segunda-feira, novembro 03, 2014

Bolo fofo de coco e pepitas de chocolate sem gluten

Ouvi a minha mãe falar de um bolo, muito saboroso, que tinha provado em casa da prima Rosarinha...

A casa da Prima Rosarinha foi em tempos a minha segunda casa, era lá que eu passava as tardes quentes de verão com a G. 
Inventavam-se brincadeiras, jogos e magias para que o calor passasse. Depois disso, a historia era outra....bicicletas e jogos "acessos" de badminton eram os preferidos até à noite e... até que as avós gastassem, literalmente, os nossos nomes de tanto chamar para jantar! Assim que tínhamos ordem: rua de novo!!Assim eram as férias de Verão no Alentejo com as avós.

Mesmo estando longe, a prima Rosarinha, está sempre tão perto, próxima da família e os seus gestos simpáticos e queridos que chegam até mim, deixam-me sempre de sorriso nos lábios. Não precisam ser materiais, sei que está perto,  mas não dispenso os seus licores de fruta! Otimos e muito bem feitos! 

Hoje, a receita que vos vou contar é dela! Decidimos pedir-lhe a receita e experimentar fazer na versão glúten free. A mistura alternada de coco e chocolate é muito gulosa e de chorar por outra fatia. Embora não pareça, o coco ajudou-o a ficar molhadinho e isso fez toda a diferença neste bolinho.






As pepitas são sem glúten e sem lactose, são à base de farinha de soja. Comprei nas lojas Celeiro. Não são baratas, mas são ótimas!

O que precisamos:

6 ovos
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha sem glúten (usei Doves Farm)
1 chávena de óleo
1 pacote de natas
100 gr de coco ralado
1 embalagem de pepitas de chocolate sem gluten
1 colher de chá de pó royal
1/2 colher de goma xantana


Mãos na massa:

Pré aquecer o forno a 180ºC.
Separar as gemas das claras.
Juntar à farinha o fermento e a goma xantana.Reservar *

Adicionar as gemas com o açúcar e mexer até obter uma massa homogénea e esbranquiçada. Juntar o óleo e as natas e envolver tudo.
Bater as claras em castelo firme e adicionar, uma pequena quantidade à massa anterior. Mexer bem.

De modo alternado juntar, envolvendo, a farinha* (já misturada com a goma xantana e o fermento) o coco e as pepitas.

Verter a massa numa forma, previamente forrada com papel vegetal e levar ao forno pré aquecido entre 40 a 50 min -No meu forno - Façam o teste do palito, que não falha!!

Bom apetite
*Bj sem espiga

6 comentários:

  1. Lipita muito obrigada pela receita! Por que usou goma de xantana se a doves farm já a tem? Encontra alguma diferença se a adicionar na mesma? Em relação ao fermento acho por usar também pois acho que nalguns bolos o fermento da sel raising não basta mas a goma nunca dupliquei. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Ola Ana, gosto de a usar para dar melhor textura, mas é pura opção! Gosto de bolos com a massa mais agregada.Bj

    ResponderEliminar
  3. Ola! Sou eu .... a "velha amiga G."! Como estás? Ouvi falar do teu blog ... já naveguei um pouco por aqui e achei muito interessante! Ontem tive uma terna surpresa quando descreveste as nossas longíquas férias de Verão ... foi uma viagem ao passado; eram mesmo assim realmente ... apeteceu-me ser criança de novo; tudo era fácil ... os dias, esses dias, eram longos, os meses de Verão uma aventura em que se "crescia" realmente, por fora e por dentro; não havia medos, ainda Todos estavam presentes para nos acarinhar ... agora apenas em coração; lembro a bicicleta cor-de-rosa com um cestinho, as descidas "loucas" pela Lagem Branca, os jogos, a imaginação que nunca faltava para o momento seguinte, as idas à Horta pela madrugada, e tantas, tantas recordações; ainda bem que tivemos o privilégio de crescer nesses tempos em que ainda se podia ser criança e respirar Liberdade; Parabéns pelo teu Blog, amiga, e por apreciares as coisas boas e bonitas da vida... as do presente e também as do passado; Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. G. que bom estares aí e por me leres!
      Que bela surpresa tive eu agora quando te li! Já nem me lembrava de certos pormenores, fartei-me de rir contigo, deste lado - a bicicleta cor de rosa e o cestinho LINDO!! Temos de combinar um café para relembrar esses velhos tempos. Um grande bj

      Eliminar
  4. Olá. Fiz pao sem gluten com farinha white self rasing da Doves Farm: usei fermento schar 1saqueta para cerca de 500g farinha . O único problema e a casca do pão externa que fica super super crocante: o que faço? Não uso azeite para a proxima? (Só pus 1aColher) será de não usar um agente que ligue a massa tipo psylio ou tipo linhaça moída ? O que me recomendaria?! Bom eu gostaria era de fazer o pão sem Levedura !!!! Para tal teria de usar uma boa/grande mistura de mel+vinagre bio de maçã +creme tartar.+baking soda+ÁGUA Carbonada( Não usei água Carbonada morna neste meu pão , será disto?) para isso mais valia investir noutras receitas! Mas como eu só tenho acesso as farinhas através do superm.Intermarche!não vou ao Cel.Dieta desde 2012 e não gosto de estar a comprar online!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Se for só esse o problema e se fica saboroso está no bom caminho.;) Penso que o facto do seu pão apresentar um crosta demasiado crocante poderá ter a ver com a cozedura e não com os ingredientes. Eu uso sempre azeite e agua com gás e fica otimo. O azeite adquire um papel importante para conseguirmos um pão mais alto, mais esponjoso, mais saboroso, garantindo também uma maior validade.
      Verifique a temperatura do forno pois pode estar demasiado quente. E o tempo de cozedura talvez.
      No blog tenho algumas receitas de pão, com farinhas que compro em supermercados e que poderá experimentar. Boas experiências gluten free ;)

      Eliminar