terça-feira, dezembro 24, 2013

Um Bolo Rei Sem Gluten

A minha manhã começa assim, devagarinho, com este silencio bom. Junto à janela com um chá bem quente e este bolo fresco e doce, que fiz ontem à noite. Maravilha das maravilhas!
Olhar lá para fora. Ver a chuva que cai levando o frio. Ter a sensação que o tempo pára, que a vida deixa de correr! Que bom é estar deste lado acordar devagar, sem pressas nem correrias de ultima hora. Saborear sem horários este manjar dos Reis!
Escolher a minha roupa de logo à noite e o meu colar de eleição. Que delicia!


O Bolo Rei é a delicia que mais se come entre o Natal e o dia de Reis. De forma redonda, com grande buraco no centro, recheado de passas, frutos secos e frutas cristalizadas.
Ontem à noite, decidi experimentar faze-lo, um pouco diferente. Sem gluten! Mas no interior não deixei de colocar a fava seca e o brinde, como manda a tradição!



Já sabem a quem calhar a fava, paga faz próximo bolo rei. O brinde, quem o achar traz-lhe sorte. Ainda podem colocar pequenas adivinhas e ditados populares engraçados.



Vou aproveitar mais uns minutinhos que daqui a pouco este silencio desaparece, naturalmente, dando entrada ás risadas da família reunida à volta da mesa. Não é a transbordar de alegria mas que seja tranquilo, com muita paz e quentinho com muitas azevias, aletria, rabanadas e muitos  sonhos...todos sem gluten!!

Arrisquem e experimentem também fazer este Bolo Rei 
Boa sorte 
*Bj sem espiga

VER RECEITA


Ingredientes:
- 750g de farinha sem glúten para panificação
- 35g de fermento de padeiro
- 200g de manteiga
- 250g  de açúcar
- 200g de frutas cristalizadas
- 150g de frutos secos
- 4  ovos
- Raspa de 1 limão
- Raspa de 1 laranja
- 1dl de vinho do Porto
- 1 c. de sobremesa de sal
- Favas


Preparação:
1- Pique as frutas e deixe-as a marinar com o vinho do Porto (deixe algumas inteiras para enfeitar).
2- Dissolva o fermento de padeiro em 1 dl de água morna, junte a uma chávena de farinha e deixe a levedar em ambiente ameno durante 15 minutos.
3- Entretanto, bata a manteiga, o açúcar, as raspas de limão e laranja, junte os ovos (batendo um a um), e a massa de fermento. Quando tudo estiver bem ligado, adicione o resto da farinha e o sal.
4- Amasse até ficar elástica e macia e misture as frutas. Molde a massa numa bola, polvilhe com farinha e tape a massa com um pano, deixando descansar 10 minutos num ambiente ameno. Depois da massa descansar, sobre um tabuleiro faça pequenas bolinhas de massa com um buraco no meio.
5- Introduza as favas e deixe levedar mais uma hora.
6- Pincele os bolos com ovo batido, enfeite com frutas  cristalizado inteiras, pinhões, meias-nozes, etc, e leve a cozer em forno pouco  quente.
6- Depois de cozidos, pincele os bolos-rei com geleia diluída num  pouco de água quente.


A receita foi tirada daqui...
Bom apetite

9 comentários:

  1. esta experiência parece ter resultado muito bem. ;) Feliz Natal Lipita

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Fatima.
    Boas entradas em 2014

    ResponderEliminar
  3. Fogo, espectacular!!
    Parece de "revista"!
    Parabens!!

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Olá
      Usei a da Schar para pão, mas pode usar a que tiver desde seja para pão resulta melhor!
      Bons bolinhos sem gluten, Carina.

      Eliminar
  5. Na receita refere o fermento de padeiro, mas esse fermento nao esta´ "contaminado" com gluten?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tucha, o fermento de padeiro que usei é da marca Condi Gold, que não tem gluten. Consegue encontrar no Continente.
      Um bj Lipita

      Eliminar
  6. Olá Lipita, encontrei há pouco esta receita e tenho uma duvida: o fermento de padeiro é seco ou fresco? Obrigada. MAG

    ResponderEliminar