quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Nem todos os alimentos contêm glúten ou estão contaminados!

Bom dia
Prontos para o dia 3?  (Descobriste que és celiaco? e agora? post III)

Existe uma enorme variedade de alimentos que, naturalmente, não contêm glúten, e que podem ser consumidos sem riscos por nós, celíacos.

Um pêssego, uma melancia fresca no verão, com sumo de limão, como este. Uma salada apetitosa de Avelãs, espargos, rúcula e quinoa? laranjas e espinafres, como aquiUma papa Maizena, acabada de fazer. Uma simples compota de pêra com iogurte Nestlé…ou esta sopa com uns belos espinafres, um bife com batatas fritas! Não é o mais saudável – eu sei – mas apetece de vez em quando...Espargos a acompanhar um peixinho acabadinhos de grelhar, como aqui? não é bom?

Um lanche destes com Morangos, framboesas frescas e mirtilos juntos num pequeno-almoço… Um batido, homemade, como este, de frutos silvestres

E pipocas? E arroz? sou tão arrozeira.
E umas papinhas de milho, deliciosas, como estas?

Peixe, carne, ovos, legumes, leguminosas, frutas, e milho “têm cor verde no semáforo celíaco”!

Adicionalmente, existem os "nossos" produtos, aptos para celíacos. A nossa alimentação é isenta de glúten, mas ao contrário do que muita gente pensa, continuamos a comer pão, massas, bolos, bolachas, pizzas, farinha, alguns doces e refeições pré-cozinhadas, mas que devidamente identificados com a frase "sem glúten" ou através de um símbolo com uma espiga cortada.

Como vêm, um doente celíaco não passa fome! E pode comer saudável.



Se duvidas houver é melhor LER OS RÓTULOS

Nos produtos industrializados, a leitura dos rótulos e dos ingredientes que um determinado produto pode conter, torna-se importantíssima para um celíaco, já que alguns poderão conter glúten. Em caso de dúvidas há que confirmar a lista de ingredientes. Alguns são mais fáceis que outros e já apresentam o símbolo de uma espiga traçada, ou referem isento de glúten, glúten free...



Em caso de omissão ou se não houver certeza dessa isenção de glúten, o melhor é não comer! Na dúvida, passo sempre, prefiro não arriscar!
CUIDADO com a maionese, a mostarda, molho de soja…

Outra coisa, que é costume aparecer junto dos ingredientes são os E´s!!
Estes E´s normalmente são estabilizantes, espessantes gelificantes e emulsionantes, que poderão conter glúten, por exemplo:

- E-1200, E-1404, E-1410,E-1412,E-1413,E-1414,E-1420,E-1422,E-1440,E-1442,E-1450, são amidos que podem ser extraídos de cereais.


Podem existir mais INTOLERÂNCIAS, para além do GLÚTEN?

A resposta é SIM!
Podem descobrir outras intolerâncias, ou outros alimentos que também vos fazem mal, para além do glúten, caseína, soja, milho etc…ou outros que vos deixam, ainda, com algum desconforto, mesmo tirando o glúten!

No meu caso foi o leite. Não o retirei por completo, mas a quantidade que ingiro é mínima! Se bebo mais que a medida, fico mal disposta – estou a falar de leite ah!! 
Muitas vezes uso o leite de soja.

CONTAMINAÇÃO CRUZADA?

Haverá momentos em que, apesar de todos os ESFORÇOS para manter a dieta isenta de glúten, vão enfrentar a CONTAMINAÇÃO CRUZADA….O que é isto?

Alguns alimentos não contêm glúten, mas em contacto com outros alimentos ou com materiais que tenham estado em contacto com glúten, ficam contaminados!

Não vale comer só o caldo da canja de massa com glúten que alguém vos fez! Não vale utilizar óleos ou azeites que já fritaram alimentos com glúten! A colher que mexeu alimentos com glúten, não deverá ser usada para mexer os "nossos" alimentos. Os utensílios, assim como as bancadas ou mesas de cozinha devem estar bem limpos!

Os sintomas, após a ingestão, serão imediatos! Ficas dobrado no sofá com dores de barriga e o Wc é todo teu durante noites/dias. Isto repete-se nos dias seguintes. Depois vêm as fraquezas, noites mal dormidas, ansiedades, por aí fora!!! Vamo-nos sentir deprimidos…

Vão existir momentos em que perguntamos ao Sr.º que nos serve, num restaurante, se contêm glúten, e ele ignora a “cena” e diz prontamente que não, quando TU desconfias que sim! Vão achar que tens a mania das dietas e que estás a fazer uma dieta para emagrecer! Vais-te sentir para baixo, certamente! Respirem fundo e porque não usar o Humor!

Não será fácil mas vale MUITO a pena! Um dia vão perceber que as más disposições estão a desaparecer, que vão ao WC menos vezes, ou que as dores musculares e o cansaço estão a desaparecer, a ansiedade a diminuir e estão a dormir melhor, começam a ver as cores de um dia perfeito! Apetece-vos comer! Sem se sentirem mal. Começam a ter qualidade de vida. E as coisas COM GLÚTEN deixam de ser tentadoras, quando se apercebem do mau estar que vos causavam!

O QUE ACONTECE SE comer GLÚTEN, mesmo sabendo que tenho DC e do mal que me faz?
Apetece-me nem responder! Vou ilustrar somente;


                     

Amanhã vou tentar simplificar a lição, com um semáforo celiaco!! :)
*Bj sem espiga

2 comentários:

  1. Lipita, infelizmente ainda são muitos os celíacos que não seguem a dieta: num inquérito recente a celíacos portugueses, concluiram que "A esmagadora maioria (97,4%) dos participantes referiu tentar cumprir a DIG na sua alimentação diária. Cerca de metade (52,3%) mencionou nunca consumir alimentos com glúten; pelo contrário, 10,8% dos participantes assinalaram consumir alimentos com glúten diariamente. A todos aqueles que responderam consumir alimentos com glúten, independentemente da frequência (n = 93),solicitou-se que apontassem as razões que os levavam a quebrar a DIG e perguntava-se igualmente quais os sintomas vivenciados após o consumo destes alimentos. Asprincipais razões apontadas para quebrar a dieta e consumir alimentos com glúten incluíam a falta de alternativa(35,5%), escolha própria (34,4%), o preço dos AESG (21,5%)e não gostar do sabor e/ou textura dos AESG (15,1%). Após o consumo de alimentos com glúten, metade dos participantes experimentava dor/distensão abdominal (51,6%), 47,3% queixavam-se de diarreia, 18,3% vivenciavam alterações de humor, 17,2% experimentavam náuseas/vómitos e 7,5% referiram depressão. Aproximadamente 25,8% experimentavam, pelo menos, 3 sintomas após o consumo de alimentos com glúten e 24,3% referiram não vivenciar qualquer sintoma."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Lucente, pois é, pela estatística, ainda existem muitos que não cumprem a DIG. Infelizmente!
      Cabe-nos passar o testemunho de que uma vida sem glúten é uma vida feliz! Que quando deixamos de comer glúten e assumimos a DIG, para sempre, deixamos de estar doentes e passamos a ser saudáveis. É uma transformação GIGANTE, tanto física como psicológica. Sei o que digo, senti-o na pele! Bj Obrigada pelo comentário

      Eliminar