segunda-feira, maio 27, 2013

HOJE é dia Nacional do Celíaco

Este blog é um canto sem glúten, tudo o que partilho é sem ele. 
Com a dieta sem glúten aprendi a ter qualidade de vida. Muitas pessoas que se cruzam, comigo, perguntam o que é o glúten e o que é ser celíaco. Hoje será um bom dia para vos explicar. A 27 de Maio, é celebrado o Dia Nacional do celíaco.

O que é a doença celíaca (DC)?
A DC consiste numa intolerância alimentar permanente do sistema imunitário, causada especificamente pela ingestão de Glúten.
A DC pode manifestar-se em bebés, adolescentes, adultos e até mesmo em idosos. Afeta o intestino delgado podendo até causar  disfunções e sintomas noutros órgãos e aparelhos.


O que é o Glúten?
O Glúten trata-se de um complexo de proteínas insolúveis, que se encontram em alguns cereais, tais como, o trigo, o centeio e a cevada. Estes têm de ser completamente afastados da alimentação de um celíaco.


O Glúten (ou vestígios de Glúten) quando ingerido por pessoas celíacas, com predisposição genética, provoca uma reação imunológica no intestino delgado. Trata-se de uma inflamação cronica que faz com que as vilosidades, do intestino delgado, deixem de desempenhar a sua função, a absorção de alimentos e a digestão são afetadas. A capacidade para absorver nutrientes, tais como proteínas, gorduras e hidratos de carbono fica diminuída. Por esta razão, as consequências estão à vista, perda de apetite, perda de peso, subnutrição, diarreias, obstipação e  consequentes sintomas de fadiga e de anemia.

Estas reações poderão ser diferentes de pessoa para pessoa, podendo até estarem ausentes, como é o caso da DC latente, e não serem imediatamente reconhecidos em alguns casos.


Geralmente o diagnóstico é simples. 
Analises ao sangue e uma biopsia intestinal que analisará  o estado das paredes do intestino delgado (mucosa gástrica).


A Dieta para Toda uma VIDA
Após ser diagnosticada DC, deve ser adotada e assumida uma dieta isenta de glúten para TODA a vida. Em pouco tempo, o intestino voltará a funcionar normalmente, entre algumas semanas a até alguns meses. Mas a DC continua para toda a vida e pressupõe que o celíaco exclua para sempre e totalmente o glúten da sua alimentação diária. Qualquer descuido, a inflamação (no intestino) voltará e os sintomas reaparecem.

O único tratamento eficaz dos sintomas da DC é uma dieta isenta de glúten/vestígios de glúten, sem ter de recorrer a qualquer tipo de medicamentos. Esta dieta, ao contrario do que muitos pensam, não é uma dieta limitadora mas sim libertadora, restabelece o bem estar geral, melhorando as capacidades físicas e mentais para voltar a ter qualidade de Vida.



Alimentos sem glúten
Existem alimentos naturais e seguros sem glúten, tais como, milho, arroz, batatas, carne, peixe, fruta e legumes.


Existem, outros, produtos especiais para celíacos, identificados com o símbolo de uma espiga traçada - “isento de glúten” ou “glúten free” - tais como; pão massa, bolachas, farinha, doces, refeições pré-cozinhadas etc. 

Podem ser encontrados em diversas lojas de produtos naturais, dietéticas, em algumas farmácias e supermercados convencionais (Celeiro, Continente e El Corte Inglês).


Hoje em dia com os diagnósticos de “sensibilidade ao glúten”, síndrome do cólon
irritável e por simples escolha, esta dieta tem vindo a ser cada vez mais praticada, o que faz com que aumente o raio de acção e a procura dos produtos seja maior, alargando a variedade de opções.

*Bj sem espiga  


1 comentário:

  1. Muito boa explicação!
    Simples, mas completa em informação.
    é aprender a viver com isso. Sendo que a qualidade da dieta é inegável.
    Beijinhos

    ResponderEliminar