domingo, setembro 08, 2013

As ferias à nossa maneira - No Alentejo

O Alentejo foi outro destino, das nossas ferias!

Fomos até Povoa e Meadas bem perto da Vila de Castelo de Vide, Alto Alentejo!!
Na barragem, a poucos Km da aldeia, decorria o festival Andanças, com muita musica e animação. Muito pezinho dançarino!!

O local escolhido para o Andanças é, de facto, um local encantador e com tanta história para contar. Ali cheira a eucalipto. A natureza envolve-nos e convida-nos a entrar num espaço com trilhos, cheiros, tantos sons diferentes para descobrir. Em cada ponto, em cada palco existe musica de outros países, com ritmos diferentes que se podiam aprender durante o dia, para que durante a noite se pudesse mostrar o que se vale, a valer!! As barraquinhas com artesanato local, chás, especiarias, e petiscos tradicionais acompanham o nosso passo!

Não fomos ao festival durante o dia, daí não ter fotografias, da barragem, para vos mostrar mas aqui estão várias, espreitem!! Em 2014 repete-se! quem sabe, não será um local a visitar?

Gostei, especialmente, da vida "nova" que se deu a este lugar um pouco esquecido e tão pouco conhecido. Este festival fez chegar gente de perto e de longe, não só à barragem, mas também ás aldeias locais e aproveitar o que este Alentejo interior tem de melhor. 

O espaço do festival foi reestruturado, para acolher os festivaleiros, mas sempre com o propósito de preservar e de manter, sem estragar, o que a natureza fez crescer livremente. Apenas foram criados acessos, para nos fazerem chegar até onde o ouvido queria ir. Ali todos os cinco sentidos trabalham.

Aproveitámos o facto de estarmos perto,  para dar um saltinho à Vila! As sombras foram os locais preferidos, pois o  calor apertava! Ainda assim, ficam algumas fotos!

Também foi tempo de visitar e receber os mimos do avô! Ver se as uvas já se apresentam gordinhas...é que  as vindimas estão perto.

Apanhar amoras, aiiii amoras silvestres - adoro. Lembro-me, na infância, das excursões de bicicleta para apanhar as melhores. De regressar cheia de arranhões, mas o importante era chegar e trazer, tipo prémio, as maiores. 

Este ano foi assim "Pró" ano haverá mais…partilho os momentos.
*Bj sem espiga

    Esta imagem foi retirada da net



     




          


                           

         



2 comentários: