segunda-feira, julho 21, 2014

Grãos e farinhas sem glúten III_Quinoa

O mês de julho foi dedicado a mais  um grão sem glúten -  a quinoa! 

Já experimentaram?

De nome invulgar, e ainda pouco conhecido, é considerado por muitos como um “super alimento” devido à sua riqueza nutricional e proteica.

Originário da América do Sul, este pequeno grão arredondado é cultivado há mais de cinco mil anos nos Andes Bolivianos, sendo um dos grãos mais importantes na base da alimentação deste povo. 
Apesar de ser considerado um cereal, não contem glúten, sendo assim mais uma excelente alternativa à alimentação celíaca! A sua versatilidade, o sabor agradável e a textura suave fazem com que seja facilmente usada, tanto em pratos doces ou salgados. 

Apresenta-se em forma de farinha ou em pequenos grãos arredondados de várias cores, desde o branco, vermelho e preto, o que torna as nossas receitas mais coloridas.

O que podemos cozinhar com esta farinha?
Experimentem combinar a farinha de quinoa, em menores quantidades, com outras sem glúten, ou substituir na receita original pela mesma quantidade e vão ter na vossa mesa óptimos biscoitos, bolachinhas, bolos, pão ou até umas “super” barrinhas de quinoa com chocolate.

A quinoa em grão pode ser inserida em sopas, saladas, refogados, misturada num bom iogurte ao pequeno-almoço ou simplesmente cozida, servindo de acompanhamento aos pratos principais. Coze em 15-20 minutos, tal como o arroz, com o dobro da água. Antes de ser confeccionada deve-se lavar muito bem, de modo a remover a sua resina natural, de sabor amargo e forte. Mais um truque? Se quiserem que os vossos pratos fiquem mais saborosos, experimentem torrar os grãos, numa frigideira, antes de os cozinhar…

A quinoa quando comparada com o arroz, ou cereais com glúten, como o trigo ou a cevada, apresenta-se mais rica em minerais, tais como o magnésio, potássio, fosforo, cálcio e ferro. É o único cereal composto por todos os aminoácidos necessários a uma vida saudável. O Seu alto teor em fibras favorece o bom funcionamento do intestino, além de nos dar uma sensação de saciedade.

Bons cozinhados com sinal verde na DIG!

Aqui fica a Newsletter do mês de julho! espreitem todos os temas ;)

e Aqui uma excelente salada com Quinoa!


Sem comentários:

Enviar um comentário