da Srª minha mãe. O que está na imagem são ameixas de Elvas em conserva, ultima tendência ahahah!

*Bj sem espiga


3 comentários:

  1. Segui a receita a preceito, mas o bolo não coze.

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa pelo meu anterior comentário. De fato o meu bolo esteve cerca de 45 minutos no forno e continuava a dar-me a sensação de estar cru através do teste do palito. Desiludida com o resultado desliguei o forno. Deixei o bolo na forma e fui tratar de outras coisas. Qd voltei para o deitar fora, reparei que a consistência tinha mudado, estava já seco. Obrigada pela partilha e uma vez mais as minhas desculpas. Feliz 2017!
    Confirmo portanto, que o bolo é uma delícia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahahahaah é assim mesmo Tucha, não desistir e mãos na massa. Obrigada pelo comentário a confirmar que fica bom. Porque fica mesmo!! Feliz 2017 para esse lado tambem

      Eliminar